sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Caderneta de poupança é boa opção de investimento?


Os investidores costumam não gostar muito da caderneta de poupança, por ser um investimento que oferece baixos valores de rendimento. No entanto, durante anos acompanhando essa modalidade, posso dizer com segurança que ela é atraente para diversas pessoas, especialmente para aquelas que querem investir para a realização de um objetivo de curto prazo.

A liquidez, sem dúvida nenhuma, é um dos aspectos principais da poupança, uma vez que o investidor pode retirar o dinheiro com rapidez, sem precisar pagar taxa de administração, nem sofrer tributação de imposto de renda ou imposto sobre operações financeiras (IOF) e ainda possui garantia do Fundo Garantidor do Crédito (FGC) em até R$250.000,00.

Além disso, é possível sacar a quantia investida a qualquer momento, só atentando-se para escolher bem o dia, pois pode-se perder rentabilidade. Isso porque a caderneta funciona no sistema de aniversário, isto é, se você depositar o dinheiro todo dia 5 do mês, por exemplo, só obterá a remuneração dos juros relativos ao mês se fizer a retirada no mês subsequente a partir do dia 5.

Esse perfil de investimento simples e prático se explica devido o histórico; iniciou-se com o intuito de representar uma reserva financeira para as camadas menos abastadas da população, ajudando-os principalmente na fase em que as pessoas decidissem se aposentar. Com a proteção do poder público, a poupança foi considerada um investimento seguro e garantido.

Entretanto, de uns tempos para cá, essa ideia inicial foi desmistificada, pois o investimento é uma opção indicada para qualquer classe, desde que seja direcionado para alcançar as metas dentro do prazo de um ano, como a compra de uma viagem e as despesas envolvidas nela, por exemplo. 

Outro ponto que precisa ser ressaltado é que, desde sua criação até hoje, foram realizadas algumas mudanças no sistema de remuneração:

- para os depósitos realizados até 03 de maio de 2012, a caderneta oferece uma remuneração de 0,5% ao mês (dando 6,17% ao ano) mais a variação da Taxa Referencial (TR), usada para complementar os juros pagos pela poupança;

- aos depósitos realizados após essa data, a remuneração é de 70% da taxa Selic, caso ela seja igual ou inferior a 8,5% ao ano, mais a TR.

A poupança além de ser um dos investimentos mais populares do país, é segura e muito fácil de obter, bastando comparecer em uma agência bancária portando RG, CPF e comprovante de residência ou acessando a sua conta pelo site/aplicativo do banco na internet.

 A conclusão é que, sim, a poupança é um ótimo investimento para os objetivos de curto prazo, contudo, a pessoa educada financeiramente deverá buscar outras linhas que se adequam aos sonhos de médios e longos prazos também.

*Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.

**DSOP Educação Financeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário