sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Qual a importância de estudar Inglês no mundo globalizado?


Essa é uma pergunta que muita gente se faz. Mas, na realidade, ela deveria já ter perdido completamente seu direito de existir. Por quê? Muito simples. A importância do inglês no mercado de trabalho é total. Sem saber falar inglês será  impossível conseguir uma colocação numa grande empresa.

O inglês é a língua chave para o mundo dos negócios. Hoje em dia, quanto mais idiomas você falar fluentemente, mais importante e mais longe você evoluirá em sua vida profissional. Assim, torna-se muito simples entender a importância do domínio do inglês diante das exigências cada vez maiores de qualificação na disputa de vagas de emprego.

Mesmo em empresas onde raramente você usará o inglês em suas atividades corriqueiras, o domínio do idioma lhe garantirá o devido destaque na hora de uma promoção ou de uma colocação num posto melhor ou numa vaga para uma cidade que deseje.

No mercado de trabalho, o inglês é tão básico como saber ler e escrever ou saber operar um computador com os softwares básicos para escritório. Assim, como em todos os outros pré-requisitos, o domínio do inglês deve ser buscado desde cedo. De preferência começar na infância. Desta forma, ao chegar à idade de encarar a busca pelo primeiro emprego, o jovem já terá o domínio completo e será capaz de “sentir” o inglês como se fosse sua língua materna. Contudo, não se iluda, isso não será fácil. Basta analisar-se a quantidade de pessoas que fazem cursos de inglês para depois sofrerem uma espécie de “bloqueio” e simplesmente não conseguir falar uma única palavra; apesar de entenderem e conseguirem escrever no idioma.

Além disso, é importante fazer-se entender que o aprendizado do inglês deve ser sempre em modo de imersão total. Ou seja, deve ouvir músicas, ver filmes e assistir canais de TV (se possível) sempre em inglês e sem legendas. Dessa forma, aumenta a percepção das nuances da língua e fica muito mais fácil captar e aprender corretamente a forma como ingleses ou americanos falam. Hoje temos a oportunidade de viajar para outros países e realmente perceber a necessidade de falar inglês nessas situações. Ou mesmo passar alguns dias na praia e se deparar com estrangeiros de várias partes do mundo conversando no idioma. Sem falar da quantidade de matéria da “media” que recebemos em inglês como músicas, seriados, filmes e etc.

E a pergunta fica: O que mais você está esperando para iniciar ou dar continuidade aos seus estudos? Nunca é tarde para investir em sua formação pessoal e profissional. O futuro começa agora.

*Jean Galindo é tradutor, professor e proprietário da Global Centro de Ensino, em Morro Agudo

Um comentário:

  1. O inglês é importantíssimo para a nossa formação profissional, mas eu acho que além disto seu aprendizado nos traz a sensação de realização pessoal, elevando nossa auto estima. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir