Em um
mercado que movimenta bilhões a cada ano e que oferece uma variedade infinita
de sortimentos com o conforto de não precisar sair do sofá, o principal
problema das vendas pela internet é um dos mais simples: saber se você é
realmente você. De acordo com Bernardo Lustosa, vice-presidente da ClearSale,
empresa especializada na prevenção de fraudes e responsável por cerca de 80%
das análises feitas no comércio eletrônico, em 2013 foram pelo menos 300 mil
tentativas de efetuar uma compra fraudulentas, ou seja, uma compra feita por
uma pessoa que se apropriou do número do cartão de crédito de terceiros.
E ainda que
o consumidor não arque com nenhum prejuízo de uma transação ilícita, já que em
toda fraude confirmada o comprador tem seu dinheiro estornado, sempre existe o
desgaste e a dor de cabeça sofrida. Pra tentar evitar, veja abaixo alguns
procedimentos básicos podem ser tomados para quem busca fazer compras pela
internet.
1. Cartão de
crédito - A grande maioria das vendas na internet é feita por cartão de
crédito. Então, se a loja em questão não aceita a modalidade como pagamento,
desconfie da existência da loja. Além disso, realizando a transação pelo
cartão, o consumidor tem um prazo para reconhecer a veracidade da compra e pode
solicitar o estorno. Em transferência bancária e boleto, não.
2. Fatura -
É importante checar sua fatura com frequência, para descobrir se existe alguma
compra feita indevidamente. Caso não seja identificada, a fraude pode se manter
por meses. Qualquer dúvida sobre transações na fatura basta entrar em contato
com a administradora do cartão.
3.
Inspecione seu e-mail - Quando fazemos o cadastro em uma loja online é normal a
inclusão de um endereço de e-mail. Por isso, é comum chegar uma mensagem em sua
caixa de entrada toda vez que uma compra for realizada. Se você não consegue
conferir com regularidade a fatura do cartão de crédito, esta pode ser uma
maneira de prevenção no caso do fraudador ter utilizado o seu próprio endereço
de correi eletrônico.
4. Cuidado
com as ligações - Em compras de alto risco na internet, isto é, produtos de
valor elevado, é comum que as lojas liguem para confirmar alguns dados com o
consumidor. Caso isso aconteça, verifique se é realmente a loja que está te
ligando, confirmando os dados da transação efetuada. Apenas a loja tem esse
tipo de dado.
5. Desconto
muito grande - Por ter uma grande concorrência, sempre há promoções com altos
percentuais de desconto. De qualquer maneira, tome cuidado com lojas que
oferecem valores muito abaixo da média ofertada, especialmente aqueles onde o
dinheiro sai diretamente da conta, como boleto bancário e transferência.
*ClearSale,
empresa líder em autenticação de vendas no eCommerce brasileiro: pelo seu
sistema passam aproximadamente 80% das transações deste mercado. A ClearSale
autentica 46 milhões de pedidos por ano e, em 2013, evitou a fraude de R$ 353
milhões. Atualmente, possui 700 colaboradores e mais de 1.200 clientes, entre
eles, Nova.com, Magazine Luiza, Máquina de Vendas, B2W, Avianca, Gol, NET,
Vivo, Nextel, Recarregue Fácil e OnePay.
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