Procon-SP dá dicas para que
consumidor não seja prejudicado durante greve de bancários
Diante da paralisação
dos funcionários dos bancos, o Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da
Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, elaborou algumas
orientações para que o consumidor não seja prejudicado. Veja quais são elas:
. Para não ser
cobrado de eventuais juros, o consumidor deve ficar atento aos prazos de
vencimento das contas, a greve não afasta a obrigação de pagar em dia.
Em caso de
dificuldade, entre em contato com a empresa credora e solicite outras opções
para fazer o pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas e outros
correspondentes bancários, código de barras para pagamento nos caixas
eletrônicos, dentre outros.
O consumidor deve documentar esse pedido
enviando por e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por
exemplo, pois caso o fornecedor não disponibilize opções para quitar o débito,
possa reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.
Na falta de funcionários da instituição
bancária, para sua segurança, nunca aceite ajuda de estranhos ao utilizar os
caixas eletrônicos. A guarda da senha e do cartão é de responsabilidade do
correntista.
Lembrando que algumas redes de
supermercados e casas lotéricas recebem o pagamento de boletos e contas de
água, luz, gás e telefone.
*Fundação Procon-SP
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