sexta-feira, 22 de abril de 2016

Ópera Curta dá início a temporada 2016 e apresenta adaptação da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, em São Joaquim da Barra, sábado, dia 23, às 20h00, com entrada franca

No dia 23 de abril, São Joaquim da Barra recebe o espetáculo “La Traviata – a ópera contada e cantada”, adaptação da ópera de Giuseppe Verdi e do libretista Francesco Maria Piave, baseada no romance “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho. A apresentação faz parte do programa Ópera Curta, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O espetáculo é gratuito, com 1h30 de duração e será às 20h no Auditório Arthur Parada, Rua Maranhão, nº 2.074 - fone: (16) 3818-2351,entrada gratuita e classificação 14 anos.
A distribuição de ingressos para os espetáculos é de responsabilidade das prefeituras dos municípios participantes.
“La Traviata” é baseada em um acontecimento real e conta a história do romance entre a cortesã parisiense Violetta Valery, que deixa tudo para morar com o jovem aristocrata, Alfredo Germont. Giuseppe Verdi foi o mais importante compositor italiano do século XIX e suas obras são executadas em teatros do mundo inteiro.
Na adaptação do programa Ópera Curta, o espetáculo oferece à plateia uma visão objetiva das relações ente os personagens, provocando uma reflexão sobre os seus sentimentos e também sobre como a prostituição é vista ainda hoje, sem perder de vista a história da ópera.
Com isto, a questão central passa a ser o amor de Violetta e Alfredo sob o ponto de vista do pai do jovem e sua rejeição à Violetta. O espetáculo conta ainda com referências à obra de artistas famosos como Balthus, Vermeer, Van Gogh e Velazquez.
A direção do espetáculo é assinada por Cleber Papa e Rosana Caramaschi e o responsável pela direção musical é Luís Gustavo Petri.
O Ópera Curta se utiliza da música original de cada ópera, mas com dramaturgia própria e inédita. Em quase cinco anos de existência, o programa já passou por diversas cidades do interior paulista – só em 2015 foram 37 municípios e mais de 13 mil pessoas. A temporada vai de março a outubro, sempre com entrada gratuita.
Ficha Técnica:
Concepção - Cleber Papa e Rosana Caramaschi
Direção, Dramaturgia e cenografia - Cleber Papa
Direção musical e arranjos - Luís Gustavo Petri
Violetta Valéry - Caroline Di Come / Taís Bandeira
Alfredo Germont - Gilberto Chaves / Giovanni Tristacci
Georges Germont - Pepes do Valle
Pintor - José Maria Cardoso
Design de Luz - Joyce Drummond
Músicos - Ulisses Nicolai (Violino 1); Ricardo Sanzine (Violino 2); Margareth Yahagi (Viola); Rossana Nicolai (Cello); Pedro Macedo (Baixo).

Bailarino - Mário Talarico

Nenhum comentário:

Postar um comentário