sexta-feira, 13 de março de 2015

O fantasma dos cheques fraudados


Saiba como se prevenir de golpes com quatro dicas simples

De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela MultiCrédito, empresa detentora do serviço TeleCheque, estima-se que ao menos 7,5% do total de cheques devolvidos anualmente têm como causa a fraude.

Os golpes com cheque podem acontecer de diversas formas: as folhas podem ser adulteradas ou clonadas; os talões podem ser roubados de instituições financeiras ou do próprio emitente e há, ainda, a possibilidade do próprio fraudador confeccionar talões falsificados. Para evitar a dor de cabeça e os prejuízos decorrentes do recebimento de um cheque sem fundos, há uma série de medidas simples que os lojistas podem adotar:

 1.    Analise o comportamento do fraudador: de maneira geral, os fraudadores apresentam uma série de atitudes características – normalmente aparecem ao local de compra munidos de acessórios como notebooks e celulares de última geração, roupas de grife, entre outros, para causar impacto e intimidar os vendedores ou caixas; são bastante articulados e hábeis para se relacionar com pessoas e costumam dar explicações desnecessárias sobre o motivo das compras que estão realizando no estabelecimento.  Além disso, podem permanecer por longos períodos no estabelecimento, até que as filas estejam longas e os atendentes bastante atarefados. Por vezes, os fraudadores podem aparecer acompanhados dos cônjuges, filhos ou idosos para não levantar suspeitas

2.    Analise o perfil da compra: os fraudadores costumam pagar suas compras e as de terceiros sem se importarem com valores altos; costumam também ter pressa excessiva na liberação do crédito e na retirada da mercadoria. Os produtos mais cotados por fraudadores são os de fácil revenda, adquiridos por eles em grandes quantidades. É importante que os lojistas estejam atentos quando, na falta do que foi solicitado, o consumidor altere rapidamente o pedido para outro tipo de item, e nos casos em que, quando se tratar de um artigo que o estabelecimento faça a entrega e/ou montagem (como móveis ou eletrodomésticos de grande porte) o cliente fizer questão de levar pessoalmente. Desconfie também quando o consumidor fizer várias compras no mesmo dia ou em um curto espaço de tempo;

3.    Identifique o consumidor: antes de direcionar o cliente ao caixa, tenha o hábito de perguntar a ele sobre a modalidade de pagamento. Caso seja em cheque, explique ao consumidor a necessidade de apresentação de documento original de identificação, que pode ser RG, Carteira de Habilitação ou Cédula de Identidade expedida pelos Ministérios do Exército, Marinha ou aeronáutica;

4.    Verifique o cheque: ao receber o cheque e com o documento do consumidor, verifique se as assinaturas são compatíveis e confira o valor numérico por extenso. Não aceite cheques rasurados, provisórios, de terceiros, sem documentação, previamente assinados ou com valor superior ao da compra. Não hesite, no caso de dúvidas, em solicitar o cartão do banco do cliente para confirmação dos dados.

 É importante sempre deixar claro para o consumidor que tais procedimentos têm por objetivo resguardar pessoas honestas como ele, evitando a movimentação de cheques fraudados. Por isso é importante que, ao fazer as verificações, os lojistas sejam bastante discretos, com o intuito de evitar constrangimento e comprometer a movimentação do estabelecimento.

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