sexta-feira, 13 de maio de 2016

Governador autoriza concurso para diretor de escola

São 1.878 cargos a serem preenchidos em todo o estado de São Paulo

Despacho do governador Geraldo Alckmin (PSDB), publicado no Diário Oficial de hoje (29), autoriza a Secretaria Estadual da Educação a realizar concurso público para o preenchimento de 1.878 vagas para o cargo de diretor de escola. A medida tem sido insistentemente solicitada pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e por entidades da Educação, em especial a Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo).
Há 15 dias, o deputado Roberto Engler apresentou requerimento de informação (107/2016) dirigido à Secretaria da Educação, tratando do assunto. Como forma de expor a relevância do tema, o parlamentar questionou o número atual de diretores em atividade, o número de cargos vagos e a previsão de preenchimento dessas vagas. Argumentou ainda que as solicitações para a realização do concurso remontam a 2013.
“A contratação de novos diretores e a implantação de um processo que privilegie a liderança e a gestão adequada da unidade têm tudo para impactar positivamente o ambiente das nossas escolas e colaborar, obviamente, para condições pedagógicas favoráveis. O diretor é a alma da escola e precisamos, cada vez mais, de pessoas bem preparadas e com um vínculo forte com a comunidade escolar exercendo essa função”, disse o deputado Roberto Engler.
A realização do concurso público para selecionar novos diretores tem sido debatida entre o deputado Roberto Engler, entidades de classe, a Secretaria da Educação, a Secretaria Estadual da Casa Civil e a Secretaria Estadual de Planejamento há bastante tempo. Como os cargos vagos têm sido ocupados por diretores substitutos, a contratação de titulares não deve implicar em despesa adicional para a folha da Educação.
Essa argumentação foi exposta diretamente ao governador Geraldo Alckmin em reunião intermediada pelo deputado estadual Roberto Engler, ocorrida no fim de setembro do ano passado, no Palácio dos Bandeirantes. Desde então, os estudos necessários para a realização do concurso foram solicitados pelo governador e avançaram mais rapidamente.

 “Acreditamos que, com a autorização do governador Geraldo Alckmin, a Secretaria Estadual da Educação deva começar, em breve, a preparar os próximos passos necessários para viabilizar a publicação do edital para o processo de seleção. Vamos aguardar essas próximas etapas”, afirmou o deputado Roberto Engler. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário