sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Agressão ao fígado pelo uso de anabolizantes em discussão no Congresso da SBH

De 30 de setembro a 3 de outubro, o WTC Convention Center, em São Paulo,  será palco do XXIII Congresso Brasileiro de Hepatologia, realizado pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH). A expectativa é a de que compareçam 1.500 congressistas de todo o Brasil para debater temas como as hepatites virais B, C e Delta; a cirrose hepática; a esteatohepatite não alcoólica e os tumores do fígado

O uso de anabolizantes como fator de risco para agressão hepática é um tema de interesse atual, e será discutido pela Dra. Helma Cotrim, membro titular da SBH e professora titular de gastro-patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.
Anabolizantes, em geral injetáveis, são utilizados com frequência nas academias de ginástica por jovens, visando resultados estéticos e aumento da massa muscular em atletas, principalmente pelos fisioculturistas. Entretanto, essas drogas possuem testosterona exógena, em sua maioria em doses elevadas, que podem acarretar em agressão ao fígado.
“Uma pesquisa realizada em academias de ginástica de Salvador, Bahia, envolvendo mais de 900 jovens adultos, mostrou que 20% deles utilizam anabolizantes há mais de 6 meses e através de USG e exame de sangue identificou-se algum fator de risco ou alterações relacionadas ao fígado”, alerta dra. Helma.
O estudo também avaliou se o nível de testosterona nos homens participantes e observou um aumento expressivo, em relação ao grau normal para a faixa etária, sugerindo que o uso destas drogas de forma inadequada pode alterar significativamente as condições hormonais masculinas.
“Durante o Congresso, serão discutidas as principais causas de agressão tóxica ao fígado e, entre elas, os esteroides anabolizantes. Esses podem causar hepatite tóxica, esteatose e tumores (neoplasias).Lembrando que em doses farmacológicas, sob prescrição, para tratar algumas doenças, o uso não prejudica a saúde. Mas para fins estéticos, com utilização contínua, os anabolizantes podem causar não apenas agressão ao fígado, mas também a outros órgãos”, comenta.

*Acontece Comunicação e Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário