sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Como economizar energia durante o verão


Tramontina Eletrik dá dicas sobre cuidados que ajudam a reduzir o consumo e aumentar a segurança de suas instalações durante os meses mais quentes do ano

 

Os meses de verão também podem ser utilizados para economizar energia, desde que algumas práticas simples sejam adotadas. Ações simples e pequenas mudanças de hábito podem proporcionar uma economia significativa no consumo de energia, sem abrir mão do conforto e bem-estar. Para ajudar o consumidor a aproveitar melhor o verão a Tramontina Eletrik, fabricante de materiais elétricos, dá as seguintes dicas:

 Geladeira - Outro eletrodoméstico que permite reduzir o consumo através da mudança de hábitos é a geladeira. Nesse caso o consumo sobe à medida que se torna frequente o ato de abrir e fechar a porta, principalmente em curtos espaços de tempo. Isso acontece porque ao abrir a porta o ar quente de fora penetra no interior da geladeira, fazendo com que o compressor do equipamento atue para novamente baixar a temperatura, elevando o consumo de energia.

Ar-condicionado - O equipamento é um grande consumidor de energia, portanto, para minimizar o consumo é preciso combater o desperdício. Para isso, toda vez que este aparelho for ligado, portas e janelas devem estar fechadas. Assim, haverá confinamento do ar frio e o desempenho do equipamento será melhor.

 Ventilador - Apesar de normalmente ficar ligado por muitas horas seguidas, o ventilador não se caracteriza por ser um grande consumidor – geralmente, os modelos não passam de 125W de potência. Mesmo assim, é fundamental mantê-lo desligado quando não houver ninguém no ambiente, para economizar energia.

Viagem – Quem viaja deve adotar algumas medidas, tanto para baixar o consumo, como para aumentar a segurança nas residências. A Tramontina Eletrik orienta que todos os equipamentos sejam desligados das tomadas. Alguns deles, como micro-ondas e aparelhos de DVD, por exemplo, têm displays e luzes de stand-by que ficam consumindo energia enquanto os proprietários estão fora.

Tirar os equipamentos das tomadas também aumenta a segurança. Quando os equipamentos ficam conectados, mesmo desligados, podem ser vítimas de uma eventual sobretensão elétrica, que pode levar à queima dos produtos. Em situações mais críticas, a sobretensão pode provocar um incêndio no imóvel. Para evitar o problema, a Tramontina Eletrik recomenda a instalação de dispositivos de proteção contra surtos (DPS) no quadro de força.
*Via Pública Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário