Rede social: vilã ou aliada da
produtividade?
*Sidney Cohen
Uma empresa especializada em recrutamento e seleção realizou
recentemente um levantamento com cerca de 200 profissionais, para analisar até
que ponto as redes sociais podem afetar no desempenho. Ela concluiu que 46% dos
profissionais checam as redes sociais durante o horário de trabalho e 42% desse
mesmo público, passa ao menos uma hora por dia ligado nas redes de
relacionamento durante o expediente, comprometendo de forma direta os
resultados.
A rede social, como toda solução, se usada de forma correta,
proporcionará benefícios, principalmente relacionados à produtividade. Seguem algumas recomendações para o seu uso
adequado:
Horário: Se a rede social não é a ferramenta de apoio ao seu
trabalho, utilize fora do horário do expediente. Caso contrário, use focado ao que ela se
propõe, sem desviar a sua atenção.
E-mails de notificações: Configure sua rede para não receber
e-mails. Porém, há casos de grupos interessantes, que promovem debates de grande
importância para o perfil profissional. Neste caso, limite o recebimento para
esses grupos. O mesmo procedimento deve ser adotado para demais soluções
tecnológicas como, por exemplo, o uso de smartphones que notificam recebimentos
de e-mails.
Tempo de resposta: Você não é obrigado a responder a todas
as mensagens em tempo real. Lembre-se de que a prontidão na resposta de
assuntos de baixa prioridade torna-se um hábito perigoso e você ficará refém e
tomará seu tempo de forma desnecessária.
Perfil de convidados e redes sociais: Fique atento com o
perfil das pessoas que você convida e com o perfil da rede social que você
frequenta. Se a rede social tiver um perfil estritamente profissional, evite
convidar um público fora dessa faixa etária, como, por exemplo, crianças e
aposentados. Promova assuntos
relacionados ao trabalho.
Para uma rede mais abrangente, priorize o convite às pessoas
de seu relacionamento.
Imagem é tudo: Utilize uma foto pessoal no seu perfil, de
acordo com a sua característica profissional. Quanto à imagem da empresa, muita
atenção. Não fale mal de colegas, empresas, mesmo de concorrentes. Não exponha informações confidenciais.
Lembre-se de que as redes sociais vêm sendo usadas como ferramentas de recrutamento
e seleção pelos departamentos de RH.
Seguindo essas dicas, você poderá render mais e aprender a
usar a rede social a seu favor. Bom trabalho!
*Sidney Cohen é palestrante, diretor da Bit Partner
Consultoria Empresarial - www.bitpartner.com.br
e diretor do PME NEWS – Informativo eletrônico para Pequenas e Médias
Empresas.
**InformaMídia Comunicação
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