sexta-feira, 20 de março de 2015

Campanha “Não Passe do Limite” alerta sobre perigos de abastecer o veículo de forma errada


A Vigilância Sanitária de Morro Agudo percorreu na quarta-feira (18) todos os postos de combustíveis do município, orientando frentistas e motoristas sobre como pode ser perigoso para a saúde abastecer o tanque do veículo "até a boca".

A ação faz parte da campanha "Não passe do limite", da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Centro Regional de Saúde do Trabalhador (CEREST). O Técnico em Segurança do Trabalho da Vigilância Sanitária, Beto Sbroion, foi o responsável pelas visitas e por passar as orientações.

A campanha alerta sobre os malefícios que o vapor de benzeno, presente nos combustíveis, pode causar à saúde dos frentistas ou de qualquer pessoa que inalá-lo. Quando o tanque é cheio completamente, ocorre a liberação do vapor. Também busca conscientizar os proprietários dos automóveis a solicitar o abastecimento do veiculo até o desarme automático da mangueira de abastecimento.

Em curto prazo, a gasolina e seus vapores podem causar dores de cabeça, tontura, náuseas, vômito, irritação à pele e aos olhos, sonolência e vertigem. Em longo prazo, a exposição provoca danos ao Sistema Nervoso Central, ao sistema sanguíneo e ao fígado. Além disso, pode causar defeitos genéticos, câncer e prejuízos à saúde da pessoa que inalar os vapores.

*Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Morro Agudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário