sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Saudades de Morro Agudo

Prezado(a) Leitor(a)

Bom dia!
É com muita alegria e com muita honra para mim que, pela primeira vez, tenho a felicidade de escrever um artigo para um jornal de Morro Agudo, o conceituado e tradicional “A Tribuna de Morro Agudo”. Além disso, através deste jornal, posso falar com o povo da cidade onde nasci e que, até hoje, com meus 89 (oitenta e nove) anos, levo, Brasil afora, dentro de meu coração.
Talvez, o(a) Sr.(a), prezado(a) Leitor(a), se pergunte: “Mas, quem é esse cara?”
Com licença do Sr., vou ter que falar um pouco de minha humilde pessoa a fim de atender a seu pedido e conseguir me apresentar. Mesmo porque se o Sr. gostar e a Srta. Maria Inês de Oliveira o permitir, terei oportunidade de escrever outras vezes.
Meu nome é José Antonio Tobias. Aqui, em Alta Floresta, Mato Grosso, onde moro há vinte anos, a mais de 3.000 km de Morro Agudo, em plena Mata Amazônica, chamam-me de Prof. Tobias, ou de Dr. Tobias (tenho doutoramento pela PUC de Porto Alegre). Aí, em Morro Agudo, meus parentes me chamavam e ainda me chamam de Zezé; entre eles estão o Carlos (Carlos Devanir Franchi) e sua esposa, a Idelma assim como o Cid Franchi e sua esposa Cida.
Meus avós foram pioneiros de Morro Agudo. Por parte de minha mãe, sou da Família Franchi e por parte de meu pai, sou da Família Tobias. Tive a felicidade de passar a infância em Morro Agudo. Fiz o primário, hoje chamado ensino fundamental, no Grupo Escolar de Morro Agudo. Brinquei com os meninos e meninas dos Castro, dos Dancini, dos Denipoti, dos Tormena, dos Ferrari, dos Nishi, dos Chaim, dos Messias, dos Portugueses e  de muitos outros. Meu pai, Antonio Moizés Tobias era muito conhecido e querido do pessoal antigo.
Hoje, aqui em Alta Floresta, tenho Faculdades com dez cursos. Este ano começamos com Engenharia Civil. No final do ano, faremos o primeiro vestibular de Enfermagem e estamos trabalhando, agora, para trazer o Curso de Medicina.
Tenho saudades de Morro Agudo. Muita saudade. De vez em quando, vou aí matar (ou aumentar) a saudade. Atualmente, por gentileza do Marquinhos Aventureiro, tenho a felicidade de receber jornais, fotos e notícias de nosso querido Morro Agudo.
Num dos livros que escrevi, tenho vinte páginas sobre Morro Agudo de antanho, onde narro a infância que passei aí. O título do livro é “Dr. Tobias: sua vida e a UNIFLOR”. Várias pessoas de Morro Agudo tem este livro.
Não sei bem o que falar nos artigos para “A Tribuna de Morro Agudo”. Ficaria muito agradecido se o Sr., prezado Leitor, me dissesse ou sugerisse algum assunto de que gostaria que eu falasse. Meu e-mail é: josetobias@faflor.com.br. Se me fizer este favor, antecipadamente: Muito Obrigado!


*Prof. Dr. José Antonio Tobias

Nenhum comentário:

Postar um comentário