sexta-feira, 6 de março de 2015

Perspectivas para o comércio varejista em 2015


*Lilian Rodrigues da Silva e Viviane de Carvalho Lima

 

O ano mal começou e uma série de medidas já vem sendo tomadas pelo governo brasileiro, com impactos diretos na economia e cujos efeitos são sentidos pela indústria e comércio, pelo agronegócio e por toda a população brasileira.

Aumento de tributos, inchaço nas contas decorrentes de serviços públicos com preços regulados como energia, água, transporte e combustível, além do acréscimo dos juros, são variáveis que refletem diretamente no preço dos produtos vendidos ao consumidor final. Somados ao pacote de mudanças anunciados e já postos em prática, o Brasil também passa por uma crise ambiental, hídrica e energética, o que torna ainda mais sensível o cenário econômico brasileiro.

Nesse panorama, entre o governo, que pretende colocar a casa em ordem através do aumento de tributos, e o consumidor, que deverá arcar com todo o custo, encontra-se o setor varejista. Ele já estampa a alta de preços em seus produtos, também na tentativa de ultrapassar uma corda bamba que será este ano de 2015, na busca da superação de todos os desafios que a cada dia se apresentam.

Com efeito, no que se refere ao varejo, este ano promete ser bastante dramático. A própria Confederação Nacional de Comércio, Bens e Serviços (CNC) já reviu sua estimativa de projeção de vendas no seguimento varejista para o ano corrente, diminuindo-a expressivamente.

O fato é que em um cenário de forte recessão que assola a economia atual, com o consumidor cada vez mais ressabiado e cauteloso na hora de gastar, é provável que haja uma considerável queda na demanda em razão da retração do PIB, ao mesmo tempo em que se estima um aumento do custo operacional decorrente da expansão da inflação.

Com tal panorama, a expectativa é que seja adotado um conjunto de medidas sistêmicas tendentes a minimizar os efeitos do aumento dos preços, com a recuperação da estabilidade econômica e que ultrapassa todos os setores da sociedade, ou seja, governo, empresas, bancos e consumidor.

Por mais que, em curto prazo, as perspectivas sejam nebulosas e conturbadas, com possibilidade de redução de faturamento, o setor varejista não deve deixar o pessimismo dar o tom da situação. É necessário não perder de vista o fato de que mesmo as projeções mais pessimistas preveem que o varejo continuará a crescer, ainda que em proporção claramente menor do que o esperado anteriormente.

Para fazer parte dessa fatia do varejo que continuará em expansão é necessário que o varejista se reinvente, com a utilização de métodos criativos para reduzir o custo e com a constante busca de alternativas para se destacar em meio à concorrência. Nesse delicado contexto, armar-se de bons planejamentos financeiro, societário e tributário, bem como de eficazes técnicas publicitárias e de logística podem ser essenciais para sobreviver à crise. E, quem sabe, até crescer com ela.

* Lilian Rodrigues da Silva é advogada tributarista, com atuação voltada ao seguimento varejista do Escritório A. Augusto Grellert Advogados Associados

** Viviane de Carvalho Lima é advogada tributarista, líder do Task Force de Varejo do Escritório A. Augusto Grellert Advogados Associados

***Ex-Libris Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário