sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Cuidado com a desidratação infantil no verão!


Motivada pela perda de líquidos e sais minerais do corpo, a desidratação é um fenômeno comum no verão, atingindo principalmente crianças e bebês. O aumento da transpiração ou uma intoxicação alimentar são as principais causas do problema.

De acordo com o Dr. Rubens Feferbaum, vice-presidente do Departamento de Nutrição da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), a criança e o bebê possuem características de risco para a desidratação. “Quanto menor a idade, maior a necessidade de líquido, devido a relação de porcentagem de peso. Além disso, as crianças possuem uma capacidade limitada de retenção de líquidos”.

O pediatra alerta que para prevenir a desidratação infantil é fundamental que os pais fiquem atentos aos sinais de sede. “No caso de uma criança pequena, que ainda não sabe falar para pedir água, o adulto deve ficar atento à frequência e cor da urina, sendo que se a coloração estiver escura significa que houve um acúmulo de xixi na fralda e portanto é necessário hidratar. É fundamental que o cuidador verifique se a boca do bebê está seca e ofereça água com frequência, principalmente no verão”.

Embora na maioria dos casos, o leite materno supra a necessidade de hidratação do organismo do recém-nascido, dr. Rubens diz que em dias muito quentes, a administração de um pouco de água pode ser recomendada. “É necessário verificar a condição da urina do bebê, se a quantidade estiver muito reduzida, a hidratação deve ser feita com água pura”.

Quanto à quantidade de água recomendada, o médico alerta que o cálculo é feito de acordo com metabolismo, peso e idade da criança. “Por exemplo, uma criança de 10kg deve beber 1 litro de água por dia, uma de 15 kg tem a necessidade de cerca de um litro e meio, para aquelas acima de 20kg recomendo 1,7 litro  de água. Lembrando que isso seria o mínimo”.

Segundo o pediatra, o tratamento da desidratação é basicamente a reposição dos líquidos perdidos. “Em casos de diarreias e vômitos, que também são bastante comuns no verão, pode-se oferecer uma solução hidratante ou soro caseiro”.

 “Vale destacar que quando falamos de hidratação, falamos essencialmente de água. Mesmo que bebidas carbonatadas (com gás adicionado) e sucos, assim como alguns alimentos, contenham água, devemos sempre dar preferência para a água pura. Ainda é importante evitar oferecer refrigerantes ou bebidas doces porque isso gera uma sede maior, além de que essas bebidas com muito açúcar não são convenientes para uma criança”.
*Acontece Comunicação e Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário