sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Técnicos do SENAR se reúnem com pais para apresentar o Programa Jovem Agricultor do Futuro a ser implantado no Santo Inácio


O Programa Jovem Agricultor do Futuro, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em breve deverá ser implantado no bairro Santo Inácio, em Morro Agudo em uma parceria entre o SENAR/SP e Rotary Club de Morro Agudo, com o apoio da Prefeitura Municipal.

No último dia 30, a equipe do SENAR formada pelo instrutor técnico Luiz Renato Pereira, a instrutora pedagógica Bruna Caroline Pereira e a tesoureira do Sindicato Rural de Sales Oliveira e coordenadora do SENAR Beatriz Schmidt Godoy Bonadio reuniram-se com os pais do bairro Santo Inácio, convidados pela coordenadora do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário Marcia Ap. Santana Marson, com a participação do presidente do Rotary de Morro Agudo Marco Antônio Figueiredo Filho, a coordenadora da Casa da Amizade Ana Paula G. Figueiredo e dos rotarianos Sebastião Alves Cangerana e Maria Inês de Oliveira.

As aulas Programa Jovem Agricultor devem começar no próximo mês de março, em uma área de 2.500 m² cedida pela Prefeitura de Morro Agudo e terá 35 alunos (no máximo), de 14 a 17 anos, no período contrário ao da escola.  

O Programa tem 600 horas distribuídas no período de até 9 meses com carga horária diária de 4 horas, divididas  em 150 dias letivos. No final do Programa o participante recebe certificado, desde que tenha alcançado o mínimo de 80% de frequência.

Objetivos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)

No ano passado o SENAR desenvolveu 124 turmas totalizando em média 2.700 jovens de 14 a 17 anos e para 2015, a perspectiva é de capacitar 3 mil jovens.

 O objetivo do Programa é auxiliar e incentivar o jovem a ampliar o autoconhecimento, pesquisar sobre as possibilidades existentes no meio rural atualmente e sobre as perspectivas de mercado de trabalho.

 Desenvolve as competências para que se tornem pessoas autônomas, responsáveis e cidadãos atuantes; profissionais que correspondam às exigências do mundo do trabalho de seu tempo e que dominem as competências gerais requeridas para ser um profissional da agricultura e da pecuária; para que desenvolvam o espírito empreendedor.

 O Programa teve início em 2006 com o nome de Jovem Aprendiz Rural, quando foram implantadas 06 turmas como piloto em Itapetininga, Ribeirão Bonito, Botucatu, São Manuel, Jundiaí e Santa Fé do Sul. De 2006, até os dias de hoje, o Programa Jovem Agricultor do Futuro contabiliza cerca de 16 mil participantes

 Em 2013, o nome foi alterado para Jovem Agricultor do Futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário