quarta-feira, 25 de maio de 2016

Prefeitura de Morro Agudo especifica estrutura e nível de shows em edital para garantir padrão e qualidade na 19ª Festa do Peão

 A Prefeitura de Morro Agudo - que este ano está buscando por parceria com empresas especializadas em realizações de eventos para promover a 19ª Festa do Peão - publicou edital onde deixa claro várias exigências a fim de garantir o padrão e a qualidade da Festa.
No edital, além de toda a documentação e laudos técnicos de engenharia e dos órgãos competentes quanto à segurança, a Prefeitura também especifica e exige a realização de praticamente todas as ações relacionadas à Festa como escolha da Rainha, Baile da Rainha, Desfile de Cavaleiros e Comitivas, dois dias de Entrada Solidária (troca de alimentos), doação dos alimentos para entidade local, rodeio profissional, espaço para stands de instituições locais no Recinto da Festa, bem como toda a estrutura desde arquibancadas e camarotes até palcos, som, iluminação, seguranças e shows artísticos.
De acordo com o prefeito Amauri Benedetti, o edital deixa claro para as empresas todas as responsabilidades que terão ao vencer a licitação e garante à população uma Festa com estrutura de ótimo padrão e grandes shows.
O edital prevê ainda os nomes dos artistas dentre os quais a empresa vencedora da licitação terá que contratar uma das opções propostas para cada dia da Festa.
Por exemplo, no dia 20 de julho, o show será de Mayara e Maraísa ou Guilherme e Santiago ou Zé Neto e Cristiano ou Zé Felipe ou Valéria Barros ou Rio Negro e Solimões;
Dia 21: Zé Neto e Cristiano ou Jorge e Mateus ou Henrique e Juliano ou Cabaré ou Wesley Safadão;
Dia 22: Zé Ricardo e Thiago, ou Fiduma e Jeca, ou Zé Neto e Cristiano, ou Mayara e Maraísa, ou Henrique e Juliano;
Dia 23: Jorge e Mateus, ou Cabaré, ou Bruno e Marrone, ou Pedro Paulo e Alex, ou Zé Neto e Cristiano.

Já no dia 24 será realizada uma apresentação de Caravana Musical ou Show Amigos (gênero sertanejo ou country) que consiste em um apresentador e no mínimo doze cantores ou duplas sertanejas/country, sendo que no mínimo uma dupla sertaneja/country deverá se apresentar com a banda completa, com início previsto a partir das 18 horas. 
Um novo Brasil

*Luiz Carlos Borges da Silveira

O final do ano de 2015 marcou trinta anos da Nova República, nome que se convencionou adotar para o período da redemocratização do país a partir do fim do regime militar e a posse do primeiro presidente civil desde 1964, José Sarney, substituto constitucional do eleito Tancredo Neves. Esse período foi de altos baixos na vida brasileira, encerrado com um dos maiores acontecimentos em termos de investigação e punição de crimes de corrupção. A Operação Lava Jato, pode-se afirmar, fecha esse ciclo de três décadas e sinaliza para um país passado a limpo, ou seja, um novo Brasil.
Por decorrência direta e indireta desse evento, o país vive atualmente uma nova situação, com a presidente afastada e a Nação dirigida por seu sucessor legal, o vice-presidente Michel Temer.
A indagação corrente nestes últimos dias tem sido esta: o que esperar do governo interino? Evidentemente não pode haver uma resposta definitiva, apenas conjecturas, análises e até palpites. Naturalmente, o sucesso do governo dependerá do sucesso de medidas que precisam ser tomadas para reequilibrar o país. O êxito fica condicionado igualmente a diversos fatores, entre eles apoio político, parlamentar e popular. O momento requer diálogo, compreensão e união nacional.
A situação tornou-se insustentável no governo Dilma. A presidente perdeu as condições de governabilidade. Por inexperiência e inabilidade na negociação política acabou sem apoio do Congresso, que se aproveitou da fragilização do poder. A presidente contabilizou forte rejeição popular face a erros na condução econômica e ficou sem sustentação inclusive na sua própria base e partidos aliados. Isto, somado aos problemas de corrupção, foi o âmago da questão do impeachement, embora o processo haja se baseado no único fundamento jurídico legal, as chamadas pedaladas fiscais.
Quanto ao presidente interino, deve se considerar que Michel Temer é pessoa preparada, tanto pela formação quanto pela gestão pública e vivência política. Está na vida pública há 50 anos, foi Procurador Geral do Estado de São Paulo, três vezes secretário no governo paulista, seis mandatos de deputado federal, três vezes presidente da Câmara Federal, além da atuação no núcleo do poder como vice-presidente da República.
A ele são atribuídos dois predicados relevantes: hábil articulador político e facilidade de diálogo. Debita-se ao novo presidente carência de apoio popular, de carisma e estreito envolvimento com o povo como possuem outras lideranças. Ele mesmo reconheceu, em entrevista, que lhe falta “inserção popular”. Mas isso poderá vir a conquistar, dependendo dos rumos que o país tomar. É oportuno lembrar que dois vices anteriores que assumiram não eram da simpatia popular: José Sarney, que tinha rejeição e desconfiança do povo, e Itamar Franco. Ambos se saíram relativamente bem, embora em circunstâncias distintas.
O certo é que para corresponder às expectativas dos brasileiros, Michel Temer terá de adotar medidas fortes e impopulares, notadamente nas áreas econômica e social. E necessitará de resultados positivos em pouco tempo. Para isso, depende primordialmente do apoio do Congresso Nacional, que por sua vez deve demonstrar grandeza, espírito público e trabalhar pelo Brasil com seriedade, firmeza e espírito patriótico, compreendendo muito bem a gravidade da situação.
Não se deve ignorar que este governo enfrentará uma oposição muito forte, articulada e de militância agressiva. Uma oposição rancorosa, como disse um analista asiático sobre o momento brasileiro. Trata-se de grupo que não perdeu uma eleição, mas foi afastado, transformado de situação em oposição.
Entre as reformas necessárias, duas delas já foram definidas, a trabalhista e a previdenciária, outras devem ser imediatamente colocadas na pauta, entre elas a reforma política, pois desta dependerá a organização de um país regido por moderno e efetivo regime político. E no conjunto de medidas, também urgentes do governo Temer, estão a reorganização econômica, sinais de controle e redução da inflação e do desemprego, apontando para o fim da recessão. São fatores influentes no mercado interno e na produção nacional, com positiva repercussão externa visando à reconquista da confiança dos investidores internacionais.
Acredito que um clima de mudança é sempre favorável. Depois de amargas experiências e situação tão adversa vividas nestes últimos anos, os brasileiros irão desejar um futuro melhor, futuro este que virá se todos atuarem na mesma direção. Foi assim que o país superou outras crises, e deverá superar a atual também.
*Luiz Carlos Borges da Silveira é empresário, médico e professor. Foi Ministro da Saúde e Deputado Federal.

** P+G Comunicação Integrada

O que falta ao mundo para que haja Paz?


Em tempo algum a civilização alcançou tamanho grau de tecnologia. Que falta, pois, para que haja Paz? Resta sublimar as ações do progresso com a Espiritualidade Ecumênica, que potencialmente nos acompanha — saibamos ou não saibamos, queiramos ou não queiramos — desde antes do berço e de que devemos ser proclamadores, como crentes em Deus. Naturalmente que entendido como Amor, Verdade e também Justiça, que “é o apoio do mundo”, ao passo que “a injustiça, pelo contrário, é origem e fonte de todas as calamidades que o afligem”, consoante o pensamento do filósofo Dietrich de Holbach (1723-1789).
Como escrevi em Dialética da Boa Vontade — Reflexões e Pensamentos, lançado em 1987: Num futuro que nós, civis, religiosos e militares de bom senso, desejamos próximo, não mais se firmará a Paz sob as esteiras rolantes de tanques ou ao troar de canhões; sobre pilhas de cadáveres ou multidões de viúvas e órfãos; nem mesmo sobre grandiosas realizações de progresso material sem Deus. Isto é, sem o correspondente avanço ético, moral e espiritual. O ser humano descobrirá que não é somente sexo, estômago e intelecto, jugulado ao que toma como realidade única. Há nele o Espírito eterno, que lhe fala de outras vidas e outros mundos, que procura pela Intuição ou pela Razão. A paz dos homens é, ainda hoje, a dos lobos e de alguns loucos imprevidentes que dirigem povos da Terra.
A Paz, a verdadeira Paz, nasce primeiro do coração limpo do homem. E só Jesus pode purificar o coração da Humanidade de todo o ódio, porque Jesus é o Senhor da Paz.

*José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com 


Sugestão de multa a quem mantém foco de Aedes aegypti pode estimular medidas de prevenção, avalia especialista

    A notícia de que o novo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, defendeu a aplicação de "multas severas" a serem aplicadas pelas prefeituras a quem mantiver focos do mosquito Aedes aegypti dentro de casa, pode estimular e intensificar as ações de prevenção. Essa é a avaliação do médico e professor da PUCRS, Fernando Kreutz. "Se o ministro, de fato, sugerir alguma ação neste sentido, não seria uma má ideia, visto que muitas pessoas acabam tomando alguma atitude quando o impacto é no bolso", pondera Kreutz.
   O cientista concorda que é preciso agir rapidamente para acabar com o mosquito e isso envolve toda a sociedade. "Lamentavelmente, a população não percebe a gravidade do assunto. Hoje, o impacto mais perverso são os casos de microcefalia que acometem milhares de famílias. E estas alterações são ainda a ponta de um iceberg, pois já há grande preocupação que outras alterações, ainda não são perceptíveis, possam atingir toda uma geração de brasileiros", alerta Kreutz.
   E o inverno não pode ser desculpa para relaxar. Isso porque os ovos do mosquito podem resistir a longos períodos de seca – até 450 dias, segundo estudos. Esta resistência é uma grande vantagem para o mosquito, pois permite que os ovos sobrevivam por muitos meses em ambientes secos, até que o próximo período chuvoso e quente propicie a eclosão.
   Por ser um mosquito com hábitos domésticos - cerca de 80% está nas residências - sua presença é mais comum em áreas urbanas. Sua infestação é mais intensa no verão, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas – fatores que propiciam a eclosão de ovos do mosquito. Para evitar esta situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do vetor, durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação de focos.
   Fernando Kreutz aconselha que as mesmas ações de prevenção, como eliminar os focos de água parada, usar repelente, tela, roupas compridas, e, agora a aplicação do larvicida biológico para uso doméstico, devem continuar fazendo parte da rotina das famílias.

*Camejo Comunicação
Atividade física ajuda a diminuir a perda de massa óssea
Alimentação rica em cálcio aliada à prática esportiva mantém a saúde óssea em dia

Assim como os músculos, os ossos também precisam de exercícios físicos para ficarem saudáveis. Caminhada, corrida, musculação, dança ou luta, a modalidade depende do gosto de cada de um. Vale lembrar que, a partir dos 30 anos, ocorre em nossa estrutura óssea a diminuição da massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais porosos com o passar dos anos.
 As mulheres devem se atentar ainda mais ao problema, já que sofrem com a falta de estrogênio, hormônio feminino que tem papel importante na fixação do cálcio nos ossos e que é produzido em menor quantidade pelo organismo após a menopausa.
 A prática de atividade física regular, duas a três vezes por semana, auxilia no fortalecimento dos ossos, estimulando o organismo a aumentar a reposição do mineral no osso. “A musculação, por exemplo, é a mais recomendada, pois o uso de sobrecarga fortifica as estruturas exploradas no treinamento. Mas os exercícios de impacto, em que o peso do corpo é deslocado, como corrida, futebol, vôlei, basquete e ginástica, entre outros, também são indicados,” esclarece o educador e preparador físico Eduardo Rodrigues.
Para o professor, o esporte deve ser prazeroso e bem realizado, pois a pessoa precisa gostar da atividade escolhida, divertir-se enquanto se movimenta. Ele também aconselha que é necessário passar por um check-up para evitar lesões ou outros problemas de saúde, além de buscar o acompanhamento de um profissional experiente.
Fora os exercícios físicos, é preciso ficar atento a ingestão de cálcio em quantidades suficientes na dieta favorecem, junto  com a atividade física manutenção da massa óssea. A principal fonte do nutriente vem do leite e seus derivados, mas o consumo na população ainda é muito baixo. Segundo a BRAZOS (Brazilian Osteoporosis Study) o brasileiro consome menos de 500 mg de cálcio por dia, nível abaixo dos 1.000 mg a 1.200 mg recomendado pelos médicos e nutricionistas. 
Para complementar a ingestão de cálcio na dieta, quando não for possível obtê-la pela alimentação, já há no mercado suplementos que oferecem 40% da ingestão diária recomendada do mineral de forma saborosa e prática, como Inellare, do Aché Laboratórios, que são tabletes mastigáveis, nos sabores chocolate e caramelo, que além do cálcio levam também vitamina D, para ajudar na absorção do mineral. Por não ser em comprimidos esse tipo de suplemento ajuda na proposta de uso diário para complementação do cálcio não ingerido pela dieta alimentar, pois é agradável e pode ser levado na bolsa e consumido sem a necessidade de água.


*Dezoito Comunicação (uma empresa do Grupo Rái) 
Elimine a gordura localizada das costas com o treino funcional

Além da papada e da gordurinha ao redor da cintura, existe mais um outro tipo de incômodo estético que costuma ser o terror das mulheres: a gordura das costas. Isso porque ela é difícil de ser escondida e fica bastante evidente, por exemplo, assim que você coloca o sutiã e vê os quilinhos extras saltarem pelas dobras. Acabar com o problema, no entanto, pode ser mais fácil do que você imagina.
 Para acabar de vez com essa indesejável gordura nas costas o treino funcional focado em alguns exercícios é um excelente aliado.
 “O exercício funcional virou uma alternativa para aqueles que estão cansados dos treinamentos convencionais de musculação. Nele é trabalhado o reflexo do que se faz no dia a dia, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Quem pratica o treinamento funcional ganha força, equilíbrio, agilidade, flexibilidade, resistência, coordenação e condicionamento físico”, exemplifica André Cano Fernandez, educador físico e especialista em treino funcional do Fit Body Pilates Spa & Estética.
Os exercícios localizados somados as atividades aeróbicas como, correr, pedalar, dançar, nadar e etc., são excelentes opções, pois, aumentam o metabolismo, enquanto fortalece os músculos da região, diminuindo a flacidez e consequentemente queimando a gordura local.
O educador físico e especialista em treino funcional do Fit Body Pilates Spa & Estética ensina como fazer algumas série capaz de eliminar este mal:
Remada Curvada: Para realizar o exercício é necessário ficar em pé, com as pernas afastadas na largura dos ombros e os joelhos semiflexionados. Segurar um pesinho em cada mão com os cotovelos ligeiramente flexionados. Incline um pouco o tronco à frente, mantendo a coluna reta. Execute o movimento estendendo os cotovelos sentindo as escápulas se unirem e voltarem. O ideal é realizar três séries de 8 repetições. Desta maneira, são trabalhados o músculo grande dorsal e rombóides.
Remada Unilateral: Neste exercício a mão e o joelho esquerdo devem estar apoiados em um banco, olhe para baixo, mantendo o tronco paralelo ao chão com a coluna reta. Segure um pesinho com a mão direita mantendo o braço estendido e alinhado com o ombro. Flexione o cotovelo elevando-o o mais alto possível e voltar à posição inicial. Realizar três séries de 10 repetições para cada lado também é a melhor opção para obter resultados. O músculo trabalhado nesta série é o grande dorsal.
 Crucifixo Inverso:  Sente-se em um banco, mantendo o tronco reto, pés unidos apoiados no chão. Flexione o tronco à frente, aproximando o peito das coxas. Segurar um pesinho em cada mão, deixando os braços estendidos ao lado do corpo. Elevar os pesos até formar um ângulo de 90° no cotovelo e voltar à posição inicial. Para essa atividade realize três séries de 8 repetições. Neste exercício é trabalhado o trapézio e posterior dos ombros, que ajudam a definir o local e diminuir a gordura na região.
 *Sacha Silveira Assessora de Comunicação





















Proteja seus olhos do frio
A falta de ventilação nos ambientes e a aglomeração de pessoas causam sensibilidade nos olhos e facilita a transmissão de doenças

Queda da temperatura, baixa umidade e resfriamento do ar são fatores que podem desencadear problemas nos olhos, deixando-os sensíveis e suscetíveis a doenças. Entre as mais comuns, neste período, estão a Síndrome do Olho Seco e as conjuntivites alérgicas. “A falta de ventilação nos ambientes e o ajuntamento de pessoas em lugares fechados facilita a transmissão de doenças”, ressalta o oftalmologista Dr. Marco Canto, diretor da Clínica Canto.
A exposição a aparelhos de ar-condicionado, aquecedores, ventiladores, poluição, uso excessivo de computadores e até algumas medicações podem levar à Síndrome do Olho Seco. “A doença é causada pelo baixo volume na produção de lágrimas ou por uma disfunção, que acarreta má qualidade da lágrima”, completa o médico.
Sensação de cisco no olho, queimação, ardor, sensibilidade à luz, embaçamento visual e olhos vermelhos podem ser indícios da Síndrome. “O lacrimejamento excessivo também é um sintoma, pois quando a qualidade da lágrima não é boa, a resposta do organismo é produzir mais lágrima”, considera o oftalmologista Geraldo Canto, da Clínica Canto. O médico esclarece que esses sintomas são piores ao final do dia, em locais com pouca umidade.
O tratamento para o problema pode ser feito com o uso de colírios ou gel, higiene das pálpebras, dieta alimentar para estimular a produção de lágrimas, correção cirúrgica das pálpebras e medicamentos anti-inflamatórios. “Procurar piscar frequentemente, evitar ambientes com ar-condicionado, aquecedores, fumaça e poluição, ou usar umidificadores de ambiente também ajudam no tratamento e na prevenção da doença”, lembram os oftalmologistas.
Dr. Marco Canto lembra que é possível prevenir o surgimento da Síndrome do Olho Seco. “As pessoas devem dormir em locais ventilado e umedecido e evitar ambientes climatizados e com poeira."
Conjuntivite bacteriana e viral
Outro problema mais comum durante o frio é a conjuntivite, que é a inflamação da conjuntiva, membrana que reveste a parte branca do olho e a superfície interna das pálpebras. A doença pode ser causada por vírus ou bactérias. “Na conjuntivite bacteriana o comprometimento é mais externo e os olhos ficam vermelhos, congestionados, com secreção purulenta (aspecto amarelado, grosso) que gruda nos cílios, sem lesões corneanas em geral”, explica.
Já na conjuntivite viral, a infecção atinge internamente o tecido conjuntival e a córnea. “Esse tipo de conjuntivite lesiona a célula, o que é muito mais grave, pois deixa mais sequelas e o tratamento leva muito mais tempo”, acrescenta.  Quando a doença se manifesta nas crianças os pais devem ficar ainda mais atentos, pois causa bastante irritação. “Geralmente o maior problema é mesmo o incômodo. A doença também pode alterar temporariamente a visão, ou seja, prejudicar a qualidade da visão do paciente”, alerta Dr. Marco Canto.
O médico ainda faz um alerta, principalmente, para aquelas pessoas com histórico da doença. “É necessário que os ambientes estejam sempre limpos. Mantas, cobertores e blusas de lã devem ser lavados e secos ao sol”.
*Expressa Comunicação


Morte por tabagismo: você pode evitar

Dia Mundial Sem Tabaco (31) "é uma oportunidade de reflexão sobre a importância de evitar a morte pelo vício de fumar”, afirma o presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo
 De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Segundo o presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Dr. Ibraim Masciarelli Pinto, embora a sociedade e a indústria contribuam para a existência do tabagismo, de um modo geral, a responsabilidade de abandonar o vício é do fumante, que além ser prejudicial para saúde, principalmente do coração, prejudica também os cofres públicos.
“É imensa a responsabilidade dos fumantes, quanto ao esforço para abandonar um vício letal e muito prejudicial às suas famílias, à sociedade e ao nosso país, que gasta cerca de R$ 20 bilhões por ano para tratar doenças provocadas pelo tabagismo”, afirma o especialista.
Em todo o Planeta, há cerca de dois bilhões de fumantes. “Se não forem tomadas providências, que dependem principalmente da consciência das pessoas, a epidemia será crescente e causará a morte de oito milhões de pessoas a cada ano até 2030”, alerta o cardiologista. “As preocupantes estatísticas da OMS", ressalta o médico, “têm congruência com a realidade do Brasil, onde 10,8% dos habitantes, ou aproximadamente 22 milhões de indivíduos, são viciados em tabaco”.
O Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado anualmente no dia 31 de maio, foi criado em 1987 pela OMS como marco na luta contra o grave problema, considerado uma epidemia global. “O fumo mata seis milhões de seres humanos por ano, 600 mil deles fumantes passivos, ou seja, atingidos involuntariamente pela fumaça expelida pelos viciados”, observa o presidente da Socesp, acrescentando: “O mais grave é que 31% das mortes atribuídas ao fumo passivo ocorrem em crianças, vítimas inocentes de um hábito insensato dos adulto.
O cardiologista ainda lembra que desde 2011, está em vigor a Lei Antifumo (nº 12.546/11), que proíbe a prática em locais públicos fechados, como ambientes de trabalho, transportes coletivos, shopping centers, restaurantes etc. “No entanto, muito mais eficaz do que a legislação é o despertar da consciência. Um exemplo da importância da mudança de comportamento é o fato de 40% das crianças, em todo o mundo, estarem expostas ao fumo passivo em suas próprias casas, nas quais as pessoas são soberanas para tomar decisões”, pondera o médico.
Sabendo da sua responsabilidade, para a diminuição e o impacto das doenças cardiovasculares no país e principalmente no Estado de São Paulo, a SOCESP promoverá nos dias 26 a 28 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, o 37º Congresso de Cardiologia. Com o tema central A Cardiologia Atual e Futura, o tradicional evento contará com diversas novidades e inovações e manterá algumas iniciativas de sucesso promovidas na última edição.
Por que o tabaco mata
O presidente da Socesp, Dr. Ibraim Masciarelli Pinto, explica que a fumaça dos cigarros contém 4,7 mil substâncias tóxicas. Somente no alcatrão há 40 compostos cancerígenos. A nicotina, a droga psicoativa do tabaco, causadora da dependência, aumenta a liberação das chamadas catecolaminas, como a adrenalina, noradrenalina e dopamina. Essas substâncias químicas contraem os vasos sanguíneos aceleram a frequência cardíaca e, assim, são causadoras de hipertensão arterial. O monóxido de carbono (CO), ao entrar em contato com a hemoglobina do sangue, reduz a oxigenação, podendo provocar doenças como a aterosclerose, que obstrui os vasos sanguíneos, causando infarto e outros problemas cardiovasculares. Isto ocorre porque o CO e outros componentes do cigarro facilitam a instalação de um quadro inflamatório geral no organismo, uma condição que está por trás do desenvolvimento de muitas doenças, dentre elas a própria aterosclerose.
“Não é sem razão que o tabagismo tenha relação com mais de 50 doenças”, frisa o cardiologista, citando dados da OMS: o vício é responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% por câncer de pulmão, 25% por doença do coração, 85% por bronquite e enfisema e 25% por derrame cerebral. “São inúteis medidas paliativas, como trocar o cigarro por charutos ou cachimbo. Os males de inalar a fumaça e as substâncias tóxicas são os mesmos. Por isso, é fundamental o esforço de cada um para largar de fumar, pois evitar a morte é um dever filosófico e ético de todos os que desfrutam o milagre da vida”, conclui o presidente da Socesp.

 *Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação 
Casa antialérgica no inverno: confira dicas e evite problemas respiratórios
Limpeza adequada de tapetes, carpetes, cortinas e principalmente colchões pode ajudar a acabar com os ácaros e bactérias

 Não é novidade nenhuma que o inverno aumenta as incidências de problemas respiratórios e doenças alérgicas. Há vários fatores que influenciam o desencadeamento de rinite, asma e sinusite, por exemplo, e vários deles podem estar dentro de casa. “Nessa época do ano é comum deixar a casa mais fechada para manter os ambientes mais quentes, mas é essa ventilação reduzida que acaba aumentando o acúmulo de poeira, ácaros e mofo”, explica Marco Lisboa, diretor do Grupo Vip House Mais, especializado em limpeza ecológica de ambientes residenciais e comerciais.
 O executivo comenta que a limpeza adequada de tapetes, carpetes, cortinas e, principalmente colchões, pode ajudar, e muito, a acabar com os ácaros e bactérias. “Os colchões são grandes causadores de alergias em adultos e crianças, pois concentram milhões de ácaros e quase ninguém lembra de fazer uma limpeza adequada neles”, comenta. “Nós utilizamos um equipamento americano chamado Rainbow, semelhante a um aspirador de pó, porém muito mais potente pois, além de realizar uma limpeza profunda, higieniza e purifica os colchões, eliminando 99,9% das bactérias”, complementa.

Ele afirma que o equipamento recebeu o selo verde internacional Asthma and Allergy Foundation of America e tem todo know-how de mercado, desde 1929, quando foi criado para higienizar ambientes hospitalares. “Devemos executar uma limpeza adequada não só em colchões, mas também em carpetes, tapetes e cortinas, que também podem se tornar grandes vilões nessa época do ano”, finaliza. 
Atletas da 3ª Idade de Morro Agudo participaram do 20º Jogos Regionais do Idoso, em Brodowski

Os atletas da 3ª Idade de Morro Agudo participaram 20º Jogos Regionais do Idoso (JORI), de 18 a 22, realizado em Brodowski, onde competiram 42 cidades. 
A delegação morroagudense contou com  40  competidores e seis integrantes na comissão técnica. 
O grupo todo se preparou com determinação e empenho para dar o seu melhor nas quadras, piscinas, pista de atletismo, mesas de jogos e palcos de apresentações coreográficas e de dança de salão.
Morro Agudo classificou-se em 1º lugar no Dominó e vai competir nos Jogos Abertos do Interior, em Barretos. 
No Atletismo feminino ficou em 3º lugar; na Natação feminina em 3º lugar e Natação masculina em 4º lugar e no Vôlei feminino classificou-se em 4º lugar. Os competidores morroagudenses disputaram também as modalidades de Coreografia, Dança de Salão, Malha e Truco. Na classificação geral ficou em 18º lugar.

bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado.
Para participar da competição, a delegação local contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria Municipal de Cidadania de Morro Agudo.

Realizados anualmente em formato de uma olimpíada, os Jogos Regionais do Idoso reúnem, a cada encontro, mais 2,5 mil pessoas, entre os atletas da 3ª Idade (60+) que disputam as provas esportivas e os profissionais envolvidos. Todos os participantes, por modalidade, categoria e sexo, recebem medalhas de participação.








sexta-feira, 20 de maio de 2016

Encerrada ontem (dia 19) em Morro Agudo a 1ª Semana de Orientação Empresarial e Serviços Municipais

O prefeito de Morro Agudo, Amauri Benedetti, acompanhado da vice-prefeita, Dra. Teresinha Sacoman e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Morro Agudo (ACIMA), Murilo Guilherme, visitou na manhã da última quarta-feira (dia 18), a unidade móvel do SEBRAE estacionada em frente à sede da Prefeitura, onde foi promovida a 1ª Semana de Orientação Empresarial e Serviços Municipais.
Encerrada ontem, dia 19, em parceria com a Prefeitura e a ACIMA, durante quatro dias, o SEBRAE ofereceu atendimento aos empresários e potenciais empreendedores sobre gestão empresarial, abertura de empresa e microcrédito.
O Sebrae Móvel, escritório itinerante do Sebrae/SP, presente na ação para levar conhecimento a futuros empreendedores e também a quem pretende tornar sua empresa mais competitiva por meio de atendimento presencial personalizado. O objetivo é fazer contato direto com os empreendedores, orientar quanto a questões do dia a dia da pequena empresa e incentivar melhorias nos resultados dos empreendimentos.
Consultores do Sebrae/SP apresentaram ferramentas de gestão de negócios e informações sobre o regime de formalização pelo MEI, sobre os pagamentos, direitos e deveres, além de oferecer ferramentas e kits de gestão para aumentar a eficiência dos empreendedores. A Prefeitura e os órgãos municipais participaram orientando sobre as exigências municipais que envolve a abertura da empresa.

O prefeito Amauri Benedetti falou sobre a importância de colaborar para que os empreendedores morroagudenses possam receber um atendimento especializado e assim melhorar seus negócios. Ele agradeceu ao SEBRAE e seus consultores e à diretoria da ACIMA por incentivar o empreendedorismo local.
Ideias estapafúrdias de Meirelles sobre a Previdência Social

A Força Sindical repudia qualquer tentativa de se fazer uma reforma da Previdência Social que venha a retirar direitos dos trabalhadores. As afirmações do ministro da economia, Henrique Meirelles, divulgadas hoje em veículos de comunicação, revelando a intenção de implantar a idade mínima para as aposentadorias, são inoportunas.
A estapafúrdia ideia defendida pelo atual ministro é inaceitável porque prejudica quem ingressa mais cedo no mercado de trabalho, ou seja, a maioria dos trabalhadores brasileiros. Vale lembrar que o último governo já fez mudanças no regime da Previdência Social que só resultaram em prejuízos para os trabalhadores.
A implantação da regra 85/95 progressivamente, implantada por Dilma, vai dificultando cada vez mais a aposentadoria. É bom lembrar que o governo Dilma já chegou ao absurdo de colocar lei para praticamente impedir a aposentadoria. Isto porque começou a ser aplicada a fórmula 90/100 para mulheres e homens, com a soma da idade e do tempo de contribuição. Esta fórmula torna praticamente impossível a aposentadoria para as pessoas com idade inferior a 65 anos.
Entendemos que qualquer mudança na Previdência deva ser amplamente discutida com a sociedade, e com os representantes dos trabalhadores, de forma democrática e transparente. Reafirmamos que não aceitaremos, em hipótese alguma, uma reforma feita na calada da noite, com o intuito de mexer nos direitos adquiridos.
A Previdência Social é um patrimônio do trabalhador e do cidadão brasileiro. Qualquer alteração tem como princípio que os aposentados recebam benefícios com valores suficientes para ter uma vida digna. Vamos resistir a mais este ataque a direitos e conquistas que, a duras penas, foram acumulados ao longo da história de lutas da classe trabalhadora brasileira. 
Acreditamos que o atual presidente, Michel Temer, seguirá os caminhos acordados com os trabalhadores e com as Centrais Sindicais nas reuniões realizadas recentemente, de manutenção de direitos e de articulação pelo crescimento do País e pela geração de empregos.
Não podemos deixar de destacar que valorizar as aposentadorias é uma forma sensata e justa de distribuição de renda.

*Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força) é presidente da Força Sindical
Presidentes de entidades de classe dizem o que esperam do Governo

Os presidentes da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e da Câmara Brasileira do Livro (CBL) expõem suas expectativas com relação ao governo do presidente em exercício Michel Temer, iniciado nesta quinta-feira (12 de maio).
José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abiplast e vice presidente da Fiesp, salienta que “são urgentes ações para reequilibrar o orçamento e tornar sustentável a trajetória da dívida pública”. Essas medidas, juntamente com o encaminhamento das reformas necessárias, “contribuirão para recuperação da confiança na economia brasileira, redução da taxa de juros e equilíbrio cambial”. Para ele, a retomada da competitividade da economia nacional depende das seguintes medidas: simplificação e redução da carga tributária para o setor produtivo; menor custo de financiamento; investimentos em infraestrutura; pesquisa e desenvolvimento (P&D); e avanço da educação, com consequente aumento na produtividade.
“Se começarmos hoje, aproveitando a energia positiva que brota da renovação do governo, o efeito positivo dessas medidas levará algum tempo para ser percebido, pois os resultados de mudanças estruturais profundas não são instantâneos. Seus impactos na economia demoram um tempo para se consolidar e produzir resultados concretos. Mas, precisamos fazer”, afirma Roriz.
Levi Ceregato, presidente da Abigraf Nacional, afirma ser premente a retomada do investimento público e privado em infraestrutura produtiva, social e urbana, incluindo o setor de energia, como petróleo, gás e fontes alternativas. Também é importante destravar o setor da construção. “Outra providência urgente é resgatar a competitividade da indústria de transformação, visando ao aumento da produção e das exportações. Nesse contexto, são urgentes políticas de incentivo às cadeias produtivas e voltadas à reindustrialização do Brasil. É necessário trabalhar para equalizar o câmbio, pois o dólar muito baixo limita as exportações e muito alto, encarece muito os insumos importados”. Como exemplo dessa questão cambial, Levi cita a indústria gráfica, que tem pago elevado preço pelo papel importado, devido à elevação do dólar, e enfrenta reajustes muito altos também da matéria-prima nacional.
 “Entendemos ser urgente, ainda, ampliar o financiamento de capital de giro para as empresas, bem como adotar políticas de fortalecimento do mercado interno para incremento dos níveis de consumo, emprego, renda e direitos sociais. E seguem sendo necessárias reformas estruturais do regime tributário, da previdência e trabalhista”, enfatiza Levi.
Rafael Cervone, presidente da ABIT, destaca “a predisposição do presidente em exercício Michel Temer de ouvir os setores produtivos, ao preservar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Mais do que preservar a Pasta, é importante manter no âmbito de suas atribuições a área de comércio exterior. Isso é necessário para fortalecer a posição da indústria nacional nas discussões de acordos e negociações internacionais, multilaterais e bilaterais”. É preciso considerar que o ministério e suas secretarias e organismos agregados têm longa experiência e conhecimento acumulado em temas muito estratégicos para o País”.                        
Cervone ressalta a importância de cada um dos órgãos do MDIC: “A APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que desempenha papel significativo, focado na busca de mercados e promoção comercial. Também é importante o trabalho da Secretaria de Comércio Exterior, que tem dentre suas funções a condução e gestão das políticas comerciais. A ABDI (Agência de Desenvolvimento Industrial) desempenha missão significativa no tocante à competitividade e avanço tecnológico. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) cria fundamentos de regulação, essenciais para a inserção global do Brasil e a celebração de acordos multi e bilaterais. E o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) precisa ser revitalizado e ter sua atuação agilizada, de modo que o registro de marcas e patentes ganhe velocidade compatível com o ritmo da economia mundial”.

O presidente da CBL, Luís Antonio Torelli, afirma que “a entidade está atenta a todos os passos para a superação da crise brasileira e continuará a cobrar robustas políticas  para a cultura  e para a educação, em especial para o livro e a leitura”. 

O Mundo Espiritual não é uma abstração

 

*Paiva Netto


Ao falar em Vida Extrafísica, refiro-me à existência vigente após o fenômeno chamado morte. O Mundo Espiritual, gosto de reiterar, não é algo abstrato, indefinido. Ele realmente existe, pleno de vibração e trabalho. Não o vemos ainda, por uma questão de frequência, obstáculo a ser desvendado pela atividade científica e suplantado pela evolução dos sentidos físicos, que se abrirão para novos céus e novos mundos. Disse Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista: “(...) Meu Pai não cessa de trabalhar, e Eu com Ele. (...) Não se turbe o vosso coração; crede em Deus, crede também em mim. Na Casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, Eu o teria dito a vós. Vou preparar-vos lugar. E, se Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais comigo” (Evangelho, segundo João, 5:17 e 14:1 a 3).
Estabelecem-se, de forma clara, na palavra do Divino Pedagogo, a existência e a atuação ativa, militante, do Mundo Espiritual sobre o material, por meio, por exemplo, dos Anjos Guardiães. Desse modo, é necessário que todos estejamos conscientes desse intercâmbio e saibamos lidar com essa realidade ainda invisível.
Rui Barbosa (1849-1923), notável jurisconsulto brasileiro, jornalista, escritor, embaixador, diplomata (denominado a “Águia de Haia”), parlamentar, ministro da Fazenda, estadista, captou este sublime propósito: “A morte não extingue, transforma; não aniquila, renova; não divorcia, aproxima”.
O Profeta Muhammad (560-632) — “Que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele!” — registra no Alcorão Sagrado: “Cada [um] tem protetores. Escoltam-no em turnos sucessivos, por ordem de Deus”.
O ensejo recorda-me o pronunciamento de Sua Santidade, o papa João Paulo II (1920-2005), em 2 de novembro de 1983 — que citei na revista Boa Vontade, edição 223, na minha página “Não há morte em nenhum ponto do Universo” —, ao dirigir-se aos fiéis reunidos na Basílica de São Pedro, em Roma: “O diálogo com os mortos não deve ser interrompido, pois na verdade a vida não está limitada pelos horizontes do mundo (...)”.
Daí a precisão de meditarmos sobre esse ponto. É compreensível que sintamos falta dos que partiram. Todavia, não nos devemos exceder em lágrimas, porque a nossa aceitável dor pode perturbar-lhes, no Plano Espiritual, a adaptação à nova conjuntura.
E prossigo no mesmo documento: (...) Doutora em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas pela Universidade de São Paulo — USP, a professora Jane Bichmacher de Glasman explica que “no pensamento judaico, vida e morte formam um todo, sendo aspectos diferentes da mesma realidade, complementares uma da outra”.
Vemos, portanto, que, sem o Mundo Espiritual, a jornada humana não teria sentido.

*José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.


Aproveitamento de Alimentos é o tema do curso promovido pelo Sindicato Rural de Morro Agudo em parceria com o SENAR dias 16 e 17

Em tempos de inflação alta, nada como saber aproveitar bem os alimentos para evitar o desperdício. Assim, Sindicato Rural de Morro Agudo em parceria com o SENAR/SP promoveu nos dias 16 e 17, o curso cujo tema foi “Aproveitamento de Alimentos”, realizado na Casa de Missões, em Morro Agudo.
O curso foi aberto pela coordenadora do Sindicato Rural, Laureane de Castro Torres que deu as boas vindas aos participantes e mais tarde, recebeu a visita da responsável pela Casa de Missões Claudete Bruza; do padre Silvio Cesar Aguillar; voluntaria Antônia Aparecida Fernandes e do arquiteto Fernando Cardoso.
O curso dividido em duas partes (teórica e prática) teve como instrutora Shirley Rosana de Oliveira e auxiliar Pedro Dias de Carvalho os quais ensinaram aos alunos o valor nutricional dos alimentos e suas qualidades; cuidados no processamento e no preparo do local, como higiene pessoal, do lar, utensílios e dos  produtos.
O objetivo principal do curso é ensinar os alunos a preparar os alimentos artesanalmente, aproveitando as cascas, talos e polpas dos produtos agrícolas para consumo familiar. Os participantes aprenderam a fazer uma série de receitas aproveitando os alimentos, como doces de cascas de frutas, sucos, farofa de casca de batata e até bife de casca de banana, além de receber informações sobre o valor nutricional dos alimentos.
“O curso foi desenvolvido para, além de estimular hábitos de alimentação mais saudáveis, possibilitar o aproveitamento integral de alimentos, gerando uma maior economia no lar e a redução do desperdício de alimentos”, explica a coordenadora do Sindicato Laureane de Castro Torres.

O curso ofereceu apostilas e todo o material específico, café da manha, almoço, lanche da tarde e certificado, tudo sem nenhum custo para o participante. Nesse caso, o almoço foram os pratos feitos pelos participantes aprovados por todos.











Aproveitamento de Alimentos é o tema do curso promovido pelo Sindicato Rural de Morro Agudo em parceria com o SENAR dias 16 e 17

Em tempos de inflação alta, nada como saber aproveitar bem os alimentos para evitar o desperdício. Assim, Sindicato Rural de Morro Agudo em parceria com o SENAR/SP promoveu nos dias 16 e 17, o curso cujo tema foi “Aproveitamento de Alimentos”, realizado na Casa de Missões, em Morro Agudo.
O curso foi aberto pela coordenadora do Sindicato Rural, Laureane de Castro Torres que deu as boas vindas aos participantes e mais tarde, recebeu a visita da responsável pela Casa de Missões Claudete Bruza; do padre Silvio Cesar Aguillar; voluntaria Antônia Aparecida Fernandes e do arquiteto Fernando Cardoso.
O curso dividido em duas partes (teórica e prática) teve como instrutora Shirley Rosana de Oliveira e auxiliar Pedro Dias de Carvalho os quais ensinaram aos alunos o valor nutricional dos alimentos e suas qualidades; cuidados no processamento e no preparo do local, como higiene pessoal, do lar, utensílios e dos  produtos.
O objetivo principal do curso é ensinar os alunos a preparar os alimentos artesanalmente, aproveitando as cascas, talos e polpas dos produtos agrícolas para consumo familiar. Os participantes aprenderam a fazer uma série de receitas aproveitando os alimentos, como doces de cascas de frutas, sucos, farofa de casca de batata e até bife de casca de banana, além de receber informações sobre o valor nutricional dos alimentos.
“O curso foi desenvolvido para, além de estimular hábitos de alimentação mais saudáveis, possibilitar o aproveitamento integral de alimentos, gerando uma maior economia no lar e a redução do desperdício de alimentos”, explica a coordenadora do Sindicato Laureane de Castro Torres.

O curso ofereceu apostilas e todo o material específico, café da manha, almoço, lanche da tarde e certificado, tudo sem nenhum custo para o participante. Nesse caso, o almoço foram os pratos feitos pelos participantes aprovados por todos.
Universitários de Morro Agudo contemplados com Bolsa de Estudos recebem certificados

Os 50 alunos sorteados e contemplados no Programa Bolsa de Estudos da Prefeitura Municipal de Morro Agudo, após a visita de assistentes sociais para a confirmação dos dados declarados no ato da inscrição, na manhã do último domingo (15),  receberam o certificado atestando e legitimando a participação no Programa.
A entrega dos certificados, no Auditório Euclides Borges da Silva contou com a presença da secretária de Educação Maria das Graças Saab Benedetti e da vice-prefeita Dra. Teresinha Sacoman.
O Programa consiste na doação de Bolsas de Estudos para estudantes universitários de até no máximo 50% limitados a R$ 250,00. 





Fundo Social de Solidariedade distribui cerca de mil cobertores através da Campanha do Agasalho

Em continuidade a Campanha do Agasalho promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Morro Agudo, a presidente Gabriela Ângelo Benedetti distribuiu cerca de mil cobertores. Aproximadamente 420 famílias foram beneficiadas com a doação de cobertores, para enfrentarem o inverno desse ano.

As famílias são cadastradas pela equipe da Secretaria Municipal de Cidadania, que anualmente faz um levantamento das pessoas que necessitam de auxílio. 









Detran.SP e Polícia Militar trazem educação para o trânsito às escolas de Morro Agudo

Com atividades lúdico-pedagógicas e recursos audiovisuais, programa Clube do Bem-te-vi conscientiza crianças a terem um comportamento mais seguro no trânsito. Cerca de 1,8 mil alunos da rede municipal participaram das aulas
O Clube do Bem-te-vi, programa educativo do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em parceria com a Polícia Militar (PM), iniciou esta semana suas atividades em Morro Agudo. Cerca de 1,8 mil alunos do Ensino Fundamental de seis escolas municipais da cidade serão beneficiados com a iniciativa, que começou na última terça-feira (dia 17) e termina hoje, dia 20, sob a orientação da cabo Regina Maria de Oliveira e cabo João Carlos Rodrigues da Silva.
Desenvolvido por meio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) da PM, o programa leva às salas de aula palestras e atividades lúdico-pedagógicas ministradas por policiais militares, que utilizam diversos recursos audiovisuais.
"O programa do Clube do Bem-te-vi tem como objetivo desenvolver nas crianças - que serão os futuros motoristas - a cidadania e a consciência de um trânsito mais humano”, fala Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice-presidente do Detran.SP.
Os alunos de Morro Agudo receberam o material didático do programa, que em 2015 completou 25 anos de existência. Além de cartilhas educativas de trânsito com as principais orientações abordadas, também foram distribuídas uma carteira de habilitação mirim e um talonário de multas mirim, para que os estudantes possam agir como verdadeiros agentes de trânsito.
O material conta ainda com um vídeo educativo (http://scup.it/7z4t) e um jingle (http://scup.it/84p9) para que as crianças fixem mais facilmente a mensagem sobre a importância da segurança no trânsito.
De forma lúdica, os alunos aprendem noções de segurança no trânsito, como a forma correta de atravessar a rua, o uso do cinto de segurança, os cuidados com brincadeiras nas vias públicas, regras para a condução de bicicleta, entre outras dicas.
“Além de conscientizar os estudantes, o principal objetivo do programa é transformá-los em multiplicadores de uma boa conduta no trânsito, pois o intuito é que o aprendizado das atividades seja repassado para seus familiares e amigos”, explica o capitão da PM Marcondes de Brito Maciel, coordenador do Clube do Bem-te-vi.

Clube do Bem-Te-Vi – Criado em 1990, o programa é coordenado e desenvolvido pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran.SP em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Mais de 1,4 milhão de alunos já foram atendidos em 3.874 instituições públicas e particulares de ensino de 264 municípios do Estado de São Paulo. 
Ações de prevenção ao Aedes Aegypti devem ser mantidas mesmo com a chegada do inverno

Dados de norte a sul do Brasil demonstram que, mesmo nas estações mais frias, é preciso continuar com o combate ao mosquito.
A infestação tem crescido de forma alarmante no país. Em Pernambuco, já bateu recorde com 45% das 184 cidades apresentando número de insetos acima do tolerável pelos organismos internacionais. O Rio Grande do Sul passou de 11 notificações de dengue em 2009 para 1493 em 2016.
 A chegada do inverno e, consequentemente do frio, não é motivo para a população relaxar com a proliferação do Aedes Aegypti. Isso porque os ovos do mosquito podem resistir a longos períodos de seca – até 450 dias, segundo estudos. Esta resistência é uma grande vantagem para o mosquito, pois permite que os ovos sobrevivam por muitos meses em ambientes secos, até que o próximo período chuvoso e quente propicie a eclosão.
   "É importante esse alerta, pois estamos em guerra contra uma epidemia muito séria. As pessoas devem continuar ao longo de todo o ano com as medidas de prevenção", alerta o médico, professor da PUCRS e doutor em Biotecnologia, Fernando Kreutz. O pesquisador lembra ainda que em muitas cidades, o inverno não é tão rigoroso, mantendo as temperaturas amenas ao longo dos meses da estação.
   Dados de norte a sul do Brasil demonstram que, mesmo nas estações mais frias, é preciso continuar com o combate ao mosquito. A infestação tem crescido de forma alarmante no país. Em Pernambuco, já bateu recorde com 45% das 184 cidades apresentando número de insetos acima do tolerável pelos organismos internacionais. O Rio Grande do Sul passou de 11 notificações de dengue, em 2009, para 1493 em 2016. A zika partiu do zero para 97 casos neste ano, e a Chikungunya já alcança 37 ocorrências.
   De fevereiro deste ano até o dia 2 de abril foram notificados 91,3 mil casos prováveis de zika no país. O Brasil passa por uma epidemia tríplice de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, já são 802 mil casos de dengue registrados em 2016 e 39 mil de chikungunya.
   "Com toda a certeza, o maior impacto e mais perverso são os casos de microcefalia que acometem milhares de famílias. Estas alterações são ainda a ponta de um iceberg, por isso há grande preocupação que outras alterações, ainda não são perceptíveis, possam impactar toda uma geração de brasileiros", alerta Kreutz.
   Um dos locais que merecem atenção especial são as piscinas, que podem se tornar abrigos para as larvas do Aedes. "Com a chegada das estações mais frias do ano, é comum que as piscinas, uma das principais atrações do verão, acabem ficando de lado. Mas esse esquecimento pode se transformar em um grande problema".
    Por ser um mosquito com hábitos domésticos - cerca de 80% está nas residências - sua presença é mais comum em áreas urbanas. Sua infestação é mais intensa no verão, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas – fatores que propiciam a eclosão de ovos do mosquito. Para evitar esta situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do vetor, durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação de focos.
   Fernando Kreutz aconselha que as mesmas ações de prevenção, como eliminar os focos de água parada, usar repelente, tela, roupas compridas, e, agora a aplicação do larvicida biológico para uso doméstico, devem continuar fazendo parte da rotina das famílias.

*Camejo Comunicação Empresarial 
Outono e Inverno: Tempo seco traz riscos à garganta
Ingerir bastante água e investir no consumo de frutas com grande quantidade de líquidos ajudam a prevenir incômodos na região

Com a chegada do frio e da baixa umidade do ar, o tempo seco predomina. Não é incomum observar pessoas tossindo ou pigarreando dentro dos escritórios devido ao ar condicionado ou mesmo nas ruas – sintomas que são ainda piores para quem já sofre de algum tipo de alergia respiratória. Diante desse cenário, é comum sentir incômodo na garganta, no nariz e nos olhos. Em alguns casos, esses sintomas já sinalizam gripes e resfriados.
 As irritações, em geral, acontecem porque os agentes responsáveis pelo agravamento das alergias, como a poeira e a poluição, ficam um período maior suspensos no ar. A baixa umidade, além contribui para que as crises alérgicas sejam desencadeadas, também modifica o funcionamento das vias respiratórias superiores e pode predispor ao aparecimento de doenças infecciosas, como gripes e resfriados
 “É muito comum que um sintoma leve ao outro. A obstrução nasal, por exemplo, mesmo que inicialmente seja isolada, leva a respiração pela boca e pode gerar desconforto e dor de garganta”, explica a gerente médica da unidade MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição) do Aché Laboratórios, Dra. Talita Poli Biason.
Durante o tempo seco, alguns cuidados básicos incorporados no cotidiano podem prevenir os problemas na região. Confira as dicas da gerente médica do Aché:
 . Beba bastante água: ingerir, no mínimo, dois litros do líquido todos os dias ajuda a manter o organismo hidratado, auxilia na prevenção de doenças respiratórias e alivia a irritação na garganta.
 . Mantenha o ambiente sempre higienizado: em casa ou no trabalho, é essencial deixar todas as superfícies limpas, pois evita a disseminação de microorganismos. Para isso, basta utilizar um pano úmido com água e sabão para remover o acúmulo de poeira.
. Lave as mãos: esse cuidado é necessário sempre que entrar em casa, na hora de manipular alimentos ou após usar o banheiro.
. Fique atento ao cardápio: invista no consumo de alimentos saudáveis e fontes de líquidos. Algumas sugestões são saladas variadas e frutas como melão, melancia, abacaxi, maçã, ameixa vermelha e morango.
. Pratique exercícios no horário certo: o ideal é treinar nos horários em que a umidade do ar não esteja tão baixa. Em geral, isso costuma ocorrer pela manhã. 
 Se mesmo com essas cautelas o indivíduo apresentar processos dolorosos da garganta, é importante buscar auxílio de um médico para que o mesmo estabeleça o diagnóstico e indique o melhor tratamento. Feito isso, dependendo do grau do processo inflamatório da região, o especialista pode sugerir o uso de medicamento de cloridrato de benzidamina. É que essa substância, por conta de suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e anestésicas, reduz os sintomas, ajudando no tratamento de amigdalites, faringites e laringites.

  *Dezoito Comunicação 
Mãos hidratadas e unhas saudáveis nas estações mais frias do ano

Manter as mãos bem cuidadas e unhas saudáveis faz parte da rotina semanal das pessoas. Durante as estações mais frias do ano (outono/inverno), alguns cuidados são fundamentais para que as cutículas bem hidratadas e a higiene garantida.
A nails designer e técnica em unhas, Cris Barreto, traz dicas importantes para manter a saúde das mãos sempre em dia.
Mãos e unhas impecáveis: Não remova as cutículas e use bases com vitaminas ou fortalecedores. Esfolie e hidrate sempre as mãos e as unhas.
Nada de manchas: As manchas decorrentes de esmaltações e do cigarro são facilmente eliminadas com um detox para unhas. Já as leuconiquias (manchinhas brancas), são decorrentes de algum trauma na matriz e somem no decorrer do crescimento das unhas.
Outros tipos de marcas podem indicar doenças sistêmicas, falta de vitaminas ou algum tipo de fungo. Nestes casos, o melhor é procurar a orientação de um médico dermatologista.
Cuidados: Mantenha uma alimentação balanceada e use produtos específicos. Evite o uso de alicates para remover as cutículas e opte por produtos específicos, como o removedor de cutículas.
A cada 15 dias faça uma limpeza profunda das unhas e em seguida hidrate-as com a cera nutritiva ou hidratante fortalecedor, enriquecido com manteiga de Karité, queratina e melaleuca, ou seja, possui um alto poder de hidratação. Quando usado com frequência, auxilia no rejuvenescimento e fortalecimento das unhas.
Utilize uma base antes do esmalte e dê preferência aos itens com vitaminas e/ou fortalecedores.

Detox: Quinzenalmente, aposte no detox para as unhas. O método é simples, bastando lixar as unhas e remover somente os excessos das cutículas.Com uma escova de dentes macia e úmida limpe a superfície das unhas com bicarbonato de cálcio. Faça uma esfoliação nas mãos e unhas, enxague-as e seque-as. Finalize com uma hidratação.