Para ela, o ensino da
nova língua deve ser relacionado a atividades divertidas, prazerosas e fáceis.
Se a criança se sentir forçada a aprender, vai desenvolver resistência à língua
e criar um bloqueio de aprendizado
Acabaram as
férias escolares e as crianças voltam à rotina de estudos que, para muitas,
inclui o aprendizado do inglês como segunda língua. Mas, como estimular as
crianças, desde o início do ano, a dedicar-se ao estudo do idioma?
“Uma criança de cinco ou seis anos não sabe a
função que o inglês terá em sua vida. Ela não consegue ver a importância desse
idioma no futuro, pois ele ainda é muito distante. Passar no vestibular, ter
boa colocação profissional, tudo isso é muito abstrato”, explica Sylvia de
Moraes Barros, diretora geral do The Kids Club no Brasil – rede especializada
no ensino de inglês para crianças dos dois aos 12 anos.
Por isso, ela defende que são os pais quem
devem decidir sobre a educação das crianças. “Se os pais acham que aprender
inglês é importante, não precisam perguntar à criança a opinião dela, pois ela
não saberá responder. Cabe a eles matriculá-la em uma escola que atenda a
criança de maneira adequada. E isso significa mais que ensinar; é o aprendizado
de uma maneira divertida e prazerosa”, diz.
Para a
especialista, uma aula motivante e divertida é o suficiente para a criança seja
atraída para o aprendizado do idioma. E, para que a criança use a língua além
dos limites da escola, basta que os pais demonstrem interesse na atividade dos
filhos. “Os pais não precisam saber inglês, nem precisam ensinar a criança,
este é o papel da instituição”, reforça Sylvia.
A seguir, a especialista dá sete dicas de como
mostrar interesse pelo aprendizado e estimular as crianças a gostarem ainda
mais de estudar inglês:
1) Repare se
a criança gosta de frequentar o ambiente da escola de inglês. Este é o mais
importante indicador de que o ensino está sendo divertido e prazeroso e
portanto, eficaz;
2) Brinque
com seus filhos com jogos em inglês. Escolas especializadas fornecem atividades
para serem feitas em casa, como jogo da memória e músicas para que a criança
cante junto;
3) Quando estiver com a criança, coloque
músicas em inglês que despertem a atenção dela. Não é necessário que sejam as
músicas aprendidas na escola. Se a música interessar à criança, ela vai querer
saber de qual assunto trata e será estimulada a aprender mais;
4) Até os quatro anos de idade, as crianças
não têm resistência a novas palavras e outros idiomas. Por isso, aproveite esse
tempo e coloque-a para assistir a seus desenhos preferidos em português e
inglês;
5) Sempre
relacione o idioma a atividades divertidas, prazerosas e fáceis. Se a criança
se sentir forçada a aprender, vai desenvolver resistência à língua e criar um
bloqueio de aprendizado;
6) Evite
perguntar, fora de contexto, a tradução de uma palavra em português para o
inglês, pois isso bloqueia o aprendizado natural, que acontece sem que a
criança decore informações;
7) Se a criança for desinibida, vale sugerir que
ela apresente para visitas ou parentes músicas ou atividades que aprendeu na
escola de inglês. Mas se a criança não quiser entrar na brincadeira, não force,
para que ela não se sinta obrigada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário