Erica Isomura, especialista em RH pela
VAGAS Tecnologia, aponta o que o profissional não deve fazer em sua carreira
Passar muito
tempo navegando pelas redes sociais ou agir de forma pouco diplomática são
atitudes que pesam, e muito, no desenvolvimento da carreira de um profissional.
“Agir
deliberadamente e ter pouco espírito de equipe são atitudes que pesam
negativamente na avaliação de quem atua em uma empresa. É por isso que as
pessoas precisam ter clareza de que o ambiente de trabalho é constituído para
objetivos comuns e profissionais. Portanto, é necessário ter muito respeito com
quem se convive diariamente”, explica Erica Isomura, especialista em Recursos
Humanos na VAGAS Tecnologia.
Conheça
abaixo 10 atitudes prejudiciais ao desenvolvimento da carreira de um
profissional:
1) Ficar
muito tempo nas redes sociais -
não pega bem investir tempo e energia nas redes enquanto há uma série de
atividades que precisam ser entregues.
2) Deixar
o celular com toque alto - especialmente
quando você esquece e toca aquela música muito alta e dançante. Essa atitude
não é adequada: o mais indicado é que no ambiente de trabalho o celular fique
na função "vibrar ou silencioso” ou com um toque mais discreto.
3) Colocar os dois fones de ouvido
com música alta e ignorar o ambiente externo - por mais que você tenha uma
atividade com pouca interação com as pessoas, o ambiente de trabalho pede
contato e relações humanas. Imagine o quanto é desagradável para o outro tentar
obter a sua atenção enquanto você curte sua música em alto e bom tom.
4)
Defender verdades “absolutas”, desconsiderando a opinião alheia – você pode parecer um ditador de ideias
e conceitos. Assuntos polêmicos como política, religião e futebol (opa, olha a
Copa aí) merecem muito cuidado, pois facilmente um desencontro de opiniões
podem acalorar ânimos e colocar em risco uma relação profissional. O debate
deve ser saudável e enriquecedor para todos. Portanto, aprenda a ouvir e
considerar novas ideias.
5)
"Nossa você não sabe quem está saindo com o fulano, que é casado!" - fofoca não é legal em lugar nenhum,
ainda mais no ambiente de trabalho. O que você ganha falando mal da vida
alheia? Dica: se não tem nada de bom para falar de uma pessoa, não fale,
simples assim. Pessoas com fama de fofoqueiro costumar ser mal avaliadas pela
liderança. Portanto, não faça parte desse time.
6)
"Eu não ganho para isso" - esta não é uma frase tão profissional, vamos combinar?
Desafios são importantes na vida, oportunidades poderão surgir frente a
situações em que você "não ganha para isso". Busque fazer o melhor
sempre pois o resultado vem como consequência.
7)
"Sempre foi assim e você não mudará isso" - demonstra a dificuldade de um
profissional em lidar com o novo ou para tentar compreender o que há de
aprendizagem ou oportunidade além do que você consegue perceber. Uma das
habilidades que se busca nos profissionais é a habilidade de ser "agente
de mudança" em um cenário de constante ruptura. Dizendo isso, você
certamente não estará preparado para esse novo cenário.
8)
"Eu tenho razão"
- ter razão não pode ser mais importante que o resultado. Hoje prevalecem
atitudes e busca por soluções. Discutir quem tem razão está “fora de moda”.
9)
"Esta empresa não tem jeito, nada dá certo, tudo está errado, nunca vai
mudar" - frases
negativas como esta não dão espaço para um clima positivo de trabalho. Parece
sutil, mas adotar uma postura positiva no trabalho ajuda no conforto e na
resolução de problemas e conflitos.
10)
"Fulano é um babaca mesmo, aquele é um idiota" – disparar duras palavras ao ar
demonstram imaturidade profissional e despreparo emotivo de uma pessoa. Só sai
perdendo quem age dessa forma. Conflitos e
divergências profissionais precisam ser resolvidas de forma equilibrada, sem
partir para campo emocional/pessoal.
*Conteúdo
Comunicação
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