sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Seguradora global sugere pequenas ações para reduzir a probabilidade de invasão durante as férias, período em que as residências são mais visadas


A Zurich, empresa global de seguros que atua em mais de 170 países e está presente no Brasil há 32 anos, tem como missão ajudar a comunidade a identificar e compreender riscos e, a partir disto, se proteger contra eles. Seguindo este ideal, a companhia formulou um material de fácil compreensão e genérico, com orientações que minimizam a possibilidade de residências sofrerem assaltos e roubos. Considerando-se as férias de verão no Brasil, este é o momento certo para se analisar o reforço de proteção.

Dicas para quando viajar

- Deixe a chave com uma pessoa de confiança e peça que ela cuide do local, retirando a correspondência da casa ou na portaria de prédio.

- Para não deixar evidente que a residência está vazia, uma alternativa pode ser o uso de temporizadores ou fotocélula nas lâmpadas para que elas apaguem durante o dia e acendam à noite. Outra possibilidade é pedir que alguém de confiança acenda as luzes durante a noite e apague durante o dia.

- Desligue a campainha. Assim, se alguém suspeito tocá-la, não terá certeza se você está ou não na casa.

- Evite comentar com pessoas estranhas que você vai viajar. Isso vale para suas redes sociais também.

- Reforce a porta principal com fechaduras auxiliares. Quanto às demais portas e janelas, feche com trancas ou cadeados.

Dicas para o dia a dia

Para o dia a dia, existem muitas formas de proteger uma casa contra assaltos e roubos. Aqui estão listadas as formas mais simples e acessíveis:

1 - Algumas regras gerais de segurança

- A primeira coisa que deve saber é que não existe nenhuma forma perfeita para impedir por completo um roubo. Todos os sistemas de proteção simplesmente impedem ladrões amadores e atrasam assaltantes profissionais.

- Rotinas diárias que você tem no seu dia a dia ajudam os possíveis assaltantes a saberem se você está em casa ou não. Tente, sempre que possível, quebrar este tipo de rotina.

- Nunca fale com um estranho sobre quando vai sair de férias ou quando não vai estar em casa.

- Não deixe nada que possa facilitar um assalto: chaves escondidas por baixo de um vaso, escadas, etc.

- Mesmo quando não está em casa, pelo lado de fora do imóvel é preciso que se tenha a impressão de que ela não está vazia. Use temporizadores para ligar e desligar luzes, televisões e rádios.

2 - Instalação de luzes de proteção contra assaltos

- A instalação de luzes exteriores de proteção com detectores de presença ou ligadas a um temporizador podem ter um efeito muito importante contra um possível assaltante.

3 - Melhorias de proteção em portas

- As portas e as janelas são geralmente os pontos mais vulneráveis de uma casa. Assim, estes devem ser os primeiros pontos aos quais atentar.

- As portas de acesso ao exterior deveriam ser, idealmente, blindadas com vários pontos de fixação. Se optar por uma porta blindada não se esqueça de ter um batente adequado.

- Contudo, se a porta blindada não for viável, a alternativa é ter a melhor porta possível e, para isto, reforce a segurança com dispositivos mecânicos fortes e de qualidade: dobradiças, fechaduras e trancas.

4 - Segurança de janelas

- As janelas devem, sempre que possível, ter um filme de segurança no vidro em ambos os lados. Este filme impede que o vidro se parta facilmente, o que atrasa a ação de ladrões.

- Ter vidro duplo é outra boa providência que dobra tanto o trabalho quanto o barulho.

- Ter grades de segurança e tranca acessível apenas do lado interno são outras formas de retardar invasões.

- Analise o emprego de grades ou barra de segurança na janela, porque podem impedir (ou dificultar) a saída dos proprietários em casos emergenciais.

5 - Sistemas de alarmes de proteção

- Os sistemas de alarme são uma forma muito boa de dissuadir os assaltantes e de avisar outras pessoas sobre algo fora do comum. Há muitos tipos de alarmes, que podem ser um investimento alto. Por isto a escolha deve ser bem pensada.

- Há detecção de invasão, como arrombamento de porta, quebra de janela, ou percepção de alguém no interior da residência.

- Os alarmes podem ser sonoros, ouvidos por vizinhos e pelos próprios ladrões, ou alertar somente a polícia e a central de alarmes.

- Também há opção de acionamento de telefone pré-determinado, com mensagem de alerta.

*Agência B9B – Open thinking

Nenhum comentário:

Postar um comentário