sexta-feira, 1 de abril de 2016

Estresse e obesidade são alguns dos principais sinais para realização do check-up cardíaco

Medida preventiva é importante para a detecção precoce de doenças

A maioria das doenças relacionadas ao coração é assintomática, o que leva muitas pessoas a diagnosticarem alguma anormalidade apenas quando ela ocorre, como o infarto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 mil pessoas morrem anualmente, no Brasil, decorrente de problemas cardíacos. Mas, muitos desses problemas podem ser diagnosticados precocemente por meio do check-up.
Segundo Fernando Alves, cardiologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, os exames preventivos são baseados em alguns aspectos do paciente. “Familiares com alterações dos níveis de colesterol, presença de diabetes, hipertensão arterial, obesidade, stress ou histórico de infarto e derrame, são perfis de pacientes que devem contar com acompanhamento médico para realização de exames regularmente”, destaca.
Normalmente, o check up é composto pela análise do histórico clínico do paciente, além de exames complementares como eletrocardiograma, raio X de tórax, dosagem do colesterol, triglicérides, glicemia, uréia, creatinina e exame de urina.
Caso haja o diagnóstico de alguma patologia, como pressão arterial ou colesterol alto, o controle da doença é indicado pelo especialista de acordo com cada caso e deve ter acompanhamento médico regular. Já em pacientes que não possuem os principais fatores de risco, a consulta ao cardiologista pode iniciar a partir dos 30 anos e a cada ano.
“O que geralmente ocorre é os pacientes mudarem os hábitos de vida pouco antes de realizar o check-up. Isso é um erro, uma forma de mascarar a doença, dificultando o diagnóstico”, finaliza o especialista.


*Imagem Corporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário