sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O que o dia 12 de outubro e a leitura têm em comum?


Estudo da Academia Americana de Pediatria (AAP) apontou que até os bebês são beneficiados pela exposição à leitura

No próximo dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças e o Dia Nacional da Leitura. Assim como falar e cantar, ler em voz alta para as crianças é um ato importante. Recentemente, a Academia Americana de Pediatra emitiu um comunicado recomendando aos pais que leiam para seus bebês desde o nascimento. Segundo especialistas, isso pode enriquecer a linguagem, o raciocínio e a própria vida. “Há fortes indícios de que ler em voz alta constrói competências linguísticas cruciais e reforça os laços entre pais e filhos”, diz o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e especialista pelo General Pediatric Service da University of California/Los Angeles (Ucla).

Por conta dessa recomendação da Academia Americana de Pdiatria, médicos americanos já começam a ‘receitar’ livros aos seus pequenos pacientes. E também aos pais. Para Sylvio Renan,  autor do Blog do Pediatra e do livro “Seu bebê em perguntas e respostas – Do nascimento aos 12 meses”, a leitura é fundamental para a espécie humana. “A leitura possibilita desenvolver novas habilidade e aumentar o rendimento geral de nosso sistema nervoso central”, complementa o médico.

Mais, afinal, por que incentivar a leitura às crianças?

O pediatra Sylvio Renan explica que, como as crianças são como esponjas, prontas para absorver toda espécie de informação, os livros fazem parte de uma das melhores formas de ‘transmissão de dados’, que estimulam o entendimento, a linguagem, a oralidade, a escrita e muito mais. De forma “passiva” (recebendo informações verbais de um leitor), a leitura estimula o bebê e a criança pequena a aprender e obter por sua própria conta os conteúdos transmitidos. “Durante a gestação o bebê já recebe de sua mãe estímulos variados, como os sons por ela emitidos. Depois que o bebê nasce, a leitura deve ser mantida, com textos curtos e uma interpretação lúdica. Além disso, existem os livros de pano, o que não deixa de ser mais um brinquedo para o bebê”, diz Sylvio Renan.

Profissional com mais de 30 anos de experiência, Sylvio Renan lembra que o principal estímulo para os filhos em todas as atividades é o exemplo. E ler pode ser um dos primeiros e melhores exemplos. “Como pai e pediatra, recomendo a leitura antes do nascimento e em todas as fases seguintes até que seu filho aprenda por ele mesmo o fantástico mundo das letras, dos sons, dos livros. Então, nesse Dia das Crianças e da Leitura comece a incentivar as crianças com essa arte cheia de histórias e conhecimentos que estão dentro de muitas obras”, finaliza.

*Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros  é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses". Formado pela Faculdade de Medicina do ABC, tem especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Sylvio Renan atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

**Baruco Comunicação Estratégica

Nenhum comentário:

Postar um comentário