sexta-feira, 26 de junho de 2015

Óculos escuros protegem os olhos mesmo em dias nublados

Especialistas alertam que é preciso cuidado com as falsificações que não possuem os fatores de proteção

 Com a chegada do inverno, os dias ficam mais nublados e o uso de óculos escuros se torna menos frequente. Entretanto, especialistas indicam a necessidade de uso inclusive quando o sol não está aparente. “Em todas as épocas do ano, no verão ou no inverno, mesmo com dias nublados, há emissão de raios solares e é necessário proteger nossos olhos de alguma forma”, afirma a oftalmologista da Clínica Canto, Ana Paula Canto.
De acordo com ela, o acessório é tão imprescindível quanto o filtro solar para a pele. “Assim como os dermatologistas falam para que se passe filtro solar na pele, nós, oftalmologistas, recomendamos que  use óculos de sol com proteção ultravioleta para o dia”, compara. A proteção dos raios UV-A e UV-B deve ser de 99 a 100% e deve bloquear 75% da luz que chega aos olhos, o que irá preservá-los dos efeitos das radiações ao longo dos anos.
O diretor da Clínica Canto, o Dr. Marco Canto, ressalta que não basta apenas usar óculos escuros, é preciso ter um produto de boa procedência. “É aconselhável que a compra deve ser feita em lugares especializados.  Os óculos sem a proteção correta deixa passar uma maior quantidade de raios UV, pois com o escurecimento proporcionado pela lente faz a pupila se dilatar ainda mais”, alerta. Segundo o oftalmologista, o preço dos óculos pode determinar a qualidade e tecnologia utilizada para melhor proteção. “O produto falsificado ou comercializado por um custo baixo, normalmente não tem proteção ultravioleta e qualidade, consequentemente, prejudica a visão.”
Para saber se o produto é de qualidade, o consumidor deve observar o selo que atesta a proteção UV. “Independente da marca, se os óculos tiverem a devida proteção, ele será benéfico. Caso sejam apenas escuros, vão acabar prejudicando a visão, muito mais que auxiliando”, explica a Dra. Ana Paula. A oftalmologista salienta que os raios solares contribuem para a degeneração macular e para a formação de catarata. “Temos que evitar nos expormos ao sol sem óculos escuros. Ao usá-los estamos prevenindo o aparecimento dessas doenças”, ensina.

*Expressa Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário