sexta-feira, 13 de março de 2015

Secretaria Municipal de Saúde mobiliza equipe para a Campanha de Vacinação contra HP


A Prefeitura de Morro Agudo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizando uma equipe para reforçar as atuais ações de prevenção para a Campanha de Vacinação contra o HPV.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica Maria José Ferreira, responsável pelas campanhas de imunização no Município, divulgou a nova faixa etária para a vacinação das meninas, que nesse ano será de 9, 10 e 11 anos.

As meninas com idade de 11, 12 e 13 anos, que iniciaram o esquema de 3 doses da vacina e não tomaram a segunda dose, deverão procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para serem imunizadas.

A infecção por HPV pode evoluir para uma lesão precursora de câncer e se não tratadas, em alguns anos as lesões evoluem para câncer de colo de útero, cujos sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.

A vacina HPV já foi introduzida em mais de 51 países como estratégia de saúde pública e é do tipo quadrivalente, ou seja, possui em sua formulação uma combinação de 4 tipos de HPV, o que previne a infecção e, consequentemente, os casos de câncer de colo de útero causados pelos tipos 16 e 18 e as verrugas genitais pelos tipos 6 e 11.

Fique atenta para os locais de vacinação: Centro de Saúde, UBS Celso Ibonan Roselino, UBS Mariano Volpon e UBS Nilson de Paula Carvalho.

O horário de funcionamento é das 08h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira e deve apresentar o cartão de vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário