sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Como funcionam as coligação partidárias?

No sistema político brasileiro, fazer alianças é um muito importante para os partidos. Em um sistema altamente fragmentado, com dezenas de partidos diferentes, apenas através de acordos com outros partidos é possível se destacar e ganhar terreno na política. Essa realidade já se impõe nas eleições, em que os partidos criam alianças entre si para aumentar suas chances de obter resultados positivos nas urnas. Essas alianças eleitorais são chamadas de coligações.
No caso das eleições proporcionais, além do horário eleitoral, as coligações influenciam também na definição dos eleitos. As vagas eletivas são distribuídas em proporção aos votos obtidos pelos partidos ou coligações partidárias. Ou seja, quanto mais votos uma coligação ou partido receber, mais candidatos irão se eleger. Esse sistema faz com que um candidato com muitos votos ajude a eleger candidatos da sua coligação ou partido com menos votos.
Por que os partidos formam coligações?
As coligações são uma forma de partidos unirem forças para alcançar objetivos eleitorais comuns. É comum que partidos maiores e com lideranças expressivas consigam lançar candidatos fortes para cargos do Poder Executivo (prefeito, por exemplo). Normalmente, esses partidos possuem líderes mais conhecidos e aprovados pela população. Esses partidos também costumam eleger muitos candidatos para todos os cargos eletivos.
Mas esse capital político pode não ser suficiente para derrotar seus adversários, que muitas vezes têm apoio popular semelhante. Esses adversários são de partidos rivais, que expõem ideias divergentes sobre vários temas importantes.

Assim, um partido precisa se articular com outros, menores, que não tenham condições de vencer as eleições para o Executivo e alcançar acordos que beneficiem mutuamente a todos. Se um partido menor não tem força para disputar um cargo no Executivo, é provável que ele apoie a candidatura de um partido maior, geralmente com afinidade de objetivos, e de quebra receber vantagens, como cadeiras no Legislativo e promessas de cargos em ministérios, secretarias e empresas estatais, no caso de a campanha ser bem sucedida. Somar forças beneficia a todos os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário