sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Infectologista de Ribeirão Preto fez palestra em Morro Agudo a convite do Rotary Club

No último dia 15, a médica infectologista Cinara Silva Feliciano, de Ribeirão Preto proferiu palestra sobre a dengue, chikungunya e zika vírus, no Auditório Euclides Borges da Silva, em Morro Agudo a convite do Rotary Club e contou com  alunos da Escola de Comércio,  funcionários do Hospital São Marcos, professores, representante do Conseg e da Maçonaria.
A médica falou sobre as diferenças entre a dengue, chikungunya e zika, que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e por terem sintomas muito parecidos, essas doenças podem ser facilmente confundidas.
Segundo a profissional, a dengue, chikungunya e zika vírus são clinicamente muito parecidos. "O paciente pode apresentar sintomas como febre, diarreia, dores e manchas no corpo", explica Cinara. O diferencial do zika é a presença de uma coceira mais intensa na pele acompanhada de conjuntivite. Inicialmente, a zika era considerada a mais branda dessas infecções, muito antes de se ventilar a hipótese de ela estar relacionada à grave condição da microcefalia, em que o crânio é menor do que o normal, e na maioria dos casos deixando sequelas motoras e cognitivas para toda a vida.
No caso da febre chikungunya, os sintomas incluem o início súbito de intensa dor nas articulações e febre acima dos 39 graus. O vírus causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor nas articulações, especialmente dos pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pessoas de qualquer idade ou sexo podem ser afetadas pelo vírus, mas os sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos.
Já os sintomas da dengue são mais diversos, podendo incluir dores de cabeça, febre alta, tonturas e dores nas articulações, além de sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua, e vômitos persistentes. A dengue, se não tratada, pode levar ao agravamento do quadro.
A infectologista destaca que a dificuldade em distinguir as três doenças também é sentida pelos médicos. "Só com a realização de exames é possível identificar exatamente qual a doença do paciente. Sendo assim,  a orientação é que, ao apresentar qualquer sintoma atípico, as pessoas procurem um posto de saúde.

O resultado do exame sorológico, que tem segurança de 100% (diferentemente do teste rápido), é apresentado em cinco dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário