sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Secretaria de Saúde de Morro Agudo realiza Campanha contra hanseníase, verminose e tracoma nas Escolas Municipais
Equipes da Secretaria de Saúde de Morro Agudo estão percorrendo as escolas municipais orientando alunos e professores sobre a “Campanha dos Três Bichos”, que visa a eliminação da hanseníase, tracoma e geohelmintíases – parasitoses intestinais. A campanha tem apoio do Ministério da Saúde. Segundo dados do Ministério estas doenças atingem especialmente o público escolar – crianças e adolescentes de 5 a 14 anos.
Para iniciar foi enviado aos pais ou responsáveis um formulário de autorização para os exames e medicamentos. A enfermeira Maria José, com apoio de sua equipe, está explicando para as crianças o que são os três bichos: bicho da barriga (geohelmacintíases – parasitoses intestinais), bicho da pele (hanseníase) e bicho do olho (tracoma), falando sobre sintomas, como são transmitidos e como prevenir. Para deixar o assunto mais atrativo e prender a atenção das crianças foi elaborado um teatro infantil com os personagens representando os bichos das doenças em questão.
Para prevenir as parasitoses intestinais, as crianças e adolescentes, autorizados pelos pais, tomaram a medicação Albendazol (comprimidos mastigáveis - em uma única dose). Para o tracoma, foram realizados exames e aqueles que apresentaram sintomas foram encaminhados para o Centro de Saúde. O tratamento também é simples e em uma única dose. E para a hanseníase foi pedido aos pais ou responsáveis que olhem todo o corpo das crianças em casa e se tiver qualquer tipo de mancha devem procurar a unidade de saúde mais próxima.
Aproximadamente 2000 crianças das unidades Dr. Jader, Dely Guarnieri, Maria Aparecida, Carlos Ângelo, Loureço Roselino e Joaquim Severo já participaram da campanha.
O QUE SÃO OS TRÊS BICHOS? Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíases são “doenças em eliminação” ou “doenças negligenciadas”, nomes utilizados para descrever conjunto de doenças causadas por agentes infecciosos e parasitários como vírus, bactérias, protozoários e helmintos, que são endêmicas em populações que faltam com a higiene.
O tracoma é uma doença oftálmica altamente contagiosa, bacteriana, causadora de comprometimentos na córnea e na conjuntiva. A hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz podendo causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato. Os geohelmintos são os helmintos ou vermes que necessitam obrigatoriamente de um estágio no solo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário