sexta-feira, 24 de junho de 2016

Semana de Conscientização da Síndrome de Down é aprovada

Proposta do deputado estadual Roberto Engler aguarda sanção do governador

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, na noite de ontem (21), o projeto de lei 361/2013, de autoria do deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e que institui a Semana de Conscientização da Síndrome de Down. A proposta aguarda a sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para virar lei.
A Semana de Conscientização da Síndrome de Down deve ser realizada anualmente, coincidindo com o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. A campanha vai ter como objetivo a conscientização e compreensão da disfunção genética e a inclusão da pessoa com Síndrome de Down.
O projeto de lei prevê que as ações sejam realizadas em parceria pelas secretarias de Educação e Saúde e direcionadas, em especial, aos alunos das redes estadual e privada de Ensino, por meio de palestras e esclarecimentos, a fim de combater qualquer preconceito contra quem tem Síndrome de Down.
“A intenção é estabelecer uma campanha de conscientização que demonstre como quem nasce com a alteração genética da Síndrome de Down pode levar a vida normalmente. Trabalhar com o público das crianças e jovens pode ajudá-los a entender, desde cedo, que não há razão para qualquer discriminação”, disse o deputado estadual Roberto Engler.

Roberto Engler elaborou a proposta depois de sugestão do vereador francano Adérmis Marini (PSDB), que é autor de matéria semelhante em âmbito municipal. O dia 21/3 foi designado como Dia Internacional da Síndrome de Down, proposto pela Down Syndrome Internacional, porque a data, em inglês, 3/21, remete à trissomia do cromossomo 21, alteração genética causadora da síndrome causadora da síndrome e oriunda de um erro na divisão celular embrionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário