sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Clima quente requer cuidados com a alimentação dos idosos

O verão já chegou com as altas temperaturas e o tempo seco é preciso prestar atenção na hidratação dos idosos. O grupo dessa faixa etária é mais vulnerável e se desidrata com maior facilidade. E a desidratação nas pessoas com mais de 60 anos pode gerar sérios problemas como, risco de quedas, perda da função cognitiva, infecções de urina, taquicardia, tontura, entre outros. 
"A questão é delicada e merece importância. O primeiro passo é adotar medidas de nutrição para prevenir a desidratação nos idosos e ficar atento aos primeiros sinais, antes dos sintomas mais severos. Por exemplo: Quando notar que a pele está seca, descamando e quebradiça, podendo até a apresentar feridas, neste caso a busca por um profissional de saúde é fundamental para evitar outras consequências", explica Laura Contin de Sousa, nutricionista do Residencial & Hotel Villa Bela Vista.
De acordo com a especialista, nesta época alguns alimentos devem ser riscados do cardápio do idoso. "Os embutidos apresentam alta concentração de sódio, tais como salame, presunto, salsicha, linguiça e frios de uma maneira geral. Esses produtos expulsam a água do organismo. Outro ponto que merece destaque são os temperos prontos muito utilizados hoje em dia. Essa substituição da cebola e do alho no dia a dia é um erro, pois são alimentos antifúngicos e antibactericidas, que protegem o pulmão e o aparelho circulatório. O sistema imunológico do idoso sente a alteração".
Um aspecto que também deve ser levado em consideração é que as pessoas da terceira idade, geralmente, apresentam incontinência urinária e tomam remédios diuréticos, o que facilita a perda da água. "E aliado ao fato de que os idosos costumam sentir menos sede, é fundamental aumentar a ingestão de líquidos durante as refeições e incluir frutas ricas em água e sais minerais ao longo do dia", recomenda Laura.

*Time Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário