sexta-feira, 27 de março de 2015

Prefeitura de Morro Agudo promove arrastões contra a Dengue


A Prefeitura de Morro Agudo iniciou esta semana mais uma grande ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre Chikungunya.

Para combater o mosquito da dengue, a Vigilância Epidemiológica está promovendo uma série de arrastões que tiveram início ontem,  dia 26 e prossegue hoje, dia 27, bairro Antônio José Abrahão e se estenderá no sábado, dia 28, Jardim dos Silveiras, das 07h00 às 17h00.

O secretário de Saúde Sebastião Cognetti informa que os arrastões deverão continuar igualmente nos demais bairros de Morro Agudo, em datas a serem definidas. “Na contramão de cidades como Bebedouro, Luiz Antônio, Santa Rita do Passa Quatro e Viradouro, que juntas apresentam quase 1.500 casos confirmados de dengue, Morro Agudo tem apenas 08 casos confirmados e 04 suspeitas aguardando os resultados dos exames.

A pequena quantidade de casos confirmados de dengue na Cidade é um reflexo do bom trabalho realizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica e também da colaboração dos cidadãos.

Porém, o Secretário de Saúde alerta que mesmo assim, todos têm de continuar atentos, porque se se descuidar, os casos de dengue podem aumentar rapidamente.

Outra determinação do Secretário foi a solicitação para que a Vigilância Sanitária fiscalize e notifique os proprietários de terrenos baldios para que façam a limpeza dos mesmos, evitando mais um potencial criadouro do mosquito.

Uma grande equipe formada por profissionais da Vigilância Epidemiológica, com apoio de servidores de outras secretarias, estará nos Bairros visitando as residências e recolhendo de terrenos baldios todos os possíveis criadouros de dengue.

A população também será orientada sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito, mantendo a caixa d’água fechada, tampando tonéis e barris d’água, tirando os pratos das plantas, colocando o lixo em sacos plásticos e mantendo a lixeira bem fechada, uma vez que a única maneira eficiente de evitar a proliferação do mosquito é evitando o acúmulo de água em todos locais da residência. Vale lembrar que, segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos do Aedes Aegypti se encontram nas residências.

Nas cidades de Catanduva e Bebedouro, já foram registradas mortes por dengue hemorrágica nesse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário