sexta-feira, 10 de abril de 2015

Secretaria de Saúde convoca meninas de 11, 12 e 13 anos para receber a vacina contra o HPV


Secretaria de Saúde convoca meninas de 11, 12 e 13 anos para receber a vacina contra o HPV

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Morro Agudo  convocou esta semana através dos meios de comunicação e redes sociais alertando todas as meninas e mulheres sobre a importância da proteção contra o vírus HPV.

As mulheres com idade entre 25 e 64 anos,  deverão  fazer os exames preventivos e as meninas com idade de 11, 12 e 13 anos, devem ser vacinadas contra o HPV. É muito importante prevenir o câncer do colo de útero.

O câncer do colo de útero é uma doença grave que pode ameaçar a vida das mulheres. Inicialmente assintomático, a infecção por HPV pode evoluir para uma lesão precursora de câncer e se não forem tratadas essas lesões em alguns anos evoluem

para câncer de colo de útero, cujos sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.

A vacina HPV é do tipo quadrivalente, pois possui em sua formulação uma combinação de 4 tipos de HPV. Previne a infecção e, consequentemente, os casos de câncer de colo de útero causados pelos tipos 16 e 18 e as verrugas genitais pelos tipos 6 e 11.

A vacina HPV já foi introduzida em mais de 51 países como estratégia de Saúde Pública. A utilização da vacina é destinada exclusivamente à prevenção e não tem efeito nas infecções pré-existentes ou na doença clínica já estabelecida.

Cabe lembrar que a vacina é uma ferramenta de prevenção e não substitui o rastreamento do câncer de colo de útero (Papanicolau), pois a vacina não confere proteção contra todos os tipos de alto risco do HPV.

A população alvo da vacinação neste ano de 2015 serão as meninas com idade 09, 10 e 11 anos de idade. Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra HPV; 1ª e a 2ª doses serão administradas nas UBS seis meses aos a 1ª dose e a 3ª dose administrada cinco anos após a 1ª dose.

A vacinação das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsável. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário