sexta-feira, 15 de abril de 2016

Dia 30 de abril terá início a campanha de vacinação contra os três tipos do vírus da gripe mais circulantes no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B

A Prefeitura de Morro Agudo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde está se preparando para promover a Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza, do dia 30 de abril a 20 de maio, com o objetivo de reduzir a disseminação das doenças e suas complicações.
O "Dia D" da Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2016 vai acontecer no sábado (dia 30), quando as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas, das 08h00 às 17h00, exclusivamente para a vacinação.
Por orientação do Ministério da Saúde serão imunizados os grupos classificados como prioritários: crianças com idade entre seis meses e 5 anos; doentes crônicos; idosos com 60 anos ou mais; profissionais da área de saúde; gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).
O tempo para a vacina fazer efeito é de pelo menos duas semanas,  sendo eficaz contra os três tipos do vírus da gripe mais circulantes no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Em adultos, a dose é única. Para crianças, o esquema vacinal é de duas doses - com intervalo de 30 dias entre elas - para que o sistema imunológico complete a proteção. Crianças que foram vacinadas no ano passado, este ano só recebem uma dose.
O secretário municipal de Saúde, Sebastião Cognetti, a meta é vacinar no mínimo 80% do público-alvo. "Temos a determinação do prefeito Amauri Benedetti para nos empenharmos ao máximo nessa tarefa. Estudos mostram que a vacina contra a Influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, por isso, vamos mobilizar os grupos prioritários para comparecerem às Unidades de Saúde do Município para receber a vacina", fala o Secretário.
Recomendações: Com a gripe chegando mais cedo este ano no estado de São Paulo e com muitos casos do tipo mais grave, o H1N1, algumas recomendações podem fazer a diferença na prevenção da Influenza A.
Como se prevenir: Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável; Evitar locais com aglomeração de pessoas; Manter os ambientes ventilados e Evitar o contato direto com pessoas doentes; Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; Evitar tocar olhos, nariz ou boca; Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir, espirrar ou usar o banheiro; Em caso de adoecimento, procurar assistência médica; Não usar medicamentos sem orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário