sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Morro Agudo atinge ótimo desempenho na Avaliação Nacional da Alfabetização

A Rede Municipal de Ensino de Morro Agudo obteve ótimo desempenho na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Os resultados, que se referem ao ano de 2014, foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e são comemorados pela Secretaria Municipal de Educação.
O teste avalia a proficiência em Língua Portuguesa focada na leitura e escrita, e em Matemática de alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de todo o Brasil. A prova, composta por 20 questões de Matemática e 17 de Língua Portuguesa, analisa os resultados numa escala que varia de 1 a 4, sendo o menor insuficiente e o maior ótimo.
 Na divisão entre os níveis de avaliação, o desempenho dos estudantes morroagudenses em 2014 em Matemática atingiu 35,89% no nível máximo, contra 30,08% de 2013. Em leitura, o nível 3 foi o que mais se destacou com 43,68%, contra 36,23% de 2013.
A produção escrita também foi avaliada a partir de três textos elaborados pelos alunos. Numa escala de 1 (insuficiente) a 5 (ótimo), o resultado foi o seguinte: os níveis mais elevados 4 e 5, somaram 89,01% do total.
A secretária municipal de Educação, Maria das Graças Garcia Saab Benedetti, a Avaliação Nacional de Alfabetização está inserida no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, do governo federal. “Os resultados dessa avaliação é importante porque nos permite verificar o panorama atual da Educação, não apenas em Morro Agudo, mas em todos os municípios brasileiros”, disse a secretária de Educação.
“Os resultados alcançados são gratificantes e uma recompensa aos professores pelo trabalho realizado. Além do esforço dos alfabetizadores, o incentivo da Secretaria e da Administração Municipal são importantes para o desenvolvimento de projetos pedagógicos nas unidades escolares e dinamização da aprendizagem”, fala a Secretária.

O prefeito Amauri Benedetti parabenizou os professores e todos os profissionais da Rede Municipal de Educação pela conquista. “Certamente, o resultado é fruto de um esforço conjunto. Nosso desafio é melhorar os índices a cada ano. Para isso, quero reafirmar o compromisso da minha Administração com a Educação”, conclui Amauri Benedetti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário