sexta-feira, 27 de março de 2015

Empresas contratam 112 Jovens Aprendizes através da Escola Profissionalizante de Morro Agudo


A Escola Profissionalizante Edison de Almeida recebeu a visita do prefeito Amauri Benedetti no último dia 20, que foi especialmente para cumprimentar os 112 Jovens Aprendizes contratados pelas empresas Borgato,  Grupo Biosev Bioenergia, Indústrias Morlan, Indústrias Brejeiro, Irmãos Yamaguchi Indústrias e Comércio de Maquinas e Implementos Agrícolas, através do Programa Jovem Aprendiz.

Amauri Benedetti parabenizou também o diretor da Escola Washington Floriano Rosa e toda a equipe pelo empenho em transformar a Escola Profissionalizante em uma referência regional.

Orgulhosos, os alunos exibiram o primeiro registro na Carteira de Trabalho durante a sessão de fotos com o Prefeito.

Em 2012, somente 42 alunos foram contratados pelo Programa Jovem Aprendiz; em 2013, o número passou para 82; em 2014 91 e nesse ano saltou para 112.

O diretor da Escola Profissionalizante Washington Floriano Rosa disse que o Distrito Industrial já começa ser uma realidade e é fundamental preparar a mão-de-obra especializada. “O prefeito Amauri Benedetti tem colocado em prática o maior projeto de geração de empregos e desenvolvimento da história de Morro Agudo e a Escola Profissionalizante está se encarregando da formação desses Jovens Aprendizes que irão colaborar para o progresso de Morro Agudo. Hoje já somos um modelo a ser seguido até mesmo por instituições privadas”.
Para maiores informações sobre os cursos, ligue: 3851-3002.

Prefeitura de Morro Agudo promove arrastões contra a Dengue


A Prefeitura de Morro Agudo iniciou esta semana mais uma grande ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre Chikungunya.

Para combater o mosquito da dengue, a Vigilância Epidemiológica está promovendo uma série de arrastões que tiveram início ontem,  dia 26 e prossegue hoje, dia 27, bairro Antônio José Abrahão e se estenderá no sábado, dia 28, Jardim dos Silveiras, das 07h00 às 17h00.

O secretário de Saúde Sebastião Cognetti informa que os arrastões deverão continuar igualmente nos demais bairros de Morro Agudo, em datas a serem definidas. “Na contramão de cidades como Bebedouro, Luiz Antônio, Santa Rita do Passa Quatro e Viradouro, que juntas apresentam quase 1.500 casos confirmados de dengue, Morro Agudo tem apenas 08 casos confirmados e 04 suspeitas aguardando os resultados dos exames.

A pequena quantidade de casos confirmados de dengue na Cidade é um reflexo do bom trabalho realizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica e também da colaboração dos cidadãos.

Porém, o Secretário de Saúde alerta que mesmo assim, todos têm de continuar atentos, porque se se descuidar, os casos de dengue podem aumentar rapidamente.

Outra determinação do Secretário foi a solicitação para que a Vigilância Sanitária fiscalize e notifique os proprietários de terrenos baldios para que façam a limpeza dos mesmos, evitando mais um potencial criadouro do mosquito.

Uma grande equipe formada por profissionais da Vigilância Epidemiológica, com apoio de servidores de outras secretarias, estará nos Bairros visitando as residências e recolhendo de terrenos baldios todos os possíveis criadouros de dengue.

A população também será orientada sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito, mantendo a caixa d’água fechada, tampando tonéis e barris d’água, tirando os pratos das plantas, colocando o lixo em sacos plásticos e mantendo a lixeira bem fechada, uma vez que a única maneira eficiente de evitar a proliferação do mosquito é evitando o acúmulo de água em todos locais da residência. Vale lembrar que, segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos do Aedes Aegypti se encontram nas residências.

Nas cidades de Catanduva e Bebedouro, já foram registradas mortes por dengue hemorrágica nesse ano.

Prefeitura de Morro Agudo realiza o sorteio das Bolsas de Estudos nesse domingo, dia 29


A Prefeitura de Morro Agudo nesse domingo, dia 29, às 09h00, realiza o sorteio das Bolsas de Estudos Universitárias, no Auditório Euclides Borges da Silva, anexo à Escola Regina  Guarnieri.

O interesse pelo Programa Bolsa de Estudos bateu recorde esse ano, totalizando 148 inscrições deferidas e aptas para participarem do sorteio no próximo domingo.

Ainda não foi definido o número de Bolsas, mas deverá ser superior ao número do ano passado, que passou de 30 contemplados.

“Mais uma vez provamos que nossa Administração tem a Educação como uma das prioridades. Temos o melhor Ensino Fundamental de toda região de Ribeirão Preto e Franca, porém dar condições de melhorar o acesso ao ensino universitário também é uma das metas que atingimos ano a ano”, disse o prefeito Amauri Benedetti.
No dia do sorteio será obrigatória a presença do candidato à bolsa ou de um representante legalmente constituído por meio de procuração entregue na Prefeitura Municipal com antecedência.

Estudantes de Morro Agudo comemoram o Dia Mundial da Água com uma passeata


Diversas escolas da Rede Municipal de Ensino celebraram o Dia Mundial da Água - comemorado dia 22 de março – com uma passeata pelas ruas de Morro Agudo.  

O movimento teve início na segunda-feira, dia 23 e prosseguiu pela semana em diferentes pontos e bairros da Cidade.

A Escola de Comércio promoveu um arrastão de conscientização na Praça da Matriz e pelas casas comerciais no Centro.

A EMEF Regina Célia Ferrari Guarnieri organizou uma passeata pelas ruas centrais de Morro Agudo e contou com a participação da Banda Marcial.

Já as crianças da Pré-Escola Lourenço Roselino caminharam pelas ruas do Jardim dos Silveiras e além de entregarem mensagens de conscientização para o uso racional da água, abordaram também o tema da dengue, combate e prevenção da doença.

Segundo a diretora Rosângela Tomazelli Mendes, o trabalho de conscientização para o bom uso da água deve ter início desde a menor idade, pois no futuro eles irão necessitar desse bem precioso.
As passeatas contaram com o apoio da Polícia Militar, que acompanhou dando segurança durante os eventos.

Amauri Benedetti reivindica ao ministro das Cidades Gilberto Kassab e deputado Roberto Engler liberação de recursos para Morro Agudo


O prefeito de Morro Agudo Amauri Benedetti no último sábado, dia 21, participou do encontro com o ministro das Cidades Gilberto Kassab, promovido pelo Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana, em Franca.

Na oportunidade, o prefeito Amauri falou da grandeza territorial e importância de Morro Agudo, para chamar a atenção do Ministro e logo em seguida solicitou a liberação de recursos para o Município. Ao entregar os documentos com suas reivindicações, o Prefeito falou das importantes obras em andamento, mas também ressaltou as carências que a cidade tem e solicitou ao Ministro uma atenção especial ao analisar os pedidos.

Na segunda-feira, dia 23, o prefeito Amauri Benedetti viajou novamente à Franca, para participar de uma reunião com o deputado estadual Roberto Engler.

Durante a reunião, o Prefeito cobrou do Deputado um caminhão pipa que ele havia se comprometido em conseguir para Morro Agudo, através de emenda parlamentar.
Roberto Engler disse que a situação difícil que o Brasil está atravessando tem feito com que o governo estadual “segure” a liberação de determinados recursos, mas como o pedido do Prefeito foi feito ano passado, a chance da liberação é maior e se comprometeu no trabalho por Morro Agudo.

Ciclista morroagudense classifica-se em 4º lugar em Ipuã


O ciclista morroagudense Felipe Marques Bernardo classificou-se em 4º lugar na Prova de Ciclismo, categoria SUB 30, realizada no dia 22,  em Ipuã, em um percurso muito travado, devido as chuvas que caíram durante toda a semana inteira e no dia anterior à prova.

O ciclista obteve um resultado satisfatório na qual trouxe para Morro Agudo o troféu de 4º lugar, na categoria SUB 30.

Ele agradece aos patrocinadores Axaiel Produtos de Limpeza, Bicicletaria o Willian, Fabinho Santa Fé (Cocó),  Varejão do Amarildo, Loja do Porquinho, Mega Som e Supermercado Mello e à todos que sempre o apoiaram.
O ciclista Felipe Bernardo nesta semana treina para uma corrida importante em seu calendário, dia 29, no Parque Gruta, em Orlândia.

Você sabe quando deve desconfiar se a criança possui diabetes?


Sede intensa, fome constante com perda de peso sem explicação podem ser sintomas da doença

 

O diabetes é uma doença que atinge não só os adultos, mas também as crianças. A mais comum entre os pequenos é a diabetes tipo I, que geralmente ocorre em indivíduos com menos de 30 anos, caracterizada pela perda grave na função das células beta-pancreáticas, responsáveis pela produção da insulina.

Outro tipo que vem aumentando nos dias de hoje é o diabetes relacionado ao excesso de peso, causado pela alimentação desequilibrada. “Este excesso de peso faz com que a insulina necessite ser secretada em grande quantidade na tentativa de manter o açúcar normal, até que o pâncreas não consegue mais produzir o suficiente e o diabetes aparece.

Confira as dicas da endocrinologista Dra. Suemi Marui, do Delboni Medicina Diagnóstica , sobre possíveis sintomas da doença.

. Quando desconfiar do diabetes tipo I?

1. Se você reparou que a criança está com uma sede intensa, preste atenção, pois sede é um dos sintomas da doença.

2. Se seu filho vive constantemente com fome e, ao invés de engordar, emagrece, este também pode ser um indicativo.

3. Seu filho vai ao banheiro urinar com frequência, inclusive à noite? Urina em grande quantidade? Cuidado! A diabetes pode causar essas constantes idas ao banheiro.

4. A criança frequentemente tem mal-estar, sonolência, fraqueza e tontura? Esses são sinais de alerta, procure um médico!

. Quando desconfiar do diabetes relacionado ao excesso de peso?

1.    Se a criança está muito acima do peso, este é o primeiro sinal;

2.    Familiares com diabetes é um fator de risco importante;

3.    Caso haja a aceleração importante da altura, isso pode ser um sinal já que a insulina é um anabolizante.

*RMA Comunicação

Exames periódicos femininos são diferentes em cada faixa etária. Saiba quais são eles


Além dos exames de rotina, é fundamental investigar estilo de vida, hábitos alimentares, trabalho, tabagismo e obesidade

 

A prevenção é a melhor forma de manter a saúde em dia. No caso das mulheres, é comprovado historicamente que elas se cuidam mais e se preocupam mais em cuidar da própria saúde: aqui no Brasil, segundo o IBGE, elas vivem em média sete anos a mais do que os homens. Porém, essa vantagem depende de uma boa manutenção do organismo, com alimentação equilibrada, exercícios físicos e visitas periódicas ao médico para a realização de um check-up completo.

Independente da faixa etária, a consulta ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, a partir da primeira menstruação e antes do início da vida sexual, e a realização de exames de glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, ureia e creatinina (avaliação da função renal), TGO e TGP (avaliação da função hepática), hemograma e urina, são imprescindíveis. Mas há também uma gama de exames que devem ser realizados de acordo com a idade da mulher.

“É importante iniciar desde cedo a vigilância sobre doenças como o HPV, que está relacionado à incidência do câncer de colo de útero e de vulva, e sobre o câncer de mama. Isso porque quanto mais cedo eles foram detectados, maior a chance de cura. Com o passar dos anos, vamos somando outros exames”, orienta Dr. Jurandir Passos, ginecologista e obstetra do Alta Excelência Diagnóstica.

O especialista reforça que é fundamental investigar com atenção alguns antecedentes pessoais e familiares, estilo de vida, hábitos alimentares, trabalho, tabagismo e obesidade. “O check-up deve ser uma ferramenta individualizada de prevenção de doenças”, ressalta ele.

Confira a lista com os exames preventivos recomendados para o público feminino:

. Aos 20 anos ou no início da atividade sexual: papanicolau, colposcopia, ultrassonografia pélvica ou transvaginal, ultrassonografia de mamas;

. Acima dos 30 anos: somando-se aos procedimentos solicitados aos 20 anos, é indicada a realização de exames para avaliar a função tireoidiana TSH, T4 Livre, T3 e ultrassonografia de tireoide;

. A partir dos 40 anos: mamografia anual, somados aos exames citados para as outras faixas etárias;

.  A partir dos 50 anos: quando a maioria das mulheres inicia o período da menopausa, o foco maior deve ser nos ossos e no coração. A realização de uma densitometria óssea logo após o início da menopausa se faz necessária. Dosagens hormonais e exames relacionados ao metabolismo do cálcio vão ajudar no acompanhamento e prevenção da osteoporose;

. Mulheres com antecedentes de câncer de mama ou ovário na família devem iniciar o acompanhamento médico com antecedência. A época ideal depende da idade com que seu familiar teve a doença e também o tipo de câncer. O melhor a fazer é procurar o seu médico e explicar o histórico para dar início ao tratamento preventivo;

. Antes da gravidez é importante realizar exames de sorologia para sífilis, HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes simples tipo I e II, hepatites B e C. Caso não consiga engravidar durante um ano, procure o seu médico para realizar exames de fertilidade.

*RMA Comunicação

#UseSeuPoder


Em 28 de março, sábado, das 20h30 às 21h30, teremos mais uma edição do movimento "A Hora do Planeta". Trata-se de um ato simbólico, promovido em todo o mundo pela Rede WWF. A iniciativa mobiliza governos, empresas e povo em geral a expressar sua preocupação com o meio ambiente, apagando suas luzes durante sessenta minutos.

É inspirador o slogan da campanha deste ano: #UseSeuPoder. Ele incentiva a capacidade que possuímos de ser agentes na preservação dos recursos naturais da Terra, a partir da própria criatura humana. Afinal, a sobrevivência no orbe depende da harmonia da Natureza em todos os seus reinos.

Uma boa estratégia para proteger o planeta e oferecer segurança aos seus habitantes passa por decisivos atos de prevenção. E para eficientemente pô-la em prática é necessário também buscar experiências e informações catalogadas pela História, que, no dizer de Cícero (106-43 a.C.), "é a mestra da vida".

Essa providência urge ser cada vez mais empreendida pelos países na solução da crescente crise hídrica, a exemplo da que vem ocorrendo no Brasil.

Em 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água. Se quisermos sobreviver e deixar como herança um garantido abastecimento de água às novas gerações, esse assunto deve ser pauta diária, acompanhada de atitudes pontuais.

Atentar para os estudos da Meteorologia, em avanço constante, e agir preventivamente é caminho acertado. Falando ao programa "Biosfera", da Boa Vontade TV, o professor Antonio Carlos Zuffo, do Departamento de Recursos Hídricos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), citou um dos motivos da recente escassez de chuva em São Paulo:

"Acredito que isso é o resultado cíclico natural da atividade solar, que a gente chama em Hidrologia de ‘Efeito José’. Ele prevê, ao longo do tempo, um período de baixas precipitações sucedido por longo período de altas precipitações, e assim sucessivamente. Então, observamos na década de 1930 até os anos 1960 precipitações abaixo de uma determinada média, a média era inferior; houve esse aumento a partir da década de 1970 e, agora, acredito que vamos passar por mais ou menos de 30 a 40 anos de precipitações mais baixas do que aquelas que verificamos nesses últimos 40 anos".

A palavra do professor Antonio Zuffo nos mostra a importância dos registros climáticos do passado. O "Efeito José" é um conceito de Hidrologia de 1968, nascido de um trabalho dos pesquisadores Benoit Mandelbrot (1924-2010) e James R. Wallis. Eles estudaram os dados fluviométricos históricos de alguns dos grandes rios do mundo, em particular do Nilo, no Egito. O nome faz referência à passagem do Velho Testamento, em que José anuncia sete anos de fartura seguidos de sete anos de fome, depois de analisar o enigmático sonho do faraó, no qual sete vacas magras devoram sete vacas gordas e sete espigas mirradas consomem sete espigas graúdas (Gênesis, capítulo 41).

Contudo, o famoso personagem bíblico não só previu os tempos difíceis, mas percebeu como impedir a carestia total. E, assim, sob a aprovação do faraó, utilizou a estratégia da prevenção, salvando o povo egípcio.

Em qualquer área, administrar é chegar antes.

PARA O FIM DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Comemoramos o Dia Internacional contra a Discriminação Racial em 21/3. Aproveito para destacar aqui o livro "Racismo: cotas e ações afirmativas", do jornalista e cartunista Maurício Pestana, elaborado a partir de entrevistas da seção "Páginas Pretas", da revista "Raça Brasil".

Ao prezado autor, meu agradecimento pela fraterna dedicatória: "Para o Paiva Netto, o qual muito admiramos pelo brilhante trabalho e contribuição que tem dado ao longo dos anos para os que realmente precisam".


*José de Paiva Netto é diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV)

Barata voa


*Marta Suplicy

Foi num clima de "barata voa", expressão que se usa para situações confusas e sem rumo, a resposta do Planalto nesta quarta-feira à marcha de domingo. Para combater a corrupção, acionaram-se a OAB, os líderes do Congresso, o Ministério Público, ministros...

O foco mais uma vez equivocado. Ninguém é contra as providências encaminhadas (algumas paradas na Câmara, como disse o presidente Eduardo Cunha), mas não são essas ações que vão estancar o sangramento da presidente.

Segundo o Datafolha do dia 18, Dilma tem hoje 62% de ruim e péssimo.

O "Estadão" revelou documento interno do Planalto resumindo a ópera: de um lado, Dilma e Lula acusados "por todos os males que afetam o País" e, de outro, a militância petista "acuada pelas acusações e desmotivada por não compreender o ajuste na economia". "Não é uma goleada. É uma derrota por WO."

O Datafolha aponta que 73% da população tomou conhecimento da divulgação dos nomes envolvidos na Lava Jato, índice elevado também no Norte (68%) e no Nordeste (72%). O povo acompanha, indignado, a roubalheira porque vê o dinheiro que falta no fim do mês ser desviado para a corrupção. Isso deixa os petistas atordoados e sem ação.

O partido está travado na defesa de seus quadros, não propõe uma nova política nem apresenta uma proposta para a nação. Está acéfalo.

Um dos termômetros mais fortes para fazer prognóstico é a expectativa de melhora que os indivíduos possam vir a ter. Segundo a atual pesquisa, 60% são pessimistas em relação à economia, 69% acreditam que o desemprego vai piorar. Isso se chama falta de confiança e credibilidade em relação aos dirigentes, mesmo que 61% queiram acreditar que não vão perder seu emprego.

As exigências para o "conserto" da economia serão duras e as pessoas não querem ouvir o discurso que a presidente tenta vender. Estranho é que o vazamento do Planalto já indicava a seriedade do momento, mas parece que lá ninguém entendeu o recado. É erro em cima de erro.

As respostas dos ministros Cardozo e Rossetto, que pareciam dois ETs, e, no dia seguinte, a inflexão do governo, tentando sair do espírito acusatório da véspera, foram ridículas. A presidente discursou falando mais do mesmo, e a derrapada no improviso foi feia: que indicassem onde faltava humildade para ela corrigir!

A situação de falta de autoridade é evidente e se deteriora, haja vista, não importando os motivos, o circo de Cid Gomes.

Falta uma resposta radical da presidente, à altura do que a nação exige e possa acreditar: verdade, humildade e uma mudança total na equipe que não corresponde. Barata voa.

Aonde vai parar?

*Marta Suplicy é senadora pelo PT-SP. Foi prefeita de São Paulo (2001-2004), ministra do Turismo (2007-2008) e ministra da Cultura (2012-2014).   Leia mais: facebook.com/MartaSenadora/

** Artigo publicado na Folha de S. Paulo em 20/03/2015

Como Dilma pode ser investigada criminalmente


*Luiz Flávio Gomes

Rodrigo Janot (Procurador-Geral da República) e Teori Zavascki (ministro do STF e relator do caso Lava Jato) estão equivocados (data vênia): não há nenhum impedimento legal ou constitucional para investigar se Dilma Rousseff (e seu partido: o PT) teria recebido, em 2010, sob a forma camuflada de "doação eleitoral", dinheiro gatunamente surrupiado da Petrobras. Ao que tudo indica, a cleptocracia nacional (roubalheira das classes dominantes e reinantes) estaria, de forma surreal (por meio de doações eleitorais) lavando dinheiro infecto vindo da corrupção. Eventuais contradições nas falas de Paulo Roberto Costa e Youssef (delatores-gerais da república cleptocrata) não constituem obstáculos, ao contrário, são motivos energizantes da investigação.

Nada impede tampouco (aliás, tudo recomenda) que se investigue se o dinheiro, eventualmente dado a Sérgio Guerra (R$ 10 milhões) e a Eduardo Campos (R$ 20 milhões), teria também beneficiado o PSDB (campanha de José Serra de 2010) e o PSB (campanha ao governo de Pernambuco em 2010) como "petropropinas que viraram doações eleitorais". Todos os partidos suspeitos (companheiros, atentem, todos!) devem ser devidamente investigados para o efeito de se constatar se é verdadeira a tese (que já ganhou foros de voz corrente) de que eles se transformaram em facções criminosas organizadas para pilharem impiedosamente o patrimônio público. Em caso positivo, devem ser extintos tais partidos, sem dó nem compaixão. O expurgo de tumores corruptivos gera a profilaxia do corpo societal e estatal.

O princípio republicano exige que o Brasil (incluindo a corrupção das suas classes sociais dominantes e reinantes) seja passado a limpo (desde a raiz). Investigar a presidenta (e) Dilma por atos supostamente criminosos e ladravazes não é a mesma coisa que abrir "processo" contra ela. Janot e Teori, neste particular, confundiram as coisas (quando arquivaram a possibilidade de investigação de Dilma, citada 11 vezes nas delações até aqui reveladas). Tudo foi didaticamente bem explicado pelo min. Celso de Mello no Inq 672-DF. Abriu-se investigação apenas contra Palocci (que teria sido o intermediário de um empreendimento criminoso com fachada de "doação eleitoral"). Mas a investigação precisa ir mais fundo, para alcançar os "andares de cima" assim como os pilares corroídos dos partidos políticos. Limpeza pela metade é típica de um País de faz de conta. É uma farsa.

O citado art. 86, § 4º, da Constituição, diz que "O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções". Leiamos com atenção: não pode ser "responsabilizado", ou seja, "processado criminalmente em juízo" e, eventualmente, condenado, por atos estranhos às suas funções. Estranhos ou anteriores às funções, como foram os atos da campanha eleitoral de 2010. O que se prevê na norma citada é uma imunidade temporária do chefe do Estado. Imunidade relacionada com o "processo criminal" (em juízo), não com a investigação (ato de comprovação de um crime). Investigados todos podemos ser (quando há indícios mínimos de uma infração penal). Mesmo porque, se os fatos não forem investigados as provas (com o tempo) desaparecem. Sem provas jamais haverá condenação. Imunidade temporária do Presidente da República não significa impunidade perpétua (que é o privilégio desfrutado pelas classes dominantes e/ou reinantes). Investiga-se o fato e processa-se o presidente depois de cessadas suas funções.

O sistema republicano é absolutamente incompatível com o princípio da irresponsabilidade penal absoluta do Presidente da República. O Brasil é uma república, não uma monarquia. Dilma é presidente (a), não Imperadora ou Rainha. Não existem poderes ilimitados na República. Falar de República é falar de responsabilidade (de todos). Até o Presidente da República é súdito das leis vigentes.

Nos crimes funcionais (praticados "in officio" ou "propter officium") o Presidente da República pode ser processado criminalmente (perante o STF) durante o exercício do seu mandato (exige-se aprovação da acusação por 2/3 da Câmara dos Deputados). Nos outros crimes (estranhos à função ou anteriores a ela) o "processo criminal" não pode ser instaurado, mas pode haver investigação (aliás, pode e deve). É essa lógica incensurável que o STJ aplicou (na semana passada) para autorizar a investigação dos governadores Pezão (RJ) e Tião Viana (AC). Governador não pode ser "processado criminalmente" sem autorização da Assembleia Legislativa. Mas ser "processado" não é a mesma coisa que ser "investigado".

O agravo regimental interposto pelo PPS contra o ato do ministro Teori Zavascki que mandou arquivar de plano as investigações criminais contra Dilma deve ser acolhido. Suas eventuais condutas criminosas não podem ficar no esquecimento. Dilma deve ser investigada criminalmente. Impõe-se, de outro lado, que o Procurador-Geral da República abra uma linha de investigação específica contra os partidos políticos. Se confirmada a tese de que se converteram em facções criminosas organizadas (por terem recebido "petropropinas" numa ação orquestrada), devem ser extintos e banidos do cenário eleitoral brasileiro. Somente assim o Brasil será passado a limpo.

*Luiz Flávio Gomes é Jurista, Professor e presidente do Instituto Avante Brasil

**P. S. Participe do nosso movimento fim da reeleição (veja fimdopoliticoprofissional. com. br). Baixe o formulário e colete assinaturas. Avante!

***Confira todos os artigos do professor Luiz Flávio Gomes no:  www.luizflaviogomes.com

sexta-feira, 20 de março de 2015

Prefeitura de Morro Agudo inaugura reforma e ampliação do Centro Odontológico


A Prefeitura de Morro Agudo inaugurou na tarde da última sexta-feira (13), a reforma e ampliação do Centro Odontológico Municipal que agora se tornou Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A unidade foi totalmente remodelada e recebeu ampliações importantes como a sala de esterilização, local adequado para o descarte de materiais utilizados e mais consultórios, além da sala de espera que também foi aumentada e climatizada.

Segundo o Prefeito Amauri Benedetti, a inauguração da reforma e ampliação Centro Odontológico coroou os trabalhos que sua administração vem realizando na área odontológica do município. Entre as ações Amauri destaca a criação de horários especiais de atendimentos, disponibilização de tratamento de canal na unidade do Bairro Santo Inácio e a entrega de mais de duas mil próteses dentárias que contribuirão diretamente com a saúde e com a qualidade de vida dos pacientes que as receberam.

Durante seu discurso de inauguração Amauri ressaltou que enquanto o Brasil passa por dificuldades Morro Agudo está inaugurando obras. “Nesse momento em que o Brasil está em crise, mensalão e petrolão, nós estamos entregando obras em benefício do povo”, disse o Prefeito.

*Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Morro Agudo

Prefeitura de Morro Agudo recebe a visita do Bispo Diocesano de Barretos Dom Milton Kenan Junior


Na última sexta-feira, 13, Dom Milton Kenan Junior, o Bispo da Diocese de Barretos, esteve visitando as autoridades constituídas de Morro Agudo e sua primeira parada foi no Paço Municipal, no qual foi recebido pelo Prefeito Amauri Benedetti, pela vice-prefeita Dra. Teresinha Sacoman, pelo Secretariado local e pelos Vereadores.

Foi a primeira vez que Dom Milton visitou a cidade e acompanhado do Assessor do Setor Social, o Padre Luiz Paulo Soares e dos Padres Silvio Cesar Aguilar e Émerson Manoel da Silva, o Bispo externou a sua alegria de estar em Morro Agudo e ofereceu ao Executivo Municipal todo o apoio para a realização de projetos que beneficiem a comunidade.

O religioso recebeu das mãos do Prefeito Amauri um mimo com menção a São José, o padroeiro da cidade, e das mãos da vice-prefeita Dra. Teresinha, uma cesta com produtos produzidos pelos projetos sociais mantidos pela Prefeitura Municipal.

Após uma oração, Dom Milton dedicou uma bênção especial a Morro Agudo.

“Dom Milton foi muito atencioso e se mostrou contente ao saber que, apesar do período difícil que o Brasil atravessa, estamos desenvolvendo um bom trabalho e construindo grandes obras. O Bispo demonstrou apoio a todas as ações que visam o progresso de nossa cidade e o desenvolvimento da sociedade”, declarou Amauri Benedetti.

A Câmara Municipal também recebeu a visita do Bispo e em seu discurso ele agradeceu a recepção que teve na cidade e pelas homenagens recebidas.

*Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Morro Agudo

Secretaria de Educação ofereceu novo treinamento para Cozinheiras e Merendeiras do Município


Curso visa trazer excelência em qualidade da alimentação da Rede

No último dia 11/03, no Centro de Educação Infantil Cilene Maria Silveira, todas as cozinheiras e merendeiras da Cozinha Piloto, das creches e dos projetos de Morro Agudo receberam um treinamento específico na área de alimentação.

O curso teve como tema “Alimentação Escolar como estratégia de segurança alimentar e nutricional” ministrado pelas nutricionistas Shaila Michigami Affonso e Roselene de Cássia C. de Paula.

Além das recomendações para o preparo das merendas dentro dos valores nutricionais corretos, o curso também abrangeu temas como higiene pessoal e da área de manipulação, segurança do trabalho e motivação.

Também participaram do treinamento, Vera Lúcia de Carvalho Gomes, Assessora Pedagógica da SME, Maria Angélica Cardoso Lisboa, membro do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Silvana Porfírio, representante da Empresa J. Stéfani.

 

“Desde a municipalização da merenda pelo Prefeito Amauri Benedetti, a alimentação dos alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Morro Agudo tem estado entre as melhores do país, o intuito do treinamento é oferecer mais qualidade por meio de profissionais capacitados e motivados, que refletirá em uma alimentação saudável para as nossas crianças”, declarou a Secretária de Educação, Gracinha Benedetti.

*Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Morro Agudo

Alunos da Escola de Comercio participaram de palestra sobre Consumo Consciente e Direitos do Consumidor


Em celebração a Semana Nacional do Consumidor, o PROCON de Morro Agudo realizou nesta última terça-feira, 17, no Auditório Euclides Borges da Silva, uma palestra direcionada aos alunos da Escola de Comercio com temas relevantes como: o Consumo Consciente e Direitos Básicos do Consumidor.

A Diretora da Fundação PROCON Núcleo Regional de Ribeirão Preto, Dra. Regina Prado, foi responsável pelo encontro e esclareceu todos as dúvidas levantadas pelos alunos, desde informações das formas de conciliação até as normas que norteiam o direito do consumidor.

 O PROCON Municipal de Morro Agudo esteve representado por seu Diretor, Chicão Valadares, e a Escola de Comercio por meio da diretora Elisabete Volpon, também pela Professora de Direito Dra. Mariany Rodrigues de Castro Marques Pereira e a Coordenadora do Curso de Informática Professora Nádia Motta.

A vice-prefeita Dra. Teresinha Sacoman também interagiu com os alunos e falou da importância da participação dos jovens em eventos desta natureza.

“O Publico alvo desta vez foi o consumidor jovem, abrangendo especialmente os alunos da Escola de Comercio, haja vista que em Dezembro passado o PROCON Morro Agudo, em conjunto também com o Núcleo Regional de Ribeirão Preto, realizou no Centro de Convivência do Idoso, uma palestra direcionada ao consumidor da melhor idade. Desta forma nosso PROCON tem o intuito de informar e garantir o direito do consumidor de todas as classes e idades”, disse o diretor do PROCON Chicão Valadares.

*Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Morro Agudo

Campanha “Não Passe do Limite” alerta sobre perigos de abastecer o veículo de forma errada


A Vigilância Sanitária de Morro Agudo percorreu na quarta-feira (18) todos os postos de combustíveis do município, orientando frentistas e motoristas sobre como pode ser perigoso para a saúde abastecer o tanque do veículo "até a boca".

A ação faz parte da campanha "Não passe do limite", da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Centro Regional de Saúde do Trabalhador (CEREST). O Técnico em Segurança do Trabalho da Vigilância Sanitária, Beto Sbroion, foi o responsável pelas visitas e por passar as orientações.

A campanha alerta sobre os malefícios que o vapor de benzeno, presente nos combustíveis, pode causar à saúde dos frentistas ou de qualquer pessoa que inalá-lo. Quando o tanque é cheio completamente, ocorre a liberação do vapor. Também busca conscientizar os proprietários dos automóveis a solicitar o abastecimento do veiculo até o desarme automático da mangueira de abastecimento.

Em curto prazo, a gasolina e seus vapores podem causar dores de cabeça, tontura, náuseas, vômito, irritação à pele e aos olhos, sonolência e vertigem. Em longo prazo, a exposição provoca danos ao Sistema Nervoso Central, ao sistema sanguíneo e ao fígado. Além disso, pode causar defeitos genéticos, câncer e prejuízos à saúde da pessoa que inalar os vapores.

*Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Morro Agudo

Novas regras de Imposto de Renda favorecem quem ganha menos


Quem ganha até R$ 2 mil vai pagar menos 52% de IR

     

A Receita Federal divulgou esta semana a tabela de correção do Imposto de Renda, ano base 2015. A grande novidade é que os trabalhadores que ganham os menores salários vão pagar menos imposto. Os contribuintes com renda mensal de R$ 2.000,00, por exemplo, terão uma redução de 52,1% no imposto devido nos meses a partir de abril, comparado com a situação anterior. Contribuintes de maior renda também serão beneficiados: aqueles com renda de R$ 5.000,00 mensais terão uma redução no imposto devido de aproximadamente R$ 43,00 por mês, equivalentes a quase 8% do imposto originalmente devido, conforme o quadro nº 1.

Na tabela de nº 2 (arquivo enviado com esta mensagem) estão expressos os percentuais de redução do imposto a ser pago por cada faixa salarial. Repare que as maiores reduções são garantidas aos menores rendimentos.

Percentuais de Reajustes

A MP nº 670 de 10 de março de 2015 estabeleceu os percentuais de reajuste da Tabela de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF (2015).  Esses percentuais foram de 6,5%, 5,5%, 5,0% e 4,5%, aplicados aos pisos das faixas correspondentes às alíquotas nominais 7,5%, 15,0%, 22,5% e 27,5%.

A nova tabela passa a vigorar a partir do mês de abril de 2015, com as faixas indicadas no Quadro nº 2.

 Vale lembrar que o imposto efetivamente devido como proporção da renda é muito menor do que o sugerido pela alíquota nominal do IRPF.  Isto se deve à parcela a deduzir do imposto, que serve para o imposto devido não ter um aumento discreto (“dar um pulo”) quando há uma mudança de faixa na tabela.  Essa parcela a deduzir é particularmente importante para os contribuintes com rendimentos menores.

Para um contribuinte com renda mensal de R$ 2.000,00, essa proporção, conhecida como alíquota efetiva, é de apenas 0,36% desse rendimento [1], muito menor, portanto, do que a alíquota nominal correspondente de 7,5%. A alíquota efetiva continua bem menor do que a alíquota nominal, mesmo para rendimentos relativamente altos. O IR devido pelo contribuinte com renda de R$ 5.000,00 mensais é de apenas 10,11% desse rendimento, apesar dele estar incluído na faixa de rendimentos com alíquota nominal de 27,5%, conforme quadro nº 3.

  A alíquota efetiva é calculada usando o imposto pago (R$ 7,20, pela nova tabela), dividido pelo rendimento tributado (R$ 2.000,00).

Hiperidrose causa mais desconforto durante o verão: saiba como ficar livre do suor em excesso


Ficar com a roupa marcada pelo suor é algo muito comum entre pessoas que sofrem com hiperidrose, doença que é caracterizada pela transpiração excessiva, especialmente, em regiões como as mãos (hiperidrose palmar) e as axilas (hiperidrose axilar).

Embora essa doença incomode bastante, é no verão que ela costuma agravar-se em decorrência do clima que fica mais seco e das altas temperaturas, típicas da estação, que aumentam a produção de suor pelo corpo. “As glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção da transpiração. A finalidade é regular a temperatura do organismo para que ele fique equilibrado. Neste caso, deve estar em 36,5ºC”, afirma Luciana Macedo de Oliveira, médica com pós-graduação em dermatologia e Diretora Médica da Clinique des Arts.

De acordo com a especialista, no caso de quem sofre com hiperidrose, mesmo em momentos em que está em repouco, o paciente pode sofrer com o suor excessivo. Isso porque, a doença nem sempre está relacionada com estímulos externos de temperatura, pois pode ser originada por questões emocionais, hereditários ou doenças. “A sudorese excessiva é classificada em dois tipos: a primária - que é a mais comum e que ocorre nas mãos, planta dos pés e nas axilas – e a secundária - que atinge todo o corpo inteiro por causa de estresse, doenças ou condições como a menopausa”, informa Luciana.

Identificando os sintomas

A hiperidrose é uma doença que pode afetar pessoas de qualquer idade. Normalmente, os sintomas começam a aparecer ainda na infância e ficam agravados durante a puberdade e adolescência. “O principal sintoma da hiperidrose é o suor excessivo que pode se manifestar nas regiões em que estão localizadas um número maior de glândulas sudoríparas como as mãos, pés, axilas, rosto, nas costas, nas mamas, na região inguinal e no couro cabeludo”, diz a médica.

Aliás, segundo a dermatologista, esse suor não tem odor porque na transpiração são perdidos 95% de água e 5% de eletrólitos (como sódio, potássio, cálcio e magnésio). No entanto, devido ao seu excesso, pode acontecer uma proliferação de bactérias que se alimentam da sudorese e, com isso, gera o odor”, descreve Macedo.

É possível tratar a hiperidrose!

Para quem sofre com hiperidrose, uma boa notícia é que é possível tratar a doença através de fórmulas tópicas que possuem na formulação o cloreto de alumínio, aplicação de toxina botulínica ou através de uma cirurgia chamada simpatectomia. Já nos casos mais leves, a indicação é optar pelo emprego de medicamento de via oral associado ao uso de tópicos. 

Aliás, de acordo com a médica, a toxina botulínica é muito eficaz no tratamento do suor excessivo, pois causa um bloqueio das terminações nervosas que emitem os sinais para as glândulas sudoríparas. “Isso ajuda a minimizar o suor em excesso e o cheiro desagradável. O tratamento tem duração de seis meses e é necessária a reaplicação após esse período”, finaliza Luciana.

*SACHA SILVEIRA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Morro Agudo participou do Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal


Onze equipes compostas cada uma por três graduandos da Faculdade de Odontologia da UNIFRAN, um auxiliar odontológico e um Agente Comunitário de Saúde atuaram no Levantamento Epidemiológico Bucal que está sendo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde em 223 municípios escolhidos no estado de São Paulo para participarem do Levantamento Epidemiológico de Saúde Bucal.

O estudo tem a finalidade de conhecer as condições de saúde bucal da população do estado de São Paulo, nas populações adolescentes (15-19 anos), adultos (35-44 anos) e idosos (65 anos ou mais).

Durante o levantamento foram observadas as necessidades de tratamento relacionadas com a cárie dentária, a uso de prótese e a morbidade da dor de origem dentária.
 “Também temos o objetivo de obter dados que contribuam para caracterizar o perfil socioeconômico, a utilização de serviços odontológicos, a auto percepção e os riscos à saúde bucal”, disse o coordenador de Serviços Odontológicos, Paulo Roberto Franchi. Segundo ele, cerca de 200 exames foram realizados no Município, os quais servirão de orientação para futuras ações na área odontológica e da saúde em geral.

Estamos na era da colaboração


*Marcel Spadoto

 

Você gosta de gente? Você gosta de se relacionar com as pessoas? Você gosta de ser relevante e ajudar as pessoas? Se você respondeu “sim” às três perguntas, excelente, pode se considerar na era da colaboração!

Não foram três respostas positivas? Então, mude, e mude rapidamente! Segundo um estudo de Harvard, o seu sucesso é resultado, em média, de 15% dos seus conhecimentos e 85% das suas atitudes!

A colaboração nasceu nos primórdios da humanidade. Por muito tempo, foi  imposta, mas foi evoluindo e, algumas vezes, ficou estagnada. O importante é que chegou o momento em que não podemos ignorá-la. Não é mais possível entregar algo realmente valioso e duradouro para a humanidade sem o uso da colaboração.

Olhe para os momentos de maior crescimento das artes e da ciência na história da humanidade, por exemplo, e verá como houve alta colaboração (levando em conta, claro, os conceitos da época e as ferramentas disponíveis naquele momento).

E como se começa a colaborar?

Primeiro, esteja disposto a realizar algo importante para alguém. Ajude as pessoas, seja como for, e, naturalmente, você notará pessoas ao seu redor, ajudando você a realizar seus sonhos também! Não é nada impossível, é apenas o poder da sincronicidade, da energia que une as

pessoas umas às outras.

Para isso, questione as pessoas sobre seus anseios. Tenha interesse pelo outro. Tente entender como você pode atuar no seu meio e ser um agente transformador. Frequente cursos, palestras, seminários e outros eventos que te aproximem de pessoas e de informações novas.

Saia da zona de conforto, enfrente novos desafios, encare situações que te estimulem a ter visões diferenciadas sobre a vida. Não adianta ser um excelente profissional do ponto de vista técnico se a sua atuação está restrita ao fomento e desenvolvimento dos negócios! Lembre-se do estudo de Harvard que citei!

A atitude colaborativa vai gerar uma mudança incrível na sua vida, pois fará de você uma pessoa muito mais produtiva e necessária. Pense nisso e reavalie seus hábitos desde já!

Espero ter colaborado!

*Marcel Spadoto, CEO da M2BS e sócio da Opportunity Consulting. Economista e contador, Marcel é professor da FIA/USP, pós-graduado em Marketing e Vendas pela ESPM e fez especialização em negócios pela FGV

Igualdade de gênero – Final


Até o dia 20 de março de 2015 acontece na sede da ONU, em Nova York, a 59ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, cujo principal enfoque é trabalhar pela igualdade de gênero e lutar contra a discriminação de mulheres e meninas em todo o orbe terrestre.

Trago-lhes, pois, mais um trecho do meu editorial na revista "Boa Vontade Mulher", especialmente preparada para os participantes desse prestigiado e concorrido evento internacional.

A necessária proteção no lar - Em geral, as primeiras a sofrer os danos lastimáveis das conflagrações planetárias são justamente as mulheres e as meninas (aliás, todas as crianças). Portanto, observamos o perigo iminente ainda rondando os bons ideais de vê-las libertas e amparadas nos próprios lares.

A violência contra elas é triste realidade, que se abate nas mais diversas regiões do mundo, até mesmo nos países que já avançaram nas leis que as protegem. Ou seja, não está circunscrita às áreas em conflito declarado. Há uma espécie de guerra disfarçada, que espreita nossos lares, comunidades, empresas, municípios, Estados, religiões... Onde houver a violência ali estará a horrenda face do ódio!

Esse torpe semblante foi conhecido pela valente enfermeira britânica nascida em Florença, a então capital do Grão-Ducado da Toscana, atual Itália, Florence Nightingale (1820-1910). Ela lutou para quebrar as retrógradas convenções no que se referia ao papel da mulher na sociedade de sua época e acreditava ter sido chamada por Deus para servir a um grande propósito. Com sua abnegação, levou consideráveis avanços ao campo da saúde, na era vitoriana. Ao longo de sua inestimável contribuição no cuidado para com os soldados ingleses durante a Guerra da Crimeia, a "dama da lâmpada" declarou, com propriedade, em carta datada de 5 de maio de 1855:

"— (...) Ninguém pode imaginar o que são os horrores da guerra — não são as feridas, e o sangue, e a febre, maculosa ou baixa, ou a disenteria, crônica e aguda, o frio, e o calor, e a penúria —, mas a intoxicação, a brutalidade embriagada, a desmoralização e a desordem por parte dos inferiores; a inveja, a maldade, a indiferença, a brutalidade egoísta por parte dos superiores. (...)"

Embora diante de um quadro tão severo, jamais nos esqueçamos desta máxima do célebre cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro dr. Oswaldo Cruz (1872-1917):

"— Não esmorecer para não desmerecer".

Igualmente, ressalto em minhas palestras que, se é difícil, comecemos já, ontem! porque resta muito a ser feito. E não se pode conceber qualquer empreendimento que vise à solução dos males terrestres sem a participação efetiva das mulheres. (...)

Convivência Pacífica - A fraterna saudação ensinada por Jesus aos Seus Apóstolos e Discípulos estende-se ecumenicamente a todos os seres terrenos, como valioso convite à convivência em paz no planeta, nossa morada coletiva:

"— E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa!". Jesus (Lucas, 10:5).

 

 

*José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Assustadora alegoria e a ficção da esperança


*Levi Ceregato

 

A elevação da taxa básica de juros a 12,75%, na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), associada aos demais itens do “custo Brasil”, como os impostos, gastos públicos supérfluos e o alto preço da infraestrutura, agrava a crise econômica enfrentada pelo País. O mais grave é que não se vislumbra a solução nem a retomada do crescimento.

Na verdade, não se vê a luz no fim do túnel e parece que tudo pode acontecer na presente conjuntura brasileira, na qual as adversidades econômicas convivem em absoluta desarmonia com uma crise política causada por episódios lamentáveis, como o “petrolão”, e um crescente desentendimento entre o governo e a sua própria base de sustentação no Congresso Nacional.

É preocupante a rapidez com que o cenário econômico e político está se deteriorando. Em apenas três meses, a taxa de juros atingiu o patamar que as estimativas de janeiro apontavam como máximo para o ano. As projeções de retração de 0,5% no PIB e de 0,35% na indústria saltaram para crescimento negativo de 0,58% e 0,72%, respectivamente. O câmbio mostra-se descontrolado, com oscilações em larga amplitude, em um único dia, indicando que os oportunistas da ciranda financeira globalizada já perceberam que a economia brasileira é presa fácil para ataques especulativos, o que expõe nosso mercado financeiro ao apetite dos predadores que caçam no ambiente sombrio do oportunista capital apátrida. 

 A essa rede de equívocos, somaram-se a crise entre Congresso e Executivo, inclusive devido à redução da desoneração da folha de pagamento das empresas (outro fator agravante do custo de produção); a falência moral de um governo cercado por episódios de corrupção; e a concreta possibilidade de o Brasil ser rebaixado na sua classificação de risco.

Estamos diante do que parece uma alegoria assustadora do mais sinistro ambiente de negócios da história recente do Brasil. A economia está em queda livre e o setor produtivo encontra-se cada vez mais comprimido em sua capacidade de trabalhar, planejar, investir e gerar empregos. Em um cenário tão inóspito, a indústria gráfica será fortemente apenada. Somos um setor sensível ao desempenho global da manufatura e do consumo. O recuo na desoneração da folha do segmento de embalagens, os juros estratosféricos e a variação cambial impactando negativamente insumos, como papel e chapas, não deixam dúvidas: teremos uma performance negativa, com baixo investimento e alto desemprego.

Tais perspectivas repetem-se em numerosas áreas da indústria de transformação, cuja competitividade despenca por fatores alheios à sua competência técnica e de gestão, tanto no mercado interno quanto no comércio global. O Brasil precisa de soluções urgentes, pois o presente thriller real a que estamos assistindo faz parecer ficção até mesmo a mais tênue esperança de que poderemos voltar a crescer.

*Levi Ceregato é o presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional)

**Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

É a política, estúpido!


*Marta Suplicy

A inquietação em São Paulo e os relatos que ouvi aqui em Brasília de fúria em pequenas cidades do Nordeste evidenciam que o ódio, a indignação e a impotência chegaram aos que não bateram panelas. Somem-se a isto a assustadora corrupção na maior empresa brasileira, uma presidente que insiste em afirmar que a crise é conjuntural e internacional, quando os indicadores mostram quanto a economia vem se deteriorando, além de teimar que as manifestações são da burguesia ou de quem quer terceiro turno. Resultado: apreensão quanto às manifestações de hoje e domingo.

O governo perdeu a iniciativa política e se enfraquece na sucessão de erros e trapalhadas. Este é o centro da questão, a chave do problema.

Enquanto o governo não mudar, de forma radical, sua linha política, nada se resolverá. É urgente e necessária uma total reestruturação do time responsável pela desastrada estratégia adotada neste início de governo.

Não gruda o Palácio chamar o panelaço de manifestação "Le Creuset" (marca de panelas gourmet). Nas periferias, a comida na mesa está diminuindo, o desemprego ronda, os alagamentos continuam constantes e começa a chegar a conta da luz 23% mais cara. A sensação de abandono é gigantesca. Todas as classes já perceberam a falta de sinceridade e explicações longe do real e demonstram, como podem, o desacordo com isso.

O governo Dilma e seu núcleo político não têm mais condições de continuar errando. Passou da hora de mudar a postura, construir um novo consenso, se é que é possível. É preciso reordenar as ações e o discurso. As pessoas que aí estão não têm mais autoridade, capacidade e nem condições de continuar. Comprometem o país, fazendo ruir por completo a legitimidade deste governo recém-eleito. Sabemos que não estão lá por acaso, pois em muito se assemelham à protagonista.

O que está em jogo é a governabilidade, a sobrevivência de um país que só encontrará a saída através do redirecionamento de sua orientação política e econômica. Do contrário, teremos o aprofundamento das dificuldades e continuaremos caminhando, a passos largos, para uma crise institucional sem precedentes.

Não há como continuar com uma equipe de governo que se distanciou, que quase rompeu com o Congresso Nacional e que, por seus vícios sectários e métodos excludentes, estabeleceu uma verdadeira ruptura com a vida nacional.

Uma coisa é certa, se não podemos trocar de comandante, em pleno voo de turbulências, o mínimo que podemos exigir é a troca imediata da equipe de comando. A começar pelo copiloto, responsável maior por ter traçado a desastrada rota de voo.

*Marta Suplicy é senadora pelo PT-SP. Foi prefeita de São Paulo (2001-2004), ministra do Turismo (2007-2008) e ministra da Cultura (2012-2014).   Leia mais: facebook.com/MartaSenadora/

**Artigo publicado na Folha de S. Paulo em 13/03/2015

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/martasuplicy/2015/03/1602195

sexta-feira, 13 de março de 2015

Escola Profissionalizante recebe equipamentos no valor de cerca R$ 500 mil para o Curso de Ajustagem Mecânica e Usinagem


Na última quarta-feira (dia 11),  o prefeito Amauri Benedetti visitou a Escola Profissionalizante “Edison de Almeida”, em Morro Agudo  para conhecer os novos equipamentos recebidos através da parceria com o SENAI (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial), em um total de 16 tornos mecânicos, 02 retíficas plainas, 01 retífica cilíndrica e 01 fresadora, no valor de cerca de R$ 500 mil.

Há um mês, a Escola Profissionalizante recebeu 06 máquinas de solda para o processo MIG e MAG, além de 02 máquinas de solda para o processo TIG e eletrodo revestido.

Durante a visita, o prefeito Amauri conversou com os alunos sobre a importância de cada curso implantado com o objetivo de preparar profissionais qualificados para trabalharem nas empresas que virão a se instalar no Distrito Industrial e a geração de renda ao Município.

Desde o início da atual Administração, Amauri Benedetti determinou a remodelação da Escola e a implantação de novos cursos profissionalizantes para melhor atender os jovens e adultos que buscam qualificação profissional.

“Tenho um carinho muito grande pela Escola Profissionalizante, porque é daqui que sairá grande parte dos profissionais que assumirão postos de trabalho no Distrito Industrial. Não pouparemos esforços para dar todo o apoio na qualificação de mão-de-obra”, disse Amauri Benedetti.

Dia Internacional da Mulher foi comemorado na Praça da Matriz


No ultimo domingo, 08, a Prefeitura de Morro Agudo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou um evento na Praça da Matriz em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A festividade começou às 8 horas e se estendeu até ao meio dia, disponibilizando atendimento e orientações às participantes, bem como oferecendo gratuitamente orientação nutricional, aferição de pressão, manicure, maquiagem e cortes de cabelo.

“O apoio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Esporte foi essencial para cuidar e alegrar as mulheres morroagudenses que compareceram ao evento, também a presença dos profissionais de estética e beleza de Morro Agudo, além dos participantes do Programa Escola da Família foi fundamental para o sucesso”, disse o Secretário de Cultura Elton Martins.

As participantes do Programa Morro Agudo Mais Saudável se apresentaram no palco da Praça e deram um show de beleza e performance.

A Secretaria de Cultura divulgou um agradecimento aos profissionais: Marli Cabeleireira, Lucas e Lidiane Piovizan, Edilson Costta, Vanilda, Bruna Maquiadora, Gisa New Face, Salão Schiabel, Dri Hair, Bruna Ribeiro, Equipe do Projeto Ações Preventivas na Escola (APE), Nutricionista Lucimara Costa Gonçalves, Equipe da Escola da Família das Escolas Neuza Okano e Manoel Martins.

Muitos brindes e prêmios foram sorteados. A animação tomou conta do público presente que cantou, dançou e se alegrou com o que foi oferecido às mulheres neste dia.

Secretaria Municipal de Saúde mobiliza equipe para a Campanha de Vacinação contra HP


A Prefeitura de Morro Agudo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizando uma equipe para reforçar as atuais ações de prevenção para a Campanha de Vacinação contra o HPV.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica Maria José Ferreira, responsável pelas campanhas de imunização no Município, divulgou a nova faixa etária para a vacinação das meninas, que nesse ano será de 9, 10 e 11 anos.

As meninas com idade de 11, 12 e 13 anos, que iniciaram o esquema de 3 doses da vacina e não tomaram a segunda dose, deverão procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para serem imunizadas.

A infecção por HPV pode evoluir para uma lesão precursora de câncer e se não tratadas, em alguns anos as lesões evoluem para câncer de colo de útero, cujos sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.

A vacina HPV já foi introduzida em mais de 51 países como estratégia de saúde pública e é do tipo quadrivalente, ou seja, possui em sua formulação uma combinação de 4 tipos de HPV, o que previne a infecção e, consequentemente, os casos de câncer de colo de útero causados pelos tipos 16 e 18 e as verrugas genitais pelos tipos 6 e 11.

Fique atenta para os locais de vacinação: Centro de Saúde, UBS Celso Ibonan Roselino, UBS Mariano Volpon e UBS Nilson de Paula Carvalho.

O horário de funcionamento é das 08h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira e deve apresentar o cartão de vacina.

Guardas Municipais de Morro Agudo participam de capacitação com armas não letais


No último dia 4, o secretário municipal de Segurança Pública, Nelson Guirardelli e parte do efetivo da Guarda Municipal de Morro Agudo participou de um curso de capacitação e demonstração com armas e equipamentos não letais, em Ribeirão Preto, promovido pela Condor, fabricante de armas de bala de borracha, spray de pimenta, granada de gás lacrimogêneo, pistola de choque e outros.

O curso organizado pela Guarda Civil de Ribeirão Preto e ministrado pelo coronel Ricardo Soares, ex-integrante do BOPE da PM do Rio de Janeiro e  atual gerente do Centro de Formação da Condor, contou com a participação de Guardas Municipais de várias cidades da região.
Para o secretário Nelson Guirardelli, saber manusear e investir nesse tipo de equipamento é de suma importância para os gestores de segurança, porque possibilita aos agentes a aplicação do uso escalonado e moderado da força, ou seja, em certas ações nem sempre é viável o uso do cassetete, bastão Tonfa ou até mesmo de arma de fogo.