Publicação do Ipea mostra papel
crucial da escola para redução da violência
Lançado no último dia 8, esta
quinta-feira, no Portal Ipea, o trabalho analisa a desigualdade do modelo
educacional brasileiro e aponta seis canais para afastar o jovem do crime
O papel crucial que um adequado processo educacional pode
exercer no desenvolvimento infanto juvenil e na prevenção aos crimes é o foco do
estudo Trajetórias Individuais, Criminalidade e o Papel da Educação, do técnico
de planejamento e pesquisa do Ipea Daniel Cerqueira, que está disponível no Rio
de Janeiro para agendamento de entrevistas por solicitação ao e-mail
ascom@ipea.gov.br. O texto foi publicado no Portal Ipea ( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), dia 8, na última edição do Boletim de Análise
Político-Institucional.
O trabalho evidencia que, na maior parte dos casos, a
provisão de serviços de educação pública segue mais eficiente para as regiões
mais ricas das cidades, em detrimento das mais pobres. “Fica claro que o Estado
brasileiro não apenas não consegue efetivar políticas públicas bem-sucedidas
para mitigar crimes, como ele próprio é um dinamizador da violência, ao investir
na perpetuação das cidades partidas”, analisa Cerqueira.
O técnico percebeu que, em localidades pobres, com mais
homicídios, como nas periferias das cidades, existem diferenças substanciais
nos indicadores de oferta do serviço escolar, em que a complexidade da gestão
média de alunos por turma e o indicador de carga de trabalho por professor
estavam entre os piores do país.
Além disso, segundo Cerqueira, “o modelo educacional
brasileiro não é moldado para reconhecer diferenças sociais e individuais e se
orienta exclusivamente pela oferta mecânica de conhecimentos enciclopédicos”. A
publicação trata das trajetórias individuais desde a primeira infância e pontua
o papel socializador da supervisão, orientação e educação e seus efeitos de
longo prazo. “Buscamos os determinantes dos desajustes comportamentais e sócio
emocionais que podem contribuir para aumentar a probabilidade da delinquência
juvenil”, explica.
Por fim, a publicação
trata das políticas de segurança pública preventivas, voltadas para a educação
e focalizadas nas crianças e nos jovens moradores de bairros e comunidades com
maiores desvantagens socioeconômicas. A pesquisa encontra seis canais pelos
quais a educação formal no ensino básico pode exercer efeito para afastar o
jovem da trajetória do crime. Confira aqui.
Boletim de Análise Político-Institucional
O trabalho faz parte
da nona edição do Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi), periódico
semestral cujo objetivo é divulgar reflexões e estudos sobre os temas tratados
na Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia
(Diest) do Ipea. Os artigos têm diferentes orientações temáticas e
metodológicas, refletindo a pluralidade característica da diretoria.
Vídeo: Assista ao comentário de Daniel Cerqueira sobre o
estudo
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
www.ipea.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário