Colisões frontais são principal causa
de morte nas rodovias
34% das mortes nas rodovias federais
foram causadas por este tipo de acidente
As colisões frontais (comuns em ultrapassagens), apesar de
serem apenas 3% do total de acidentes ocorridos em rodovias federais
representaram 34% das mortes, no período de agosto de 2013 a julho de 2014, de
acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal. Para evitar comportamentos de
risco, o motorista deve conhecer as dicas de segurança e motivos que levam motoristas
a se envolveram em acidentes.
Ultrapassagem, segundo o anexo I do Código de Trânsito
Brasileiro (CTB): “é o movimento de passar à frente de outro veículo que se
desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego,
necessitando sair e retornar à faixa de origem”. A especialista em trânsito da
Perkons, Idaura Lobo Dias, lembra que o ato demanda prudência, paciência e
respeito pelos demais ocupantes da via para ser realizado com segurança. “Antes
de iniciar uma ultrapassagem garanta que nenhum condutor atrás ou à sua frente
está começando ou sinalizando que irá fazer o mesmo. Sempre dê a preferência
nesses casos. Também tenha certeza que a faixa de trânsito que você utilizará
está livre numa extensão suficiente para que essa manobra seja feita em
segurança”, orienta.
Confirmada a possibilidade de realizar a ultrapassagem,
Idaura explica que, para dar início à manobra, o motorista deve sinalizar com
antecedência sua intenção, através da luz indicadora de direção (pisca ou
seta); afastar-se do veículo a ser ultrapassado, mantendo distância dianteira e
lateral; e, ao concluir a ultrapassagem, sinalizar antes de voltar à faixa de
origem.
“Não ultrapasse em locais proibidos, como pontes, travessias
de pedestres, trechos sem visibilidade suficiente ou em áreas urbanas.”,
completa.
Há regras de segurança para quem é ultrapassado também. A
especialista da Perkons diz que o condutor não deve acelerar, como já determina
a lei. “Utilize a faixa da esquerda somente para ultrapassar, depois retorne para
a direita. Deixe passagem para quem está mais rápido que você. Se há um veículo
à sua frente em menor velocidade, reduza a marcha e mantenha distância dele até
que possa ultrapassá-lo e seguir seu caminho”, sugere.
Acaso ou imprudência?
Israel de Moura Farias Júnior, Tenente Coronel da Polícia
Militar de Pernambuco, afirma que os acidentes por ultrapassagem não ocorrem
por acaso e sim por imprudência. Em rodovias, é comum os condutores abusarem da
confiança e da velocidade quando há pavimento de qualidade, boas condições
climáticas, veículo novo, excesso de autoconfiança e a sensação de impunidade.
“Por excesso de confiança, muitos motoristas tentam fazer a ultrapassagem
abendo que não tem espaço suficiente para isso e criam uma condição de perigo
para si e para os demais que trafegam na rodovia”, avalia.
Para o Tenente Coronel, é preciso sempre seguir o que o CTB
determina e ele é claro quanto às ultrapassagens. O artigo 29 determina que a
ação deverá ser feita sempre pela esquerda, exceto quando o veículo a ser
ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda. Ainda de
acordo com o artigo, quando a pista comportar várias faixas de circulação no
mesmo sentido, as da direita são destinadas ao deslocamento dos veículos mais
lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e
as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de
maior velocidade. “Quando a pista tem três faixas aquele que está na esquerda e
notar que o veículo de trás deseja ultrapassar é obrigado a se deslocar para a
faixa da direita (chegando à faixa central). Caso esteja na faixa do centro ou
da direita, não é preciso se mover”, complementa.
Os caminhões, por serem veículos mais lentos, têm regras
específicas. Por exemplo, quando transitar em fila, deixar espaço entre um
caminhão e outro para que o carro possa intercalar-se entre esses veículos com
segurança, conforme determina o artigo 30.
A especialista da Perkons alerta ainda para o uso adequado
do acostamento. “Ultrapassar utilizando os acostamentos é errado e pode
provocar acidentes. Essas áreas são para paradas em casos de emergência”,
finaliza.
* Assessoria de Imprensa Perkons
FOTO
Foto: Luciano da
Matta/Ag. A Tarde
Legenda: Antes de
iniciar uma ultrapassagem garanta que nenhum condutor atrás ou à sua frente
está começando ou sinalizando que irá ultrapassar
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