Ouvir o coração: primeiro passo para
o sucesso
*Alexandre Slivnik
O que você quer ser quando crescer? O fato é que todos nós
ouvimos essa pergunta na infância e, dentro do enorme leque de possibilidades
da vida, cada um escolheu como resposta algo que deixou seu coração feliz.
Ao longo da vida, a resposta para essa mesma pergunta pode
ter mudado – porque nem sempre seguimos o caminho escolhido aos seis anos,
ainda mais no mundo atual em que há uma variedade enorme de profissões e tipos
de trabalho, muitos que nem imaginamos existir!
Quando eu era pequeno, por exemplo, nunca disse que queria
ser palestrante. Sonhava em ser palhaço, pois meu objetivo era propiciar
felicidade aos outros! Hoje, na minha carreira de escritor e palestrante,
consigo ver meu sonho de criança realizado, pois é justamente o que faço:
desencadear sensação de felicidade nas pessoas que leem meus textos ou assistem
minhas palestras. Conheci, depois de adulto, esse trabalho que me deixa pleno.
Uma criança pode desejar ser bombeiro, professor, médico,
enfim, escolher profissões com as quais tem contato. Contudo, no futuro, a
escolha pode ser outra e tornar-se muito mais certeira e coerente com o que, de
fato, ela ama. Em outros casos, porém, não há tanta realização... ou existe por
um tempo e depois não gera mais brilho nos olhos e isso é muito triste.
Todos temos uma missão e é preciso encontrá-la. Caso não
tenha identificado que caminho seguir, vale fazer as seguintes perguntas a si
mesmo: quem eu sou? O que eu busco? Quais são as minhas qualidades? O que eu
tenho de melhorar? Como quero ser conhecido? O que eu estou fazendo para
alcançar o meu sucesso? O que eu posso fazer e ainda não fiz?
Qual a diferença mais gritante entre aqueles que alcançam o
sucesso e aqueles que não conseguem? Fizeram as suas escolhas seguindo a voz do
coração. Conseguiram identificar aquela habilidade que nasce pronta e que
permite que execute essa ou aquela tarefa sem treinamento.... Isso chama-se
vocação, chamado de Deus. Soma-se a isto a persistência, proatividade, vontade
de vencer e ação. Somente assim, será possível se tornar um profissional
extraordinário, que são aqueles que sempre estão dispostos a fazer mais do que
se espera que ele faça, ou fazer apenas o que deve ser feito. Esses tornam-se
referencias nas organizações quando o assunto está relacionado a sua área.
As pessoas querem trabalhar para alimentar sua sede de
crescer, fazer a diferença, dizer que executam algo bem–feito e destacar-se
profissionalmente. Quando se faz o que se gosta e aquilo que acredita, os
ganhos seguem atraídos pela nossa energia. Até mesmo pessoas de grande sucesso,
que chegam aos milhões de dólares, podem fracassar e ser infelizes, se o
dinheiro for a única coisa que importa.
Não estou dizendo que os profissionais estão trocando a
remuneração em dinheiro por remuneração em “ felicidade”. O que quero deixar
claro é que o dinheiro sozinho não basta mais. Quero deixar uma frase
maravilhosa de Mario Sergio Cortella, doutor em educação, que sempre me inspira
muito. Ele fala de humildade e, ao mesmo tempo, da força do profissional
extraordinário: “Sei que sozinho não o farei, mas sei que sem mim não será
feito”.
Então mãos à obra e comece a construir, desde já a sua nova
história!
*Alexandre Slivnik é autor do
best-seller O Poder da Atitude, sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento
Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação Brasileira de
Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de
Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). Palestrante e profissional com 17 anos de
experiência na área de RH e treinamento, é formado em educação física pela
Universidade Mackenzie, com ênfase em qualidade de vida empresarial. É
atualmente um dos maiores especialistas em excelência Disney no Brasil, tendo
visitado e estudado profundamente os parques e feito os treinamentos do Disney
Institute sobre os temas excelência em liderança, inovação e criatividade,
qualidade em serviços e excelência em negócios. Leva periodicamente vários
grupos de executivos brasileiros para treinamentos in loco nos bastidores do
complexo Disney, em Orlando, nos Estados Unidos, para estudar e ensinar como as
empresas podem incorporar a mesma excelência e felicidade, o que é também tema
de suas palestras, cursos, treinamentos e seminários.
**Office 3 - Núcleo
de Comunicação
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