sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Eleições municipais: Morro Agudo tem 2 candidatos a prefeito e 99 a vereador    

Os brasileiros votam no próximo domingo (dia 2)  para eleger os prefeitos e vereadores de seus municípios. Como de costume, vão escolher primeiro o vereador na urna eletrônica, depois o prefeito (o Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza um simulador para quem quiser treinar o voto).
Em Morro Agudo os eleitores contam com dois candidatos a prefeito, sendo Denilson Martins (DEM) e vice Chicão pela coligação Renovação e Trabalho (DEM / PSDB / PEN / PTB) e Gilberto Barbeti (PDT) e vice Dr. Vinicius pela coligação Voto Certo (PDT / PT / PRP / PPS / PC do B / PTN / PMDB / SD / PSC / PV / PP) e 99 candidatos a vereador que disputarão nove cadeiras no Legislativo.
Mas uma pequena alteração na regra, fruto da minirreforma eleitoral do ano passado, pode levar o vereador que você escolheu a não conseguir se eleger.
Neste ano, os vereadores precisam de um mínimo de votos para serem eleitos. O que mudou neste ano é que, além do mínimo partidário, o candidato também precisa de um mínimo de votos: 10% do quociente eleitoral.

A alteração tira o sentido do chamado voto em legenda, como alguns partidos têm alertado seus eleitores. Ainda existe a opção de votar apenas no partido, mas, caso muitos eleitores dessa legenda não escolham um candidato, o partido pode conseguir duas ou três vagas na câmara, mas corre o risco de ficar sem nenhuma. Nesse caso, o cálculo é refeito e candidatos de partidos que conseguiram menos votos podem acabar eleitos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário