sexta-feira, 26 de agosto de 2016

6 séries de treino funcional para definir e secar a barriga
Exercícios também auxiliam no emagrecimento, melhoram a flexibilidade e o condicionamento físico

O treino funcional vem se tornando a primeira opção de quem quer emagrecer e definir a musculatura sem ter que passar horas em uma academia.
A modalidade oferece uma série de exercícios que tem como base movimentos realizados no dia a dia, como correr, agachar, puxar, girar e empurrar. “É um treino completo porque o aluno ganha força, equilíbrio, flexibilidade, resistência e condicionamento”, explica Bianca Barretos, profissional de Educação Física e instrutora de treino funcional da Fit Body Pilates Spa & Estética. “Tudo isso, fugindo da rotina de uma academia e podendo ser praticado em qualquer idade, respeitando claro, os limites de cada pessoa”, pontua.
Para a maioria dos exercícios o aluno utiliza o peso do seu próprio corpo para chegar aos resultados, porém o treinador pode criar séries com acessórios, como elásticos, cordas, hastes, bola de Pilates e peso, que vão trabalhar os músculos. “Um dos exercícios mais pedidos é para definir a barriga. E no treino funcional não existe aquele abdominal que todo aluno enjoa. "Usamos formas diferentes de fazer abdominal e de conseguir o resultado desejado”, afirma a instrutora de treino funcional.
A seguir, a educadora física separou uma série com seis exercícios que ajudam a queimar e definir os músculos da barriga, confira:
1 – Abdominal com bola e peso
Deite-se de costas sobre uma bola suíça com os joelhos flexionados em um ângulo de 90 graus e com os pés apoiados no chão e alinhados com os ombros. A bola deve estar sob os quadris e sob a parte inferior das costas. Segure um haltere sobre o tórax. Esta é a sua posição inicial. Flexione o tronco em direção ao joelhos, elevando o tórax. Pare quando o meio das costas não estiver mais tocando a bola. Faça uma pausa e retorne à posição inicial.
2 - Prancha
Deite-se para baixo com os cotovelos e pontas dos pés apoiados no chão. O tronco deve ficar elevado e alinhado. Fique nesta posição por 30 segundos e repita a série por 3 vezes, sempre com intervalos de 30 segundos entre elas. Se for iniciante pode apoiar também o joelho no chão. A força exercida para ficar nesta posição tonifica os músculos mais profundos da barriga.
3 – Abdominal infra com bola
Deite-se no chão e posicione a bola para pilates entre os seus tornozelos. Contraia os músculos abdominais e prenda a bola com as pernas. Eleve a bola com as pernas em direção ao teto, até que forme um ângulo de 90 graus com seu corpo. Segure a bola na parte superior por 0,5 segundo e se prepare para direcionar a bola lentamente até o chão, mas é importante que não deixe que esta toque o solo. Segure na parte inferior também por 0,5 segundo. Faça 3 séries de 12 repetições.
4 – Oblíquo alternado pernas e braços
Ainda deitada flexione as pernas e não as encoste no chão. Gire o tronco para o lado direito e estique a perna esquerda, depois, alterne os lados. Faça 3 séries de 15.
5 – Abdominal oblíquo cruzado
Deitada, com as mãos atrás da cabeça, deixe as pernas flexionadas e abertas na largura dos quadris e os pés apoiados no chão. Eleve o tronco e faça uma torção, estendendo um braço e levando a mão em direção ao joelho oposto. Volte e repita para o outro lado. Faça 10 repetições em ritmo normal + 10 em ritmo acelerado + 10 segundos em isometria.
6 – Treino Suspenso
A realização do treinamento suspenso inicialmente exige apenas as fitas de suspensão. Elas são fundamentais para a realização dos movimentos e podem ser facilmente transportadas por você para praticar os exercícios em qualquer lugar. Elas são resistentes e seguras para você realizar os movimentos sem se preocupar com falhas nos apoios. Com essa fita é possível realizar vários exercícios, um deles é a Prancha Suspensa: A série mexe com o abdômen e com os ombros. Com os pés nas alças em direção ao chão, suspenda o corpo, apoiando somente os cotovelos, braços e as mãos unidas no solo, semelhante à prancha regular. O desafio aqui é manter-se nessa posição o máximo de tempo que conseguir.

*Sacha Silveira Assessoria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário