Saiba como se
prevenir de golpes com quatro dicas simples
De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela
MultiCrédito, empresa detentora do serviço TeleCheque, estima-se que ao menos
7,5% do total de cheques devolvidos anualmente têm como causa a fraude.
Os golpes com cheque podem acontecer de diversas formas: as
folhas podem ser adulteradas ou clonadas; os talões podem ser roubados de
instituições financeiras ou do próprio emitente e há, ainda, a possibilidade do
próprio fraudador confeccionar talões falsificados. Para evitar a dor de cabeça
e os prejuízos decorrentes do recebimento de um cheque sem fundos, há uma série
de medidas simples que os lojistas podem adotar:
1. Analise o comportamento do fraudador: de
maneira geral, os fraudadores apresentam uma série de atitudes características
– normalmente aparecem ao local de compra munidos de acessórios como notebooks
e celulares de última geração, roupas de grife, entre outros, para causar
impacto e intimidar os vendedores ou caixas; são bastante articulados e hábeis
para se relacionar com pessoas e costumam dar explicações desnecessárias sobre
o motivo das compras que estão realizando no estabelecimento. Além disso, podem permanecer por longos
períodos no estabelecimento, até que as filas estejam longas e os atendentes
bastante atarefados. Por vezes, os fraudadores podem aparecer acompanhados dos
cônjuges, filhos ou idosos para não levantar suspeitas
2. Analise o perfil
da compra: os fraudadores costumam pagar suas compras e as de terceiros sem se
importarem com valores altos; costumam também ter pressa excessiva na liberação
do crédito e na retirada da mercadoria. Os produtos mais cotados por
fraudadores são os de fácil revenda, adquiridos por eles em grandes
quantidades. É importante que os lojistas estejam atentos quando, na falta do
que foi solicitado, o consumidor altere rapidamente o pedido para outro tipo de
item, e nos casos em que, quando se tratar de um artigo que o estabelecimento
faça a entrega e/ou montagem (como móveis ou eletrodomésticos de grande porte)
o cliente fizer questão de levar pessoalmente. Desconfie também quando o
consumidor fizer várias compras no mesmo dia ou em um curto espaço de tempo;
3. Identifique o
consumidor: antes de direcionar o cliente ao caixa, tenha o hábito de perguntar
a ele sobre a modalidade de pagamento. Caso seja em cheque, explique ao
consumidor a necessidade de apresentação de documento original de
identificação, que pode ser RG, Carteira de Habilitação ou Cédula de Identidade
expedida pelos Ministérios do Exército, Marinha ou aeronáutica;
4. Verifique o
cheque: ao receber o cheque e com o documento do consumidor, verifique se as
assinaturas são compatíveis e confira o valor numérico por extenso. Não aceite
cheques rasurados, provisórios, de terceiros, sem documentação, previamente
assinados ou com valor superior ao da compra. Não hesite, no caso de dúvidas,
em solicitar o cartão do banco do cliente para confirmação dos dados.
É importante sempre
deixar claro para o consumidor que tais procedimentos têm por objetivo
resguardar pessoas honestas como ele, evitando a movimentação de cheques
fraudados. Por isso é importante que, ao fazer as verificações, os lojistas
sejam bastante discretos, com o intuito de evitar constrangimento e comprometer
a movimentação do estabelecimento.
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