sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Faça nova a tua vida... ou pelo menos o seu ano


Que este ano-novo, pode até ser uma vida-nova, ora, se propor a mudar faz parte da natureza do ser humano, se faça verdadeiramente cada um de nós novo, diminuindo a ansiedade, imprimindo o ritmo de tartarugas e a leveza das gaivotas, regando de ternura e compaixão os sentimentos mais profundos. 

Não se mire no sucesso dos famosos, mire-se em você mesmo, assume seus talentos e seus limites, acredite em sua criatividade e abrace com amor sua singularidade. A inveja minora a autoestima, motiva o ressentimento e abre no coração do invejoso um precipício.

Faça o contrário, seja solidário, oxigene a própria vida, estenda as mãos aos outros, não se torne refém do seu egoísmo.

Troque a maldade pela bondade. O ódio destrói somente a pessoa que odeia. Não faça difamações e injúrias. Faça pelo menos dois elogios por dia. Sua saúde espiritual agradece.

Você já pensou, temos apenas uma existência aqui na terra, não desperdice a sua. O seu tempo é precioso não perca-o com programas sobre criminalidade, telenovelas e Big Brother e não navegue aleatoriamente pela internet, mergulhando em imagens e informações que tem um único objetivo: encher o bolso de quem não tem o menor escrúpulo.

Leia muito, reflita bastante, busque o silêncio, especialmente o da alma, mesmo no barulho do mundo, pois encontrará a si mesmo e alguém muito maior que você que quer estar junto a você , mas precisa ser ouvido. Centre sua vida em bens infinitos, os finitos passam.

Não confunda o urgente com o prioritário. Não se guie pelos modismos e não dê importância ao que é fugaz ou supérfluo, não troque a Nona Sinfonia de Beethovem pelo sertanejiquitite e nem uma boa salada pelo fast food. Faça como os bons filósofos, observe quantas coisas são oferecidas que você não precisa para ser feliz. Aliás, a única coisa que interessa é ser feliz. Não deixe passar um dia sem um momento de oração e mergulhe de vez em quando em seu interior, recusando a compactuar com a mentira, com as máscaras e com as aparências presentes em propagandas enganosas.

Batalhe para eliminar os preconceitos e as discriminações. Busque sempre alegria, fé, descontração, simpatia, cordialidade, afinal a vida é breve, passa depressa e de definitivo, só a morte.

Preserve o meio ambiente, despolui o ar, a água e, fundamentalmente, a sua mente para diminuir o aquecimento pessoal e global. A natureza é nossa mãe, do ar à comida, tudo ela nos fornece. Dela viemos e a ela voltaremos.

Construa um espaço em seu dia para conectar-se com o transcendente. Permita Deus acampar em sua singularidade. Observa atentamente, pode ser com os olhos fechados, para enxergar onde Deus espera que se coloque a serviço de quem precisa de sua generosidade. Seja feliz!

 

*Professor Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário