sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ginastica de Circuito: uma das melhores estratégias de emagrecimento e definição muscular


O treinamento em circuito foi idealizado por R. E. Morgan e G. T. Adamson, em 1953, na Inglaterra, pois durante o inverno, impossibilitados de treinar nos campos abertos ao ar livre, os ingleses criaram um método de treinamento que poderia ser realizado em espaços menores e serviria para manter ou desenvolver as capacidades físicas dos atletas.

A professora de Educação Física Angélica Lourençato, da Clínica Espaço Vida explica que no treinamento em circuito a pessoa passa por uma série de exercícios dispostos em estações e executam o exercício proposto, de acordo com o objetivo específico do treinamento,

Ela fala que para quem tem como objetivo específico o emagrecimento ou a definição muscular é indicado utilizar essa estratégia de treinamento por ser um treino de resistência metabólica a perda de gordura e melhora da forma física.

O gasto calórico em uma sessão de treinamento dependendo do metabolismo de cada pessoa, intensidade e os exercícios elaborados por cada profissional pode chegar de 300 a 600 calorias dependendo do esquema de treino.

Alguns princípios básicos que são utilizados nessa metodologia de treinamento:

1) Utilizar mais músculos significa mais gasto de energia

Com esse programa de treinamento utiliza-se exercícios para o corpo todo em cada sessão, uma vez que o custo metabólico de um exercício está diretamente relacionado com a quantidade de músculos trabalhado. Deve-se elaborar o treino com exercícios de agachamento, flexões de braços, remadas etc. que irão trabalhar os músculos dos membros inferiores e superiores, treinando dia sim dia não para permitir uma recuperação adequada. Cada profissional usa a estratégia que achar melhor para seu aluno.

2) Tempo curto

Respeitando a individualidade de cada um realizar mais exercícios em menos tempo. Utilizar 30” a 45” de execução perfeita de cada exercício nas estações ou 15 a 20 repetições conforme a metodologia de cada professor, com um descanso mínimo entre as passagens. O segredo  para a otimização de resultados é treinar a níveis de esforços máximos,  caso contrário os efeitos metabólicos e os resultados não irão ser os melhores.

3) Velocidade de execução de movimento

A velocidade de  execução dos exercícios devem ser de moderado a rápido na fase concêntrica do movimento realizando de forma explosiva sem sacrificar a técnica adequada e na fase excêntrica realizar de forma um pouco mais lenta sem perder a qualidade de movimento e postura. Em números podemos dizer 1” na fase concêntrica por 2” excêntrica.

“A elaboração dos circuitos são infinitas dependendo do repertório de exercícios que o profissional de Educação Física tenha conhecimento e possa ensinar a seus alunos  com um propósito claro sem “inventar” tornará as aulas muito mais motivadoras e sempre com uma novidade a cada aula. Falo isso por experiência própria por ver resultados  e o reconhecimento”, conclui Angélica.
A Clínica Espaço Vida fica na Rua Cap. Francisco Marcolino Junqueira, nº 600  (em frente ao Centro Odontológico) -  fone: 3851-4201 - Morro Agudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário