Cuidados e orientações
para o uso correto das redes sociais
Muitas pessoas pensam nas redes sociais apenas como uma
ferramenta para descontração, o que não está errado, desde que tomados os
devidos cuidados, nesse período de férias principalmente, para que excessos e
fotos inadequadas não prejudique o lado profissional. Além disso, uma boa
parcela dos profissionais, mais antenados, já perceberam que o uso adequado
dessas ferramentas de comunicação pode potencializar as carreiras, promovendo o
crescimento profissional e o network.
Mas, como saber esse limite? Simples, basta levar em conta
que nesse novo mundo online que muitos estão descobrindo são necessários muitos
cuidados similares aos que tomamos em nosso dia a dia, nos passeios, no
trabalho ou em casa. O recomendável para se valorizar é dar foco adequado ao que
é positivo e evitar exposições desnecessárias.
Para isso preparei algumas dicas para quem quer crescer
profissionalmente utilizando as redes sociais, seja ela mais profissional, como
o LinkedIn, ou mesmo o Facebook:
1. Amplie seus contatos qualificadamente – é interessante
ter um amplo grupo de amigos, assim busque amizade online com pessoas que tenha
contato e ache interessante profissionalmente. Contudo, se preocupe mais com a
qualidade do que com a quantidade, não precisa ir convidando todo mundo que conhece
ou que é ‘amigo do amigo’ para ser seu amigo, isso pode não soar bem!
2. Valorize suas conquistas profissionais – mostre ações que
realizou que tiveram sucesso, resultados de projetos que foram interessantes ou
titulações alcançadas, contudo, evite se autopromover demasiadamente, pois isso
pode soar arrogante. E busque, com permissão prévia, marcar as pessoas que
estavam envolvidas nos trabalhos, de forma elegante, pois isso aumenta sua
visibilidade.
3. Publique com inteligência – cada vez mais se multiplicam
publicações vazias, assim busque se diferencias com publicações pertinentes.
Evite postes irrelevantes que possam atrapalhar sua imagem. Busque levantar
assuntos relacionados ao seu campo de atuação.
4. Evite debates inúteis – nas redes sociais existem
momentos tensos, de debates políticos, religiosos e outros similares, contudo,
por mais que possa ‘coçar’, evite entrar nesse tipo de conversa. Repare que
geralmente essas não levam a lugar nenhum e não terminam bem. Sem contar que
você não sabe qual o posicionamento de seus parceiros de negócios
5. Cuidado com as características das redes – Não é por que
o Linkedin tem um lado mais profissional e o Facebook é mais aberta que deverá
tratar a segunda com maior desleixo, saiba que parceiros e recrutadores também
entrarão nessa rede. Assim, é importante que a pessoa tome cuidado em não
colocar coisas irrelevantes em cada um deles.
6. Pense antes de curtir uma publicação ou página – Antes de
curtir e compartilhar um texto, leia atentamente para ver se não nada nas
entrelinhas. E se for curtir uma página ou participar de uma comunidade,
pesquise antes, evite as que que incitem o ódio ou o preconceito
7. Antes de escrever algo, pense – Analise os pontos
positivos e negativos de uma postagem. Sei que parece chato, e tira um pouco a
graça dessas redes, mas essa é a única forma de garantir que o postado nas
redes sociais não interferirá no lado profissional. As pessoas hoje tem acesso
ao que você faz 24 horas. Por isso, preserve sua imagem. Lembrando que ser feliz
não o que se está na rede mundial.
8. Evite situações não profissionais – multiplicam-se as
fotos de baladas, roupas de banho e bebedeiras nas redes, será que é
interessante. Não cabe a ninguém julgar o estilo de vida das pessoas, mas se
expor de forma inadequada trará consequências negativas para imagem de um
profissional. Todos estão expostos às avaliações, por isso pode ter certeza que
isso contará na hora que olharem, e não adianta bloquear o acesso das pessoas
as suas fotos nas redes sociais e achar com isso que está segura, ledo engano,
pois outras pessoas poderão compartilhar a mesma foto, e assim de nada adiantou
essa preocupação.
*Celso Bazzola é consultor em
recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH
**DSOP Educação Financeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário