Consumidor
adota diferentes hábitos para economizar diante da conjuntura atual
Economizar não tem sido uma tarefa fácil para o
consumidor, ainda mais nesses tempos de alta inflação, que corrói o poder de
compra e faz com que muitos consumidores excluam do carrinho itens que se
acostumaram a consumir nos últimos anos.
De acordo com a APAS - Associação Paulista de
Supermercados, diante do atual cenário, o consumidor tem se comportado dentro
de um raciocínio lógico para economizar: verifica pontos de vendas mais
baratos; faz compras apenas em determinado período do mês; opta por diferentes
tipos de embalagens (com mais produtos a um preço menor); troca marcas
convencionais por mais baratas e até deixa de comprar itens.
O gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo
Mariano, explicou que a alta dos preços não só influenciou o comportamento do
consumidor, como refletiu nas vendas. "De todas as vendas dos
supermercados em um mês, 36% foram realizadas nos dez primeiros dias do mês em
2014. Já em 2015 esse número subiu para 40%. Ou seja, as pessoas estão concentrando
suas compras no início do mês, para aumentar seu poder de compra", diz.
Para o gerente, técnicas como essa ajudam, mas, ainda
assim, prevalece o velho conselho recomendando todos a pesquisarem os preços.
"O consumidor precisa pesquisar bastante antes de ir
ás compras. Um exemplo importante é escolher que tipo de loja é a mais adequada
para o seu perfil de compra. Não adianta comprar em grande quantidade e acabar
consumindo mais, sem ter nem onde estocar", comenta.
A dica é compartilhada pelo superintendente da entidade,
Carlos Correa, que afirmou que, por conta da redução da atividade econômica,
insegurança na manutenção do emprego e crédito escasso, as pessoas estão com
seus orçamentos comprometidos.
"Além de pesquisar preços, o consumidor deve buscar
os estabelecimentos que tragam maior conveniência - a proximidade de casa -, já
que hoje, cada vez mais, as pessoas carecem de tempo", comentou o
superintendente.
Outra dica valiosa é aproveitar as promoções feitas pelos
supermercados, que podem contribuir para encher o carrinho de compras.
*Phabrica de Ideias
Nenhum comentário:
Postar um comentário