De modo semelhante, apenas 31% das famílias
conversam com frequência sobre os gastos da casa. 25% dos casais também não
compartilham seus gastos pessoais
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito
(SPC Brasil) e pelo portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz revela que
mais de um terço dos casais brasileiros (35%) não sabe ao certo o valor do
salário do companheiro. O estudo também mostra que o hábito de discutir o
orçamento familiar com o cônjuge e com outros membros da família é pouco
frequente: apenas 31% das famílias brasileiras
conversam abertamente sobre os gastos e as receitas da casa.
Ainda de acordo com a pesquisa, o conhecimento sobre os
ganhos do parceiro é uma condição compartilhada pelas duas partes envolvidas na
relação: em 86% dos casos em que o cônjuge sabe quanto ganha o entrevistado,
este último também está ciente dos rendimentos do parceiro. Mas ao mesmo tempo,
quando o cônjuge desconhece quanto ganha o entrevistado, apenas 23% destes
garantem conhecer o salário do companheiro.
Em 33% dos casos um integrante paga
todas as contas
O estudo também detectou comportamentos sobre a dinâmica
financeira da família brasileira. De acordo com a pesquisa, o mais comum dentro
das casas é que apenas um único morador seja responsável por pagar as contas -
com mais de um terço (33%) das respostas. E outros 26% garantem que os gastos
são divididos igualmente entre aqueles que possuem renda.
Quando chega o momento de decidir sobre os gastos da casa,
44% dos entrevistados garantem que tomam as decisões em conjunto com os outros
familiares. Este comportamento é ainda mais comum entre os casados (58%). A
pesquisa também indica que, nas famílias em que os membros tomam as decisões em
conjunto, 58% deles garantem conversar sobre os gastos da casa. Já nas famílias
em que apenas um integrante decide, a conversa está presente em apenas 21% dos
casos.
25% dos entrevistados não
compartilham gastos pessoais
Apesar de compartilharem informações sobre as contas da casa
na maioria das vezes (93%), os consumidores confessam que a transparência não é
tão expressiva assim quando se trata das despesas pessoais: um em cada quatro
entrevistados (25%) não compartilha seus gastos pessoais com outros membros da
família.
De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela
Kawauti, os dados da pesquisa revelam que as mulheres se mostram ainda mais
reservadas. "De acordo com a pesquisa, 39% delas não revelam suas contas
pessoais aos parceiros", diz a economista.
"A pesquisa mostrou também que em geral as mulheres
costumam omitir gastos com roupas [60%], calçados [42%] e acessórios [40%]. Já
os homens têm o hábito de não revelar os valores dos gastos com saídas para
bares, cinemas, teatro e restaurantes [40%], além dos gastos carros, motos
[41%] e cigarros e bebidas [19%]", exemplifica Kawauti.
38% das famílias não fazem poupança
Os dados também confirmam que muitos brasileiros não têm o
costume de guardar dinheiro para o futuro: quatro em cada dez entrevistados
(38%) afirmam que sua família não possui poupança. De acordo com o estudo,
quando sobra algum valor inicialmente reservado aos gastos familiares, a
atitude mais comum é direcionar o dinheiro para as despesas do mês seguinte
(29%).
Para Kawauti, a pesquisa comprova que uma boa conversa sobre
o orçamento doméstico pode melhorar o uso da renda pelos familiares e, como
consequência, resultar até em sobra de dinheiro no fim do mês.
Disciplina para cuidar das finanças
O educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, explica
que a disciplina em família para cuidar do dinheiro da casa é parte fundamental
para uma vida financeira saudável e organizada.
Para o educador financeiro, individualmente, o consumidor
sabe pouco sobre como conduzir seu orçamento pessoal ou simplesmente não se
importa. "E a situação só piora quando um assunto que deve ser
compartilhado com os familiares fica escondido. Por isso, o ideal é conversar
sobre dinheiro tanto nos momentos bons quanto nos ruins. Desta forma, na hora
da dificuldade, o assunto poderá ser tratado de forma mais natural",
orienta o educador.
Metodologia
Foram ouvidos 662 consumidores acima de 18 anos e de todas
as classes sociais nas 27 capitais. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais
com margem de confiança de 95%.
Baixe a pesquisa na íntegra em
https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/pesquisas
Nenhum comentário:
Postar um comentário