sexta-feira, 29 de abril de 2016

Secretaria de Saúde prepara para a Campanha de Vacinação contra a Gripe, com início amanhã, dia 30

A vacina é eficaz contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B

A Prefeitura de Morro Agudo, através da Secretaria Municipal de Saúde está se preparando para a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza, que terá início amanhã, dia 30 e vai até o dia 20 de maio, com o objetivo de reduzir a disseminação das doenças e suas complicações.
O "Dia D" da Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2016 terá início amanhã, dia 30, quando as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas, das 08h00 às 17h00, exclusivamente para a vacinação.
Por orientação do Ministério da Saúde, serão imunizados os grupos classificados como prioritários: crianças com idade entre seis meses e 5 anos; doentes crônicos; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da área de Saúde; gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).
A vacina demora pelo menos duas semanas para fazer efeito, sendo eficaz contra os três tipos do vírus da gripe mais circulantes no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Em adultos, a dose é única. Para crianças, o esquema vacinal é de duas doses - com intervalo de 30 dias entre elas - para que o sistema imunológico complete a proteção. Crianças que foram vacinadas no ano passado, neste ano receberão somente uma dose. Recomendações - Com a gripe chegando mais cedo este ano no estado de São Paulo e com muitos casos do tipo mais grave, o H1N1, algumas recomendações podem fazer a diferença na prevenção da Influenza A.
Como se prevenir: Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável; Evitar locais com aglomeração de pessoas; Mantenha os ambientes ventilados; Evitar o contato direto com pessoas doentes;  Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; Evitar tocar olhos, nariz ou boca; Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir, espirrar ou usar o banheiro; Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e não usar medicamentos sem orientação médica.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Cognetti informa que a meta é vacinar no mínimo 80% do público alvo. "Temos a determinação do prefeito Amauri Benedetti para nos empenharmos ao máximo nessa tarefa. Estudos mostram que a vacina contra a Influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, por isso, vamos mobilizar os grupos prioritários para comparecerem às unidades de Saúde do Município para receber a vacina".

Nenhum comentário:

Postar um comentário