sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Terapeuta ocupacional fala sobre as semelhanças e diferenças entre as atividades de Yoga e Pilates


A terapeuta ocupacional Mariana Simionato Franchi, da Clínica Espaço Vida, em Morro Agudo fala que a Yoga e o Pilates apesar de não terem como objetivo principal a  perda de peso, as duas técnicas são aliadas do emagrecimento.

Segundo ela, o objetivo principal do yoga e do pilates é sintonizar corpo e mente e que as duas são técnicas bastante diferentes, mas em alguns momentos, possuem objetivos e movimentos parecidos, utilizando a força corporal, o equilíbrio, o alongamento e a respiração controlada.

As diferenças entre o pilates e o yoga é bem simples. O yoga trabalha o corpo como um todo e o pilates cada musculatura específica. Outra diferença é quanto a respiração, que é importante nas duas técnicas, mas com suas particularidades em cada uma delas.

Nas aulas de pilates, os alunos podem utilizar aparelhos específicos para essa técnica e o yoga utiliza o peso corporal na realização das posturas.

Nos dois métodos - embora com algumas diferenças - o importante é que ambos oferecem um excelente trabalho para o desenvolvimento da relação entre corpo, mente e espírito, colaborando para o bem estar e qualidade de vida.

O pilates e o yoga têm diversas semelhanças, além de serem ótimas técnicas para quem busca saúde, bem-estar e um corpo e mente em equilíbrio. Por exemplo, uma pose e um método do yoga, tem características e finalidades parecidas com aquelas desenvolvidas durante as aulas de pilates:

Ásanas: se baseia em exercícios físicos para fortalecer o corpo, aumentar sua agilidade, flexibilidade e consequentemente prevenir dores na coluna vertebral.

Hatha Yoga: visa a concentração, a consciência corporal, autocontrole e a respiração.

O pilates e o yoga, além de trabalhar o corpo de maneira parecida em alguns pontos, também se assemelham nos resultados.

Para emagrecimento, as duas técnicas permitem o gasto calórico de 250 a 350 calorias em uma hora de aula. Embora não seja o objetivo principal nem do yoga e nem do pilates, os dois podem adicionar perda de peso ao “combo de benefícios” farto das técnicas.

A tonificação muscular - mesmo não sendo o enfoque do yoga - a musculatura se mantém rígida e forte com as posturas realizadas com o próprio peso do corpo. No pilates, trabalhar os músculos é também um dos objetivos.

Para concluir, Mariana Simionato fala que para a realização correta tanto dos exercícios do pilates, quanto nas posturas de yoga, é necessário o aluno superar a flexibilidade com o passar do tempo de prática.

A Clínica Espaço Vida fica na Rua Cap. Francisco Marcolino Junqueira, nº 600 (em frente ao Centro Odontológico) - Fone: 3851-4201, em Morro Agudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário