sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Vale a pena encarar a piscina no inverno
Natação melhora doenças respiratórias típicas nesta época do ano

Se a chegada do verão leva muita gente para as academias, o inverno geralmente faz o papel contrário. É muito comum as pessoas deixarem de praticar atividades físicas quando as temperaturas caem, principalmente as feitas na água, afinal não é fácil encarar uma piscina, e toda a logística de ir pra academia, se trocar, ficar só com a roupa de banho, sair da piscina, enfrentar o chuveiro.
Mas, os motivos para não abandonar a piscina principalmente no inverno são muitos. Segundo o educador físico e gerente técnico da Companhia Athletica Ribeirão Preto, Jairo Luchetta, a natação é um dos esportes que mais auxiliam pessoas que sofrem de problemas respiratórios, típicos dos dias frios. “A prática de natação principalmente no inverno, consegue melhorar, evitar e aumentar o intervalo de crises respiratórias das pessoas que sofrem com esse problema que geralmente aparecem mais nesta estação. Isso acontece porque a pressão hidrostática e os músculos que auxiliam na respiração estão em constante trabalho, e a umidade da água facilita a troca gasosa”, explica o professor.
Por ser praticada dentro d'água, a natação tem outras vantagens como diminuição do peso corporal e consequentemente menos cansaço na atividade, além de menor elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial. “Os riscos de lesões com a prática de atividades físicas aumentam no inverno. Essas lesões são provenientes de uma falta de aquecimento das articulações e músculos, porém são menos prováveis dentro da água. Para idosos a recomendação é que seja feito um aquecimento maior antes de entrar na piscina”, orienta Luchetta.
O educador físico explica ainda que a natação não oferece riscos ao ser praticada no inverno, mas destaca a importância da piscina ser devidamente aquecida e o ambiente externo preparado para tal situação. É fundamental também tomar alguns cuidados como se agasalhar logo que sair da água, evitar choques térmicos com temperaturas muito baixas ou muito acima da temperatura da piscina, proteger sempre os ouvidos e secar bem os cabelos. “Na Companhia Athletica as atividades acontecem em duas piscinas cobertas e aquecidas, uma semiolímpica, com 25 metros, e uma para hidroginástica e iniciação infantil, de 12,5m x 8m. Mesmo com o frio, é importante manter os treinos para não perder o ritmo e uma estrutura que possibilite a continuidade das atividades é fundamental”, finaliza o profissional.

*Focco Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário